Tudo sobre o Intel Extreme Masters Katowice 2016

Esports Notícias

O Intel Extreme Masters, mais conhecido como IEM, é um dos circuitos de esportes eletrônicos mais relevantes atualmente. O evento já alcançou sua décima temporada, que começou em 2015 em Shenzhen, na China. Os jogos disputados mudam em cada etapa do circuito, mas quase sempre Counter Strike: Global Ofensive League of Legends marcam presença. Na última delas, entre 4 e 6 de março em Katowice, na Polônia, Starcraft II: Legacy of the Void também se juntará à lista dos campeonatos.

Uma boa surpresa aconteceu este ano nas classificatórias para a disputa de CS:GO. O time brasileiro da Games Academy, que foi comprado recentemente e agora joga com o nome de Tempo Storm, foi o campeão da disputa e irá compor a lineup do Grupo B. Ao mesmo tempo, a Luminosity Gaming, que comprou o antigo time da Keyd Stars no fim de julho de 2015, também irá disputar o torneio, porém no Grupo A. É a primeira vez que duas equipes brasileiras conseguem uma vaga para disputar um mesmo Major do jogo.CS

A Luminosity está no mesmo grupo dos campeões do IEM Taipei 2016, The MongolZ, e dos vencedores da classificatória europeia, mousesports. Já a Tempo Storm pega o campeão da outra classificatória europeia, E-Frag, também na fase de grupos. Essa fase será no formato de pontos corridos em partida única, e os primeiros colocados de cada grupo vão direto para as semifinais, enquanto os segundos e terceiros colocados disputarão as quartas de final. As partidas serão melhor de 3 nos playoffs e melhor de 5 na grande final.

A disputa de League of Legends, apesar de não contar com times brasileiros, também promete ser interessante. A bicampeã mundial SKT Telecom T1 jogará a fase de grupos contra o time chinês Qiao Gu, o europeu Fnatic e o norte-americano CLG. Já no Grupo A, disputam a revelação do mundial de 2015 Origen, o já famoso Team SoloMid e os times asiáticos ESC Ever e Royal Never Give Up.

LOL

Cada grupo funcionará no sistema de eliminação dupla, e as duas equipes com mais vitórias chegarão à semifinal. Da mesma forma que o torneio de CS:GO, a fase de grupos será disputada em melhor de 1, os playoffs em melhor de 3 e grande final em mTEelhor de 5.

A transmissão do IEM Katowice será confirmada mais a frente, mas ela acontece tradicionalmente na Twitch através dos canais oficiais do IEM ou da ESL.

Colunista da ESPN Esports Brasil e redator freelancer. Já escreveu em sites gringos como Kill Screen, Zeal, The Indie Game Magazine e Versions, além de ter gerenciado seu próprio site no Brasil. Atualmente busca explorar os Esports de todas as formas possíveis.