Jonathan Blow usa fortuna adquirida com Braid para financiar seu novo game

O trabalho de Jonathan Blow com seu game indie, Braid foi elogiado pela crítica graças ao game design com mecânicas inovadoras e muito bem recompensado quando seu investimento de 200 mil dólares em desenvolvimento foi revertido em um lucro milionário. Além disso, Braid e seu criador fizeram parte do documentário Indie Game em 2012. Entretanto, o retorno financeiro e a fama não eram prioridades para o desenvolvedor, que utilizou todo o dinheiro para a construção de seu próximo projeto, um jogo de aventura em primeira pessoa repleto de puzzles chamado The Witness. Em uma entrevista para o New Yorker, Blow alegou: “Eu estou apenas indo atrás das ideias que eu acredito serem mais interessantes.”

Apesar disso, todos os recursos destinados ao projeto não foram o suficiente, pois o retorno proveniente de Braid no PS3 e X360 já está quase cessando. O desenvolvedor assumiu um risco muito grande ao concentrar tamanho montante em um único jogo e admitiu ao Engadget que teve que pedir um empréstimo para conseguir pagar sua equipe e concluir o game.

“Há muitas pessoas que já não compram jogos digitais nessas plataformas. Por isso as receitas de Braid já não são suficientes para financiar a equipe. Pedi um empréstimo para terminar The Witness. Por isso espero que as pessoas o comprem quando ele estiver terminado.”

imagem_TheWitness
image-4544

Ainda não há uma data de lançamento para The Witness, só sabemos que ele será lançado inicialmente para PC e PlayStation 4, para iOS um pouco depois e em um momento posterior para outras plataformas. A arte demonstrada no trailer oficial demonstra uma ambientação convidativa em uma ilha deserta com muitas cores e luz, o que traz a esperança de que esta será uma experiência agradável e imersiva. O gameplay parece ser bem simples e intuitivo. O jogador deve andar pela fase procurando resolver puzzles para progredir dentro da ilha.

Esperamos que o sucesso de Braid se repita com este novo trabalho indie. Agora só nos resta aguardar pelo seu lançamento.

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

Share This Post On