Mesmo que os ataques aos serviços online da PSN e Xbox Live tenham cessado depois do feriado do Natal do fim do ano passado, não temos como prever se haverá outra ameaça às redes de entretenimento por meio destas plataformas. E essa questão é algo que preocupa não só os jogadores ao redor do mundo, mas principalmente às grandes empresas de games que fornecem estes serviços.
Durante uma entrevista para o Game Informer, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, falou sobre o as ações tomadas pela sua empresa diante dessa questão e dos contatos que teve com outras grandes corporações do ramo, como a Nintendo e a Sony.
Nosso compromisso com os clientes do Xbox One, é fazer com que o nosso serviço seja robusto e confiável. Eu não acho que seja bom quando PSN tem uma queda. Isso não me ajuda. Tudo que faz é trazer medo e desconfiança a qualquer gamer por aí, então eu enxergo essa união como a nossa oportunidade coletiva para compartilhar o que pudermos sobre o que estamos aprendendo e como as coisas estão crescendo. Essas conversas acontecem, o que eu acho que é ótimo.
Durante o ataque acorrido no natal, tivemos informações de que o mesmo cessou após negociação realizada entre o grupo de hackers responsável pelo ataque e Kim Dotcom, fundador do MegaUpload, que escreveu um tweet em que oferecia 300 vouchers premium em sua nova página (Mega) pelo fim dos ataques. Isso pode ter “resolvido” o problema temporariamente, mas não se trata de uma estratégia muito inteligente, pois pode estimular outros grupos a atuar da mesma forma a fim de conseguir benefícios por esses meios ilícitos. Esperamos que o trabalho conjunto das gigantes da indústria dos games sirva para evitar futuros transtornos.