E3 2017 | O que esperar da conferência da Microsoft

Falta muito pouco para o início do evento mais importante do mundo dos games, a Electronic Entertainment Expo 2017 – também conhecida como E3 2017 – e diversas especulações começam a vir a tona.

Seria muita inocência acreditar que Microsoft não virá com tudo esse ano, uma vez que a Sony deve anunciar as datas de lançamento de seus exclusivos (e até outras novidades) e a Nintendo, que retorna às conferências, com as novidades do promissor Switch.

Com isso, discutiremos o que esperar da conferência de imprensa da Microsoft e novidades que o time Xbox deve trazer esse ano.

Project Scorpio

Dentre diversos assuntos, um destaca-se de imediato: o Project Scorpio. Além da revelação da data de lançamento e possível nome final (pessoalmente, Scorpio é ótimo), a mais intrigante pergunta sobre o aparelho permanece: quanto custará? Especialistas do mercado apostam que o valor ficará em torno de 500 dólares.

Mas o que nos impede de sonhar por um preço inicial de US$400? Afinal, seu principal concorrente é o PlayStation Pro e nada coíbe a empresa de colocar um preço competitivo semelhante a seu rival. Isso acarretaria em um interessante novo capítulo na batalha dos consoles, ao considerarmos as vendas (e, porque não, a preferência dos jogadores).

Sejamos práticos: o PlayStation é o console mais vendido do ano, porém muitos jogadores poderiam ver o Scorpio com outros olhos, caso o “console mais poderoso do mundo” tivesse o mesmo preço de seu principal rival.

Vendas de consoles em 2017, segundo o Video Games Chartz.

Caso contrário, e o valor seja mesmo em torno dos 500 dólares, outra saída que pode atrair mais jogadores seria algo que muitos têm reclamado sobre o Xbox…

Games exclusivos

Eis algo que particularmente espero mais até que o próprio Project Scorpio. Apesar de uma ter ótima comunidade e serviços online (Xbox Live e EA Access, por exemplo, além da chegada do novo Game Pass), faltam mais exclusivos para o Xbox. Dentre os que já podemos esperar, Sea of ThievesState of Decay 2Forza Motorsport 7 não seriam nenhuma surpresa. O último, por sinal, já foi garantido no Scorpio durante o evento.

O lançamento de Crackdown 3 finalmente também seria bem-vindo. Anunciada inicialmente na E3 2014, a obra pode ser uma das novas crias para alavancar o novo console, já que um de seus atrativos é a possibilidade de destruir todo o ambiente (algo tentador de ver em máxima qualidade gráfica).  Porém, o que mais poderia nos surpreender? Talvez uma data para Cuphead novas IPs.

Sim, por favor, libera LOGO a agência…

Por falar nelas, minha aposta seria uma nova IP (do inglês, Intelectual Proprety, uma nova Identidade Intelectual) da franquia Fable. Depois do cancelamento de Fable Legends, seguido do fechamento das portas da Lionhead Studios, é bom lembrar que a Microsoft ficou com a IP do game em mãos. Convenhamos, seria realmente surpreendente o surgimento de um ambicioso RPG Fable?

Se executado corretamente, envolvendo uma série de ex-funcionarios da Lionhead, os proprietários do Xbox e possíveis pretendentes do Scorpio teriam novos motivos para sorrir. Ficaria ainda mais feliz se outras e inesperadas IPs derem o ar de suas graças durante a conferência, o que espero e estou de dedos cruzados por isso, Microsoft.

Parcerias

Algo que a turma do Xbox sabe fazer bem são parcerias. Veja os frutos de sua amizade com a Electronic Arts, como o EA Access e conteúdos antecipados ou exclusivos de seus jogos (Legends de FIFA 17 e a inserção do Xbox no campeonato mundial do jogo, antes exclusivo no PlayStation, por exemplo).

Relembre-se também dos bons frutos com a Square Enix, com os novos jogos da franquia Tomb Raider. Não me espantaria ver a Square voltar atrás sobre anunciar Shadow of the Tomb Raider (nome que supostamente teria vazado, mesmo depois de dizerem que será uma E3 quieta para Lara) ou algo parecido acontecer com o novo título dos Avengers, principalmente depois do cancelamento de Scalebound. Quem arrisca dizer que outras parcerias também não possam ser reveladas?

Avengers, #reassemble!

VR

O PS4 Pro e plataformas PC (como a Steam) já estão explorando o universo virtual. A tendência já começou a ser explorada no Xbox, é fato, com sua pareceria com o Oculus Rift. Todavia, será que a chegada do console escorpião não significa também uma imersão ainda maior no tema? A tônica não será nenhuma surpresa e quem sabe outras IPs intrigantes surjam na #XboxE3 graças a essa união.

Como acompanhar a conferência?

Saiba tudo sobre a conferência da Microsoft (e todas as demais) em nosso Twitter, que fará a cobertura ao vivo. Não deixe de dar sua opinião em nossas lives – todos os dias do evento, às 20h, no nosso canal do YouTube. Agende-se:

image-28573

Author: Jeancarlos Mota

Games Editor, geek multi-classe e fã de esportes que acredita que bom mesmo é jogar games, pouco importa a plataforma.

Share This Post On