Iron Maiden homenageia os videogames em novo clipe, assista

Notícias

O Iron Maiden é uma das bandas da Velha Guarda do heavy metal que melhor conseguiu se manter em boa forma ao longo de uma extensa carreira. Com 40 anos de existência, o grupo britânico lançará em breve seu novo trabalho, o álbum duplo The Book of Souls, e uma boa surpresa provinda deste processo chegou às redes hoje.

Speed of Light é o primeiro single do disco liberado pela Donzela de Ferro aos fãs. Uma canção aos moldes do clássico metal pesado que construiu a carreira da banda, a faixa deve agradar com seus riffs enérgicos e os vocais do lendário Bruce Dickinson, que nem parece que passou pelo tratamento de um câncer na boca. Entretanto, o clipe da música é um show à parte, especialmente para jogadores de videogames.

No novo vídeo, a banda decidiu prestar uma homenagem aos jogos eletrônicos. Eddie transita por diferentes fases recheadas de referências à carreira do Maiden. O game começa com uma versão do arcade Donkey Kong, em que o zumbi 8-bit salva sua princesa de um brutamontes. É feita uma citação à arte do single de Bring Your Daughter… To the Slaughter, faixa do disco No Prayer for the Dying, ao final da cena.

Iron Maiden corpo

Em seguida, Eddie adentra um mundo futurista – à moda do trabalho visual do clássico álbum Somewhere in Time – em um shoot ‘em up de progressão lateral, como Metal Slug ou Contra III. Outras sutilezas despontam, como o pôster da cerveja da banda, Trooper, nas paredes do level.

O maior charme, talvez, seja o duelo entre Eddie e o Diabo – The Beast – em um estilo que remete claramente a Mortal Kombat, com direito a um Fatality e tudo o mais. Esta seção lembra a capa do single de Run to the Hills, do consagrado The Number of the Beast.

Iron Maiden corpo

A última fase da aventura de Eddie é um first-person shooter e é inspirada na arte do próximo lançamento da banda, baseada na civilização Maia. Ao fim, o mascote sacrifica os corações que obteve ao longo da jornada para completar o game.

O clipe acaba sendo esclarecedor e mostra os diferentes períodos do Iron Maiden ao longo do tempo, no mesmo sentido, aponta o desenvolvimento do videogame durante este intervalo – lembramos, inclusive, que a banda lançou em 1999 o jogo Ed Hunter. Torço muito para que o martírio de Eddie não indique o fim da banda porque, pelo jeito, a Donzela de Ferro ainda tem muito a oferecer aos apreciadores de sua música. O refrão, todavia, é um pouco apocalíptico:

Sombras e as estrelas
Nós não regressaremos
A humanidade não poderá nos salvar
Na velocidade da luz

The Book of Souls será lançado mundialmente no dia 4 de setembro.

Brasileiro de estatura mediana, gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer. Compositor, guitarrista e pesquisador de trilha musical de videogames, meti-me a falar de jogos e pretendo continuar nesta toada por um tempo.