Steam mudará sistema de pontuação de Análises de usuários

O rating gerado pelo conjunto de análises de usuários é uma forma colaborativa de criar um indicador para avaliar a qualidade dos jogos disponíveis na loja da Steam. Visando o aperfeiçoamento dessa interessante ferramenta em sua loja, a Valve anunciou que o cálculo do rating geral do game não irá mais incluir reviews de usuários que adquiriram o jogo gratuitamente, mesmo aqueles que os receberam como presente ou durante uma semana gratuita, mas isso não impedirá que eles façam suas análises.

Essas mudanças foram feitas a partir do resultado de análises divulgadas pela empresa no ano passado. Um dos insights que a Valve têve sobre essas análises revelou que pelo menos 160 games que tiveram análises de usuários usando chaves de ativação tiveram pontuações maiores do que de usuários que realizaram a compra direta do site. Outra análise feita pelo Steam Spy encontrou que os 427 jogos mais afetados pela mudança feita em setembro/2016 foram aqueles em que seus desenvolvedores enviaram chaves de acesso da Steam para influenciadores ou a usuários que estavam inclinados a elogiá-los.

Para saber se essas medidas sortirão o efeito esperado pela Valve, teremos que aguardar os próximos capítulos dessa novela. Obviamente essa mudança no cálculo dos ratings de jogos não será aplicada a games free-to-play. O recálculo com esse novo critério tem sido feito gradualmente na loja, por isso ainda poderemos ver flutuações nessas avaliações.

Fonte: Polygon

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On