“Problema de cache” ataca o Steam

Notícias PC

UPDATE:

O Steam já voltou ao normal. Segundo a página do SteamDB, o que ocorreu foi “um erro de configuração em uma das camadas de cache” do sistema. Um moderador de comunidade não ligado à empresa também afirma que não houve ataques de hackers ou coisa parecida. Contudo, a Valve ainda não fez nenhum pronunciamento sobre o ocorrido.

Texto original segue abaixo:

Se você, como eu, está estranhando o comportamento do Steam agora mesmo, seja bem vindo. Provavelmente, você é uma testemunha ocular de um problema de segurança na plataforma da Valve.

O problema engloba desde o não reconhecimento da sua conta pela página principal do serviço (comigo, por exemplo, aconteceu isso, inclusive com a exibição de conteúdo em línguas como alemão e espanhol) até o acesso indevido às bibliotecas de outras pessoas, conforme pessoas relataram ao site Game Informer. Há pouco, a Loja Steam foi retirada do ar.

Os temores são de que as ameaças feitas pelo grupo hacker Lizard Squad de desferir ataques contra a PlayStation Network e a Xbox Live tenham atingido também o serviço da Valve. Em seu perfil no Twitter, a organização retuitou a publicação de um usuário (aparentemente, um membro do grupo), que diz “vocês, meninos do ‘PC master race’, precisam ser um pouco menos selvagens contra os consoles”, diz.

Por enquanto, a Valve ainda não se pronunciou oficialmente. O perfil do Twitter SteamDB acusa “problemas de cache” e não um problema de segurança, e recomenda que toda e qualquer página da Loja Steam seja evitada. Aguardamos notícias por parte da empresa e, quando tivermos mais informações, atualizaremos esta matéria. Ao mesmo tempo, recomendamos que não acesse o sistema, especialmente se você possui um cartão de crédito ou uma conta do Paypal vinculada. O SteamDB também aconselha a não desvincular o Paypal pelo Steam no momento, apenas pela página do serviço financeiro.

Um simples desenvolvedor com textura realista que quer desligar a PhysX e sonha a 120 frames por segundo. Pena que a memória é baixa.