E3 2017 | O que esperar da conferência da Sony

As tão esperadas conferências da E3 2017 (Electronic Entertainment Expo 2017) estão se aproximando, e todos os participantes do mercado de games já aguardam pelas novidades dos grandes players da indústria. Entre os maiores deles está a Sony, que irá transmitir sua conferência no dia 12 de junho (segunda-feira) às 22:00 (horário de Brasília).

PlayStation 4 Pro

Com a concorrente Microsoft na iminência do lançamento oficial de seu console poderoso, o Project Scorpio, é possível que a Sony procure usar a conferência desse ano para dar um destaque maior ao PlayStation 4 Pro. Conforme dito pelo presidente de Sony Entertainment of America, Andrew House, o lançamento do novo aparelho veio para atender ao público que achou o ciclo de vida da geração anterior longo demais (meu bolso achou ótimo), procurando inovar dentro do ciclo de vida atual.

Levando em consideração a previsão do analista Damian Thong sobre a possibilidade de um novo console PlayStation até o fim de 2018, a empresa precisa dar bons motivos para que o público reserve uma quantia significativa de seu pocketshare em um tipo de “PS 4.5”. Uma forma que possivelmente será usada para atrair a atenção do público será a apresentação de jogos na plataforma com o máximo de sua capacidade durante o evento.

Games exclusivos

A Sony conseguiu ultrapassar a Microsoft no ranking global das 25 empresas que mais lucraram com games no mundo em 2016, disponibilizado pela Newzoo. Mesmo com alguns problemas, como o apresentado por No Man’s Sky, a empresa conseguiu trazer jogos relevantes como Uncharted 4: A Thief’s End The Last Guardian que jogaram a Microsoft para a quarta posição da lista em 2016.

O ano de 2017 do PlayStation 4 vai muito bem com lançamentos como Resident Evil 7: Biohazard (mesmo que não seja exclusivo, pode ser jogado pelo PlayStation VR), Horizon Zero Dawn, NieR: Automata e Persona 5, mas em uma indústria tão veloz a Sony não pode se dar ao luxo de reduzir o passo nem por um segundo. Títulos que estão na geladeira faz algum tempo precisam aparecer nessa conferência da E3 2017 para manter a motivação dos consumidores da gigante japonesa.

Entre as franquias que podem dar as caras no dia 12 podemos destacar algumas:

  • The Last of Us: Part II: O trailer, com a versão memorável de Through The Valley por Ellie, deixou muitos fãs felizes em seu anúncio, mas chegou o momento de algo mais ser revelado do jogo. Gameplays e mais trailers seriam bem-vindos dessa vez;
  • Death Stranding: O jogo desenvolvido pela empresa de Hideo Kojima apresentou alguns teasers, mas nada muito concreto ainda. Mesmo que não haja uma data de lançamento, é possível que algo mais seja mostrado durante o evento;
  • Spider-Man: Com poucos dias até o lançamento de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (6 de junho), não seria estranho ver novas informações sobre o jogo do cabeça de teia.
  • God Of War: Para o terror dos deuses nórdicos, há uma grande probabilidade de Kratos voltar à ativa em seu mais novo game. Mesmo sem termos uma data de lançamento, um gameplay e o anúncio de lançamento de God of War seriam uma surpresa estimulante para o evento;
  • Outros games que podem marcar presença no evento: Detroit: Become Human, Days GoneBloodborne 2Gran Turismo SportFinal Fantasy VII Remake.

Outras ações relacionadas à oferta de jogos da Sony podem envolver o uso do The Creators, o sistema de seleção e indicação de listas de jogos por grandes nomes da indústria. Existem oportunidades de negócio com o uso desse sistema e pode ser que a empresa resolva mostrar mais sobre ele.

VR

Mesmo que ainda existam muitas incertezas sobre o que acontecerá com o mercado de realidade virtual e realidade aumentada, os executivos da Sony foram surpreendidos por vendas acima do esperado para o PlayStation VR no começo do ano. Foram vendidas 915.000 unidades, quando suas projeções já estavam em 750.000, por isso é bem provável que a empresa tenha sido estimulada pelo resultado e buscado mais conteúdo para trazer a essa conferência.

Para continuar a expansão de seu dispositivo VR, será necessário oferecer muito mais do que Batman: Arkham VR e Resident Evil VR, seja disponibilizando mais games sobre gêneros que deram certo com ele – como terror – ou explorando novas abordagens. O preço do aparelho também precisa ser reduzido para que ele possa ter um maior alcance.

Como acompanhar a conferência?

Além de acompanhar tudo sobre as conferência da E3 2017 em nossas conferência ao vivo pelo nosso Twitter e nos prestigiar nas lives (20h todos os dias durante o evento) em nosso canal do YouTube, a PlayStation E3 Experience está de volta em 2017. Essa experiência disponibiliza diversas salas de cinema para que o público possa assistir à conferência da Sony em um local aconchegante. Saiba mais pelo blog oficial.

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On