E3 2017 | EA e o efeito Alex Hunter

Quando pensamos em franquias anualizadas de games, sempre temos alguns nomes que não podem faltar nessa lista, como alguns shooters e, é claro, FIFA e PES. Mas chegam momentos em que nos questionamos se há mesmo necessidade de lançar títulos todo o ano e se isso realmente vale a pena.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil de 2017, e com os resultados das empresas que comercializam essas franquias, isso é realmente uma prática lucrativa. O segundo fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros (depois de preço) é “franquia que sou fã”, por isso mesmo que não haja um grande diferencial que a crítica valorize, esse fator não será tão relevante quanto o amor do fã pela franquia. Mesmo assim, existe a necessidade de entregar um produto com a qualidade mínima esperada, atualização gráfica, de jogabilidade e com algum diferencial para enfrentar seus concorrentes.

Nessa E3 2017 (EA Play), a EA parece ter encontrado uma nova fórmula que aparenta ter funcionado muito bem com FIFA 17. O modo história “A Jornada” com seu protagonista Alex Hunter se mostrou tão bem sucedido que ele terá uma continuação no FIFA 18, intitulado “The Journey: Hunter Returns”.

Além disso, um modo campanha nos mesmos moldes de Alex Hunter foi inserido em Madden 18, com o nome de “Longshot”. Nesse modo o jogador deve guiar a carreira de Devin Wade até os holofotes da NFL. Mas a maior evidência de que a empresa está apostando nesse formato foi a participação do ator ganhador do Oscar, Mahershala Ali de Moonlight e Luke Cage, como o pai do protagonista.

Ainda não satisfeita em apostar só nos modos história de Madden e FIFA, a EA ainda incluiu “The One” no NBA LIVE 18. Mesmo que não seja um protagonista com um nome e sobrenome, em “The One”, o jogador terá um personagem para chamar de seu e suas escolhas irão moldar o legado que esse indivíduo deixará nas quadras da maior liga de basquete do mundo.

Com tanto protagonismo nessa temporada de lançamento de jogos de esportes, será que teremos um sucesso tão grande quanto o de Hunter? Veremos quem irá levar a melhor.

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On