Análise | Rayman Legends: Definitive Edition

Um dos mascotes mais queridos do gênero de plataforma está de volta, dessa vez no novo console da Nintendo. Rayman Legends: Definitive Edition é o primeiro jogo de Rayman no Nintendo Switch e traz o mascote da Ubisoft em sua melhor forma.

Se você jogou as versões anteriores de Rayman Legends, as novidades serão poucas. Afinal, estamos falando de um título com quatro anos de idade. Porém, se estava com saudades, ter uma versão portátil da obra pode acabar sendo interessante.

Já para quem não teve a oportunidade de se divertir com ele até hoje, é aposta certa. Após os acontecimentos de Rayman Origins, nosso protagonista foi tirar um cochilo, daqueles de ursos quando hibernam, sabe? Porém, enquanto isso, monstros diversos causaram estragos no planeta. Agora, Rayman e seus amigos terão que resolver todo esse problema e ainda salvar as criaturinhas azuis conhecidas como Teensies, para poder salvar o mundo (ou, ao menos, deixar tudo como era). Além de Rayman, você pode explorar o game na pele de Globox, King Teensy e, pela primeira vez na franquia, a Viking Barbara. Cada um deles tem suas peculiaridades e é bem divertido controlar qualquer um deles.

RL:DE é simplesmente divertido, onde você terá muitas (eu falei muitas) fases para desbloquear, na medida em que salva mais Teensies. Com eles, você também poderá liberar diversos outros personagens – na verdade, variações repletas de referências dos quatro principais. Tem de Rayman Assassino (de Assassin’s Creed) até um com o chapéu do Mario, por exemplo:

“It’s a ME, MARI… err… Rayman!”

No começo, tudo é bem simples: correr, pular e bater em inimigos até chegar ao final das fases, desde que você lembre de salvar os pequenos amigos azuis escondidos pelos estágios, claro. Ao progredir, você perceberá uma evolução neles, com armadilhas, inimigos diferenciados, chefões e mecânicas totalmente diferentes às vistas anteriormente.

Um exemplo seria a fase do deserto, onde você está em uma área com diversas embarcações velhas, perdidas em meio às quentes areias, que começam a afundar na areia movediça. Cabe a você prestar atenção aos movimentos das paredes de madeira e, assim, entender para onde ir ou até mesmo antecipar-se – caso queira coletar todos os Teensies. Já em outro momento, uma nova fase mais lembrou um game de tiro. Eis um poder inesperado! Mal sabia que os personagens tinham e que foi uma ótima surpresa.

De quebra, Rayman Legends: Definitive Edition é um belíssimo jogo. As animações são fluidas, os desenhos são caprichados e os personagens são cativantes, algo que já é marca registrada da franquia. Podemos dizer o mesmo de todas as fases, pois formam o contraste ideal com os personagens, como também com a música do game. Essa, por sua vez, nos transporta para algo semelhante a um desenho animado, principalmente quanto fazemos a união dela com sons ambientes e todos os detalhes gráficos previamente citados, pouco importando se você está utilizando seu Switch no dock ou em mãos – particularmente, preferi jogá-lo em mãos, quando estava sozinho.

Vou aproveitar desse último detalhe para falar do multiplayer. Afinal, é possível jogar com até outros três amigos (só pude testar com mais uma pessoa até o fechamento dessa análise) e cada um pode escolher qualquer um dos personagens já desbloqueados. Contudo, faz-se necessário prestar bastante atenção onde o seu está, pois não há tela dividida. Se alguém não der essa devida atenção a tamanho detalhe, as coisas podem ficar caóticas e um ou mais jogadores podem rapidamente sofrer as consequências. Outra coisa que seria incrível seria poder jogar online com outras pessoas, mas esse é um problema que não dá para dizer ao certo se é culpa da Ubisoft, da Big N ou de ambas.

Ainda sobre o multiplayer, vale também avisar que é um pouco mais complicado jogar sozinho. Como temos diversos estágios bastante dinâmicos, Murfy, o ajudante mágico de nosso protagonista, também é controlado por você. É sempre bem mais simples jogar com outra pessoa e é bom ter isso em mente. Talvez, seja até um bom incentivo para jogar com mais alguém.

Rayman Legends: Definitive Edition agora está disponível para o Nintendo Switch e é uma ótima opção de plataforma para jogar só ou com amigos.

Author: Jeancarlos Mota

Community Manager e geek multi-classe que acredita que o "ismo" é perda de tempo. Afinal, bom mesmo é jogar games, pouco importa a plataforma!

Share This Post On