Morre Alan Stone, co-fundador da Nintendo of America

Alan “Al” Stone, co-fundador do braço americano da Nintendo e ex-CEO da Sega Enterprises — departamento arcades da companhia —, faleceu na última sexta (17), aos 71 anos, em decorrência de um câncer. A notícia somente veio à tona ontem (21) em um obituário divulgado pelo Gamasutra.

Ao lado de Ron Judy, Stone fundou a Far East Video, empresa responsável pela distribuição de máquinas de fliperama da Big N, como Donkey Kong Radar Scope, no Ocidente. O êxito da empreitada foi sucedido pela inauguração da Nintendo of America em 1981. No ano seguinte, a companhia vendeu 60 mil exemplares de Donkey Kong nos Estados Unidos.

Após sua passagem pela Nintendo, Stone filiou-se à Sega e encabeçou sua divisão de arcades entre 1994 e 2004. Manteve-se ativo na indústria do entretenimento até sua saúde piorar, tendo sido conselheiro da Platinum Studios — não confundir com a PlatinumGames, de Bayonetta — e da Nanotech Entertainment. Na última, concedeu uma entrevista em que aborda brevemente sua passagem pelas duas gigantes japonesas do videogame:

Alan Stone deixa sua mulher, Darlene, uma filha e um neto.

Fontes: Gamasutra; Intergame

Author: Luiz Roveran

Brasileiro de estatura mediana, gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer. Compositor, guitarrista e pesquisador de trilha musical de videogames, meti-me a falar de jogos e pretendo continuar nesta toada por um tempo.

Share This Post On