Comitê internacional fala sobre a possibilidade de inclusão dos esports nas olimpíadas

Durante a realização de uma cúpula olímpica no último no sábado (28), o Comitê Olímpico Internacional (COI) discutiu sobre a possibilidade da inclusão dos esports nos jogos olímpicos. Apesar de, em uma declaração feita anteriormente, o presidente do COI ter afirmado que vídeo games “são sobre violência, explosões e matança”, o comitê parece aberto à inclusão.

A Cúpula concordou que os “eSports” estão mostrando um forte crescimento, especialmente dentro da população demográfica mais jovem em diferentes países, e pode fornecer uma plataforma para o envolvimento com o Movimento Olímpico,

Red Canids

O COI também reconhece o esforço dos atletas de esports em treinos intensos para apresentarem desempenho superior, assim como os atletas olímpicos.

Os “eSports” competitivos podem ser considerados como uma atividade esportiva e os jogadores envolvidos preparam-se e treinam com uma intensidade que pode ser comparável a dos atletas nos esportes tradicionais,

Overwatch

No entanto, ainda existe um obstáculo a ser vencido antes que possamos testemunhar jogos como Overwatch, Dota 2 e League of Legends nas Olimpíadas: um órgão regulador internacional.

Para ser reconhecido pelo COI como esporte, o conteúdo dos eSports não deve infringir os valores olímpicos. Um requisito adicional para o reconhecimento pelo COI deve ser a existência de uma organização que garanta o cumprimento das regras e regulamentos do Movimento Olímpico (antidopagem, apostas, manipulação, etc.).

Ao que tudo indica, os esports seguem na direção correta, mas é necessário uma mobilização entre as grandes organizações de jogos eletrônicos no mundo inteiro para a criação de um órgão que possa cuidar da regulamentação desse grande movimento. Torcemos para que os maiores players desse mercado consigam tornar isso uma realidade até Tókio 2020.

Fonte: Polygon

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On