O que esperar da Blizzcon 2016?

Artigos Notícias PC Playstation 4 Xbox One

Estamos a apenas dois dias de mais uma Blizzcon, evento anual da Blizzard onde costumam aparecer os grandes anúncios dos jogos da desenvolvedora. Embora este ano não esteja tão movimentado quanto nos anteriores, é possível (provável, aliás) que tenhamos mais uma grande revelação durante os dias 4 e 5 de novembro.

A CAVALARIA AUMENTA

Obviamente, a primeira grande expectativa (mas não a maior, como falarei em breve) está na Sombra, mais uma heroína prestes a ingressar em Overwatch. Embora nada esteja 100% confirmado, desde um bom tempo atrás a personagem tem sido alvo de especulações e investigação por parte dos jogadores – antes mesmo da chegada da Ana, por sinal. Na verdade, os boatos achavam que Sombra e Ana eram a mesma pessoa na época, fato não confirmado quando a suporte-sniper foi disponibilizada, porém novidades e rumores sobre a Sombra continuavam a aparecer.

Sombra

O estúdio, nem um pouco bobo, continuou a alimentar essas investigações, com direito a um ARG (alternate reality game, ou jogo de realidade alternativa) para a moça, até que ontem – finalmente – a cartada final foi jogada pelo Twitter. No entanto, é bom não apostar todas as suas fichas: a Blizzard gosta de dar uma de espertinha às vezes.

Porém, há boatos de que outros heróis possam ser exibidos durante o evento, inclusive com a chegada de um pacote especial ou DLC com outros combatentes além da Sombra. Existe até o nome de outro personagem cotado para estar presente dessa forma: Athena. A voz responsável por anunciar objetivos e eventos nas partidas é também a inteligência artificial ajudante de Winston é já foi “vista” no mapa de Gibraltar e no curta Recall, protagonizado pelo gorila. A possibilidade parece estranha, mas é real.

[youtube=”https://www.youtube.com/watch?v=QL6zfzYtdR8″]

O NEXUS CHAMA

Outro jogo cuja gama de personagens deve subir na Blizzcon é Heroes of the Storm. Assim como ocorreu em 2015, novas opções de combatentes devem aparecer. O problema é quem. Diversos heróis do universo da Blizzard já foram localizados nos datamines da vida, então fica difícil realmente saber quais os próximos a ingressar no Nexus. Nomes como Maltael (Diablo), Reaper e D.Va (Overwatch) apareceram algumas vezes nessas pesquisas, inclusive com interações com outros personagens.

Entretanto, é importante chamar a atenção para um nome em especial: Axolotl. Não, ele não apareceu em nenhum game da empresa, mas esse usuário do 4Chan acertou praticamente todos os novos heróis do jogo. Para dar uma ideia, ele acertou Auriel, Samuro, Zarya, Gul’dan, Medivh, Crona, Lunara e até o modo de jogar com dois jogadores do Cho’gall. Portanto, acho que dá pra confiar nele.

Segundo Axolotl, o lutador a seguir é Maltael e, inclusive, suas habilidades também foram faladas. Se isso será concretizado, ninguém sabe, contudo o timing condiz com a revelação. Maltael é um dos chars mais pedidos de Diablo, e a franquia está em festa pela chegada dos seus 20 anos.

malthael_axolotl

Outros personagens na lista de Axolotl são Rokhan e Garrosh (ambos de Warcraft), McCree (Overwatch), Blackthorne (Blackthorne), Overmind (Starcraft) e… Superman! Esse último pode parecer estranho, mas os mais antigos devem lembrar do game de Super Nintendo chamado Death and Return of Superman e ganha um doce quem adivinhar o estúdio responsável por ele. Vale lembrar que a desenvolvedora já resgatou nomes clássicos do seu repertório para inserir no Nexus, como Os Vikings Perdidos, e adicionar Blackthorne faz parte dessa filosofia. Superman seria “apenas” uma apimentada a mais nessa história.

É cogitado também mais um modo de jogo, assim como a Contenda. Ela foi apresentada também na Blizzcon do ano passado e apenas no mês passado foi incluída no jogo, então alguns rumores apontam para uma repetição disso. Por outro lado, muita gente acredita em mapas de Diablo ou até mesmo de Warcraft, pois boatos de algum tempo atrás diziam que Heroes of the Storm receberia eventos (e mapas respectivos) das três principais franquias, sendo que Diablo (com Conflito Eterno) e Starcraft (com Máquinas de Guerra) já receberam esses eventos específicos.

Máquinas de Guerra

No entanto, o designer de mapas do jogo John DeShazer disse recentemente em um podcast que os campos de batalha demorar cerca de nove meses para serem feitos. Como os mapas de Máquinas de Guerra foram lançados há pouco tempo, as chances de termos novidades nesse ramo não são grandes.

CARTAS EM GERINGONTZAN

Gadgetzan talvez seja a dedução mais fácil para a próxima bomba de Hearthstone a pintar no palco da Blizzcon. Nos últimos dias, a página oficial do jogo, bem como seu perfil no Twitter, fizeram o favor de postar pequenos teasers sobre o que deve ser a próxima expansão do card game.

Embora o tema traga imediatamente o Goblins vs Gnomos de volta à mente, as notícias que se seguiram davam um clima de mafia noir à expansão, com capas do jornal A Gazeta de Geringontzan mencionando bancos “invioláveis”, arqueologia e pandas(?). Um novo fundo de cartas baseado nos Pandarens foi recentemente adicionado no jogo, o que pode ser mais uma pista da ligação dos senhores felpudos com o futuro DLC. Se julgarmos a pretensão da Blizzard de lançar três a quatro expansão por ano, e o fato de Uma Noite em Karazhan ter surgido em agosto, a expectativa de ver Geringontzan ser lançado muito em breve é grande.

A LEGIÃO AVANÇA

No ar desde o final de agosto, Legion tem dado o que falar. Sucesso de público e crítica (veja minha análise aqui no Pulo Duplo), a Blizz continua sua jornada ao ressuscitar Karazhan no mais recente patch da expansão, mas o retorno da Torre de Marfim é só o início.

Karazhan

As novidades a seguir devem ficar com o Baluarte da Noite (Nighthold), a próxima raid do game,  que deve trazer consigo um encerramento para as quests de Suramar. Novas missões mundiais também estão 90% confirmadas, contudo um dos rumores mais interessantes é a chegada de um “nível da vaca” em WoW.

Todo jogador de Diablo deve lembrar da icônica frase “there is no cow level” da série. Bem, um evento em WoW, em comemoração aos 20 anos do Diablão, foi descoberto pelo youtuber MabusGaming e deverá acontecer entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2017. Segundo o produtor de conteúdo, ele encontrou algumas peculiaridades enquanto lia informações sobre as novidades do patch 7.1. Magias com nomes sugestivos chamavam a atenção, mas uma em especial brilhava: “Invocar Portal para o Nível da Vaca”. Confira o vídeo abaixo (em inglês), com a explicação do próprio, com a descoberta.

[youtube=”https://www.youtube.com/watch?v=qdjXo94fo_8″]

O SILÊNCIO DE STARCRAFT

Se, por um lado, informações de Hearthstone estão dando sopa até por meios oficiais, o completo oposto acontece com Starcraft. O jogo, cuja relevância sofreu mais um severo golpe com o encerramento da Proleague (o campeonato de maior prestígio da Coréia do Sul na modalidade) depois de 14 anos de existência, não teve nenhuma novidade revelada e é provável que o foco total esteja em “garantir que Starcraft II continue a ser a experiência de RTS (estratégia em tempo real) multiplayer definitiva pelos próximos anos”, como descreve o painel “Starcraft II – Foundation for the Future“, a ser apresentado nessa Blizzcon.

Starcraft

Além disso, é improvável vermos mais uma expansão para o jogo – afinal, ele já conta com três em seis anos de existência -, mas uma remasterização do jogo original ganhou força em setembro. Segundo Steve Huot, diretor da Blizzard na América Latina, ele não pode “negar nem confirmar” o lançamento de Starcraft HD, o que é suficiente para a esperança de um anúncio do tipo durante o evento.

20 ANOS DE DIABLO

Nesta edição da Blizzcon, todos os olhares estão em uma franquia em especial: Diablo. No seu 20º aniversário, todo tipo de boato já apareceu, desde Diablo II HD até um game completamente novo da série.

Os rumores de um Diablo 4 tem diversas origens:  o anúncio de emprego da empresa para um “projeto não anunciado” e a saída de Josh Mosqueira do cargo de diretor do game, e um dado de quatro faces com os números 4/1/1/1 nos lados, dentro de um saco de brindes marcado com um “D”, cujo resultado sempre cai 4 (ou seja, 4 no topo e 1 nas laterais, e a interpretação recai para a data 4/11, primeiro dia do evento). Infelizmente, nenhum deles parece convincentes o suficiente.

Diablo 4

Na verdade, uma série de fatores aponta para uma nova expansão de Diablo III. Primeiro, D3 não é tão antigo e todos sabemos como a Blizzard pode demorar para trazer um título novo para uma de suas séries. No entanto, expansões costumam não demorar para aparecer. As datas de lançamento dos jogos e expansões da saga refletem essa ideia:

  • Diablo 3: Reaper of Souls – 25/03/2014
  • Diablo 3 – 07/07/2012
  • Diablo 2: Lord of Destruction – 27/06/2001
  • Diablo 2 – 29/06/2000
  • Diablo: Hellfire – 24/11/1997
  • Diablo – 31/12/1996

Também, já foi reiterada algumas vezes a intenção do time de Diablo III de que o game receberia mais de uma expansão. Aliás, Josh Mosqueira já havia respondido uma pergunta do tipo com um ” talvez”, durante um Q&A (perguntas e respostas) na edição de 2013 do evento.

Porém, o maior reforço à ideia de expansão veio ontem, com o vazamento de uma arte assinada por “um tal de” J. Mueller (juntamente com a arte da Sombra, de Overwatch). Nela, está retratada a classe Necromante, existente em Diablo II e resgatada como personagem em Heroes of the Storm com Xul. A ilustração vem com duas pistas cruciais: a primeira é o “casal” de necromantes, o que sugere a possibilidade de escolher entre um personagem masculino ou feminino, característica presente no D3. A segunda está no nome assinado: J. Mueller seria John Mueller, diretor de arte da desenvolvedora – mais especificamente, de Diablo, conforme a pesquisa do youtuber Rhykker aponta.

D3 Necromancer

Certamente, isso não é prova definitiva de nada. A imagem pode não passar de uma arte de um fã (que, coincidentemente, é o diretor de arte do jogo) como também pode indicar somente a inclusão de uma classe em uma futura atualização. No entanto, se avaliarmos o fato de que o Cruzado veio justamente em uma expansão (Reaper of Souls), dá até uma pontinha de convicção em todas essas coincidências.

E você? Quais novidades espera dessa Blizzcon 2016? O que gostaria de ver no seu jogo favorito da empresa? Deixe suas impressões nos comentários e não deixe de conferir todas as notícias do evento aqui no Pulo Duplo.

Um simples desenvolvedor com textura realista que quer desligar a PhysX e sonha a 120 frames por segundo. Pena que a memória é baixa.