E3 2017 | O que esperar da indústria indie

Fechando as postagens de expectativas da E3 deste ano, falaremos agora da indústria indie, que não fica para trás das grandes empresas no quesito de novidades.

O Indie Picnic

Neste ano, o Indie Picnic, que costuma acontecer no estacionamento do centro de convenções de Los Angeles, não será aberto para o público. Isso porque a Devolver Digital não conseguiu as licenças necessárias e, portanto, o evento estará aberto somente para àqueles que possuem credencial de imprensa.

“Nosso desapontamento é profundo” — disse a Devolver em uma declaração — “Abrir mais espaço para o público experienciar uma celebração única e memorável dos jogos era algo que queríamos fazer para os fãs que, como nós, adoram os videogames. Estamos tristes por não podermos compartilhar isso com eles, mas estamos ansiosos para trabalhar em oportunidades futuras”.

O Indie Megabooth em parceria com a Devolver Digital serão os anfitriões dos desenvolvedores indie e irão apresentar os seguintes jogos no evento:

Nidhogg 2

O indie de batalhas com espadas e acrobacias desajeitadas da Messhof vai ganhar uma continuação que traz como novidade a animação dos personagens, reformulação do ambiente e uma trilha sonora inédita. Nidhogg 2 possuirá dez fases, multiplayer online e local, além de um modo torneio. O primeiro game — que foi lançado em 2014 para PC, PlayStation 4 e PS Vita — ganhou avaliações muito positivas.

Songbringer

O indie de aventura da Wizard Fu Games e Double Eleven é um ação-aventura ao estilo de Zelda que possui uma série de armas, missões e promete um mundo com inúmeras combinações de ambiente. Ele é protagonizado por Roq, um cara comum, que anda por aí sem camisa e sua tarefa é guiá-lo em uma galáxia distante em busca da nave espacial que tem o nome do game. Acidentalmente, Roq acaba despertando um exército maligno e isso resulta em uma guerra interestelar!

Agora, ele tem que consertar a falha sozinho, ou em modo cooperativo com seu amigo Jib. Ao iniciar o jogo, você deve digitar uma série de 6 letras onde cada combinação gera um ambiente diferente, chegando à incrível marca de 308 milhões de combinações únicas. Songbringer será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Sumer

O desenvolvedor Misha Favorov descreve Sumer, o game de estratégia da Wumpus, como um “jogo onde você joga como um monte de nobres sumérios tentando competir para ganhar o favor de Inanna e se tornar o primeiro rei ou rainha da antiga Mesopotâmia”.

Para ganhar esse favor, você passa por ciclos anuais, acumulando e gastando recursos com a esperança de marcar o maior número de pontos e, assim, agradar à deusa. Os pontos provêm de coisas como participar de rituais, jogar uma espécie de jogo de apostas, ir para a cama com o mais antigo de todos os nobres da Suméria e assim por diante. Sumer está em acesso antecipado na Steam desde fevereiro deste ano.

Sundered

O belíssimo Sundered, metroidvania da Thunder Lotus, empresa responsável por Jotun, tem como protagonista Eshe, uma sobrevivente em um mundo arruinado e perigoso que deve escolher entre usar um grande poder obtido por artefatos e se corromper ou então manter sua humanidade. O game se encontra em beta fechado para quem contribuiu na sua campanha do Kickstarter e chega este ano para PC e PlayStation 4.

Semblance

O game de puzzles da Nyamakop é protagonizado por uma bolinha fofinha chamada Squish, que vive em um mundo feito de massinha que pode ser alterado à vontade para, assim, cumprir o objetivo de cada fase. Com um belo cenário, que foi feito para ser reconfortante, o game conta uma história utilizando imagens de fundo do local e você precisa coletar tudo o que for possível para ter o final da trama.

O jogo promete ser bem livre, deixando o jogador decidir se deseja somente explorar ou completar os puzzles e coletar os itens. A plataforma de lançamento está prevista somente para o PC até o momento. 

Além dos cinco games, há um sexto que será anunciado no evento.

A conferência da Devolver Digital

Pela primeira vez, a Devolver terá uma conferência para a imprensa na E3 deste ano, que acontecerá na segunda-feira (12) ao meio-dia. A conferência não será no Indie Picnic e sim no local do evento principal, mostrando que a indústria indie ganha cada vez mais força. A empresa prometeu novidades de alguns jogos, inclusive de um anunciado recentemente. São eles:

Absolver

O game promete um sistema de luta único onde os jogadores podem investir em diferentes estilos e assim criar combos e táticas personalizados. Você jogará com um Prospect que se junta à força de elite chamada Absolver para manter o mundo estável. Assim, você irá explorar para aprender novos estilos de luta, poderes, armas enquanto desafia outros guerreiros.

“Atingimos nosso objetivo do gameplay de Absolver ser acessível”, diz Pierre Tarno da Sloclap em texto publicado no PS Blog. “Não é necessário altos níveis de destreza para jogar, mas os usuários serão desafiados em outros quesitos como timing, reflexo, observação e memória. Temos profundidade o suficiente para tornar cada luta única.”

Absolver chega para PC e PlayStation 4 dia 29 de agosto.

The Talos Principle 2

A continuação do jogo de puzzles com um toque de filosofia foi anunciada no ano passado, porém não tivemos nada de novo após o anúncio. Provavelmente, ele irá seguir a ideia do seu anterior, sendo um jogo com focado no quebra-cabeça. Desse, nós podemos esperar um trailer que nos conta sobre o lugar e personagens dessa sequência. E até, quem sabe, uma data de lançamento.

Minit

Minit, o qual a equipe intitulou de “aventura de um minuto” é um game com estilo retrô que lembra Undertale. Mas o que exatamente significa uma aventura de um minuto? Minit é uma pequena aventura peculiar jogada sessenta segundos por vez”, disse a Devolver Digital em um comunicado. “Viaje fora do conforto de sua casa para ajudar pessoas incomuns, descobrir inúmeros segredos e superar inimigos perigosos, tudo na esperança de quebrar uma maldição bastante infeliz que termina cada dia após apenas um minuto”.

Minit ainda não tem uma data de lançamento definida e até agora foi confirmado somente para o PC, então podemos esperar novidades nesse quesito.

The Swords of Ditto

Esse foi o anúncio mais recente da Devolver que tem previsão para lançamento em 2018. The Swords of Ditto é um RPG com um toque roguelike, que poderá ser jogado em single player ou co-op, onde os jogadores deverão enfrentar o malvado Morno em uma aventura única com cada um dos heróis escolhidos.

O game irá registrar cada aventura feita por um jogador e ela influenciará nos lugares que os heróis visitam nas próximas vezes que o jogo for iniciado, assim como os itens e armas obtidos.

The Swords of Ditto está confirmado para o PC e o PlayStation 4. Podemos esperar mais novidades da jogabilidade e apresentação dos heróis na conferência da Devolver.

Onde acompanhar a conferência?

A conferência da Devolver Digital está marcada para o dia 12 de junho às 12:00 (horário de Brasília). Ela será exibida via Twitch e você pode nos prestigiar acompanhando tudo em nosso Twitter, que fará a cobertura ao vivo. E não perca nossas lives – todos os dias do evento, às 20h, no nosso canal do YouTube. Fique ligado:

image-28863

Author: Priscilla Rubia

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.

Share This Post On