BGS 2017 | Primeiras Impressões: Adalbert and the Totally Safe Castle

Enquanto a equipe explorava o setor indie da Brasil Game Show 2017, tive a oportunidade de jogar a demo de Adalbert and the Totally Safe Castle, um dos projetos que foram trazidos pela startup Game Nacional, que apoia desenvolvedores independentes brasileiros. Dediquei algum tempo para conseguir terminar a versão do game, disponível para o evento, a fim de fazer essa pequena prévia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A proposta do game é trazer uma experiência com visual inspirado por games clássicos, mas com uma abordagem cômica para convidar seu público a uma aventura “não tão segura assim”. Trata-se de um plataforma desenvolvido em Construct, onde o jogador deve controlar Adalbert, “o herói tapado”, em um grande castelo e atravessar uma série de obstáculos aparentemente inofensivos.

Entre os elementos apresentados na tela, pude notar luzes de natal, balões e tangerinas ambulantes, nada assustador que sirva para chamar a atenção do jogador inicialmente. Entretanto, quando encostei nessas belas luzes ou tentei pular sobre os soldados tangerina, vi que não poderia seguir a diante de uma forma tão despreocupada pois uma lápide marcava o local onde esses obstáculos haviam me matado.

A cada vacilo uma nova lápide construía um caminho mais seguro e fácil para que Adalbert pudesse seguir em frente. Os balões do cenário serviam para impulsionar o herói para cima, de forma a facilitar ou dificultar o progresso dependendo da direção tomada. Por vezes, me vi preso em armadilhas trolls construídas para exercitar a paciência do usuário.

Mesmo os locais com dificuldade menor podiam pregar uma peça nos jogadores, depois de terem suas paciências enfraquecidas pelas repetidas derrotas, por isso, essa demo conseguiu me manter engajado até sua conclusão. Para muitos fãs de clássicos que inspiraram esse projeto, vencer esse tipo de desafio é uma questão de honra e esse game consegue atrair esse tipo de jogador. Torço para que o projeto consiga atingir seu público alvo a fim de representar a cena de desenvolvimento de jogos brasileiros.

 

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On