Conheça a mãe de Solid e Liquid Snake

Artigos PC Playstation 3 Playstation 4 Xbox 360 Xbox One

Resolvi trazer a história de umas das principais mães dos games para o post de hoje. Para quem não conhece ou nunca jogou os games da série Metal Gear Solid, fiquem avisados que esse texto contém spoilers. Se você já conhece, veja se sabia de todos os fatos que citarei a seguir. Espero que gostem e feliz dia das mães.

Eva

Eva, personagem de Metal Gear Solid 3, nasceu em 1963 na cidade de Idaho, Meridian, criada logo na sua infãncia para ser uma espiã em uma das ambições do grupo “The Philosophers“.  Ela foi enviada para Tselinoyarsk com o objetivo de espiar Nikolai Sokolov para coletar informações sobre seu projeto Shagohod, um lançador de míssil nuclear balístico móvel. Porém, ambos são capturados pelo grupo de inteligência militar russo GRU (Glavnoye Razvedyvatel’noye Upravleniye) e se tornam prisioneiros do Coronel Volgin que também atua como comandante de operações estratégicas da União Soviética. Sokolov é obrigado a continuar com o andamento do projeto Shagohod, para que a arma fique em posse das forças GRU, já Tatyana (codinome usado por EVA) conseguiu fingir-se de amante do Coronel Vogin, supondo que o serviria, ganhando acesso a base militar soviética de Groznyj Grad.

Groznyj Grad

Durante a operação Snake Eater, Eva acaba conhecendo Naked Snake como uma suposta espiã da KGB, e com as possibilidades de sua posição, conseguiu fornecer dados importantes para Snake sobre a base e também o Shagohod. Assim ambos seguem suas respectivas missões em parceria. Mesmo que a principio Snake ficara hesitante, no desenrolar do envolvimento deles acaba rolando uma atração mutua, e uma relação romântica ocorre. Em uma das cenas mais marcantes do game Metal Gear Solid 3: Snake Eater, quando Naked Snake é capturado e torturado por Volgin, em um momento onde Tatyana, The Boss e Ocelot também estão na câmara acompanhando o protagonista levar uma surra, o Coronel solicita a Boss (mestra de Naked Snake) que arranca-se o olho de seu pupilo. É aí então que Eva se deixa levar pelos sentimentos e acaba dando indícios de ser uma espiã que agia em conjunto com Naked Snake. Ocelot insinua que Tatyana na verdade é uma agente dupla, e então inicia uma brincadeira sádica, uma roleta russa mais alegórica, com malabares de revólveres. Naked Snake, quando percebe que a arma iria disparar, consegue se mover para evitar a morte de Eva, mas acaba perdendo seu olho direito com o tiro.

Ao final de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, após uma noite com Naked Snake, na manhã seguinte Eva some deixando uma fita que revelava os segredos de suas missões. Uma delas era assassiná-lo mas ela se recusa, assim como havia prometido para a Boss, mas foge com dados de inteligência sobre um poderio bélico da China e um pedaço da Philosopher’s Legacy (uma enorme quantia em dinheiro coletada durante a Segunda Guerra Mundial pelas três grandes potências, EUA, China e União Soviética) as outras partes ficaram com Ocelot e a CIA. Após os créditos do jogo, é revelado que Eva havia desaparecido em Hanoi durante a guerra do Vietnã em 1968.

Posteriormente, em 1971 Big Boss (Naked Snake) consegue encontrá-la e assim a resgata. Com isso eles se reconciliam novamente e ela é convidada para se tornar um dos membros dos “Patriots” (La-li-lu-le-lo e Cipher) , grupo com ideais visionados pelo lendário soldado Big Boss de unificar o mundo, que controlou os Estados Unidos na década de 90.

Política, o exército, a economia eles controlam tudo. Eles até escolhem quem vai virar presidente. Resumindo, Os Patriotas governam esse país.

Um projeto iniciado em 1970 pelo governo dos Estados Unidos, chamado de Les Enfants Terribles (As Crianças Terríveis), tinha como objetivo a produção de clones do renomado soldado Big Boss. Patrocinado por Zero, um dos principais membros dos Patriots, e executado com ajuda de Dr. Clark. Em 1972 Eva se voluntaria para ser “barriga de aluguel” do projeto. Foram implantados oito embriões artificiais com o DNA do Big Boss. Seis deles foram planejados para serem abortados e assim fortalecer ainda mais o crescimento dos dois restantes. E Eva da a luz então para os gêmeos Solid Snake e Liquid Snake.

Twin Snakes

Big Boss era contra o projeto e desaprovou as ações tomadas por Zero. Eva também se opôs a ele, vendo os clones como seus próprios filhos. Com isso, Boss acaba se desligando dos Patriots, para formar seu próprio grupo militar privado. Após a criação dos Militares Sem Fronteiras (Militaires Sans Frontières) em 1974, ele mantém contato com Eva através de fitas cassete.

Após a “morte” de Big Boss, nos eventos de Outer Heaven e Zanzibar, o ato de Zero aplicar uma nanotecnologia  para ocasionar um coma induzido em Big Boss, causou reviravoltas no grupo, Eva e Ocelot se unem contra outros membros dos Patriots. Eles contratam Naomi Hunter e Gray Fox para matar Dr. Clark em 2005.  Durante os eventos de Metal Gear Solid em Shadow Moses Island, Ocelot consegue matar Donald Anderson, um dos fundadores dos Patriots conhecido como Signit. Zero era o único restante para matarem, mas ele conseguiu fugir e permanecer escondido.

Zero

Depois do incidente na Big Shell envolvendo Solidus Snake de Metal Gear Solid 2, Eva segue para a Europa Oriental e forma um grupo “anti-patriots” chamado Paradise Lost Army (uma referência para o poema de John Milton chamado Paradise Lost),  com orfãos de guerras como as de Zanzibar e Outer Heaven. Ela se torna a líder, passando a chamar-se Big Mama, com o objetivo de parar as inteligências artificiais projetadas por Zero para o controle dos Patriots e também acabar com a gerra de economia, que criavam esquemas lucrativos através de guerras.

Big Mama

Quando ela se encontra com Solid Skane em Metal gear Solid 4, após ele seguir um dos membros do seu mais novo grupo, ela o conta a respeito da criação dos Patriots e também revela o corpo do Big Boss que estava mantendo vivo por nanomachines, apenas inconsciente. Ela tentava reparar os danos feito ao corpo original, com pedaços dos corpos de Solidus e Liquid. E somente com a destruição das Inteligências artificiais de Zero, Big Boss poderia ser revivido.

https://www.youtube.com/watch?v=QGhAitytS8o

Durante essa reunião ambos são descobertos por um bot, uma espécie de arma desarmada chamada “Dwarf Gekko” que seguiu Solid Snake. Big Mama pega sua moto e tenta fugir com o seu suposto filho, os membros do seu grupo ajudam na fuga levando também o corpo do Big Boss em uma van. Durante a intensa perseguição que se inicia, Snake a protege, porém eles acabam sofrendo um acidente, levando Eva a cair da moto e ser empalada por uma saliência de estrutura, assim como havia ocorrido a 50 anos atrás (Metal Gear Solid 3). Snake a leva para um lugar seguro, mas é forçado a entrar em um combate. Ele retorna para ajudar Big Mama, mas acaba se encontrando com Liquid Ocelot (o vilão de Metal Gear Solid 4) que o derrota com técnicas de CQC (Closed Quarters Combat). Depois de não precisar mais do corpo do Big Boss, Liquid Ocelot o joga em uma das chamas causadas pela batalha que ocorreu a pouco. Eva, com a intenção de salvar os restos mortais de Big Boss se atira nas chamas. Liquid Ocelot ainda tenta a matar com um tiro, mas Snake a salva e acaba queimando metade do seu rosto. Snake carrega sua mãe nos braços até ela morrer.

Eva, é uma das diversas mães que existem nos games. Lembram de mais alguma outra marcante? Conte para nós!

Fã de games desde a época em que eles eram incompreendidos. Me explodo em alegria quando vejo antigos preconceituosos de games atualmente degustando, elogiando e se encantando com esse universo fantástico. Classic trained real gamer, ou, aquela pedra no seu sapato do modo VS.