Overwatch: Um ano próspero e repleto de heróis

A Blizzard anunciou o evento de aniversário de Overwatch com muito orgulho de sua grande comunidade e de todo o excelente trabalho realizado por Jeff Kaplan e sua equipe. Por isso, além de vídeos com detalhes sobre o evento especial de aniversário, tivemos um agradecimento especial aos heróis que responderam ao chamado de Winston e fizeram do jogo o fenômeno mundial que é atualmente:

O game foi lançado no dia 24 de maio de 2016 e em menos de dez dias alcançou a marca impressionante de sete milhões de jogadores. Mas essa marca não foi atingida simplesmente pela equipe ter tido sorte. Além do peso de uma das maiores corporações da indústria dos games, uma extensa campanha de marketing foi empregada a fim de criar um vínculo entre seus personagens cativantes e o público, iniciada antes mesmo do lançamento oficial do jogo.

Mas todo esse esforço de construção de imagem ruiria, caso o jogo entregue não tivesse os atributos qualificadores necessários para entreter seus usuários e manter esse engajamento ao longo do tempo. Dessa forma, um trabalho árduo e cuidadoso com os mínimos detalhes foi feito. A equipe ouviu o feedback de sua comunidade com atenção, atendendo-a de forma primorosa e mostrando seu posicionamento aberto a diversidade. Até mesmo Tracer teve uma pose de vitória alterada em respeito às opiniões de seu público feminino.

Hero of my Storm

 

Sem perder o ritmo, Jeff Kaplan anunciou o Modo Competitivo em junho, já contando com uma comunidade de 10 milhões de jogadores sedentos por mais emoção. Com o vídeo de atualização dos desenvolvedores, Jeff adotou uma postura transparente para mostrar que os esforços de sua equipe visavam o melhor para seu público, considerando seu retorno e estatísticas coletadas do jogo.

Mesmo que Overwatch tenha sido muito bem avaliado desde seu lançamento, sua longevidade ainda dependeria de balanceamento e novidades (personagens, mapas, modos, etc.). Entre essas mudanças, tivemos o nerf de Torbjörn para reduzir seu dano nos consoles, o evento dos Jogos de Verão e mais curtas de animação como o de Bastion. As novas personagens Ana e Sombra finalmente se juntaram aos outros heróis, e criaram a necessidade de mais ajustes no balanceamento do game. A Blizzcon, além de revelar a hacker de OW, também trouxe os novos mapas “Ecopoint” e “Oasis” e uma mudança significativa com a inclusão do Arcade, abrindo novas possibilidades de gameplay para seu público.

Perto do final do ano passado, a Blizzard foi agraciada com o prêmio de Jogo do Ano pelo The Game Awards, o “Oscar dos games”.

“…esse jogo e o mundo que estamos criando têm uma mensagem. É uma mensagem sobre heroísmo, sobre diversidade, sobre um futuro brilhante, positivo e esperançoso.”

Muito feliz pelo reconhecimento, a equipe de OW anunciou o evento de natal no dia 13 de dezembro. Mas é claro que certas skins ainda teriam que ser ajustadas para se adequar aos padrões éticos exigentes de seus fãs, o que foi feito de forma rápida durante o evento.

Atualizações posteriores cuidaram dos buffs e nerfs a fim de melhorar o balanceamento dos personagens. Isso, somado aos enormes esforços para combater e banir os trapaceiros de seus servidores, contribuiu para a criação de um ambiente mais adequado para o crescimento orgânico de sua base de jogadores, que em janeiro chegou aos 25 milhões. O mês de fevereiro foi marcado por mais um reconhecimento aos esforços da equipe de OW pela indústria, com o premio de Jogo de Ano pela D.I.C.E. Awards.

A heroína Orisa, juntou-se aos heróis em março desse ano como mais um tanque para ancorar seus times em defesas de posição, característica antes restrita apenas a Reinhardt.

O lore da franquia foi enriquecido com mais um HQ em abril e seu conteúdo empolgou muitos daqueles que já desconfiavam do próximo evento a ser anunciado. Então, poucos dias depois, Insurreição foi oficialmente anunciado.

No início desse mês (maio), Overwatch conseguiu alcançar mais um marco histórico ao conseguir arrecadar mais de um bilhão de dólares com as vendas do jogo e as microtransações de caixas de itens in-game. Seu impacto foi considerado tão significativo para o público gamer que até uma candidata a presidência da Coréia do Sul utilizou o tema da “jogada da partida” em sua campanha.

A introdução do vídeo em comemoração ao primeiro ano de Overwatch revela parte da essência que atraiu muitos jogadores aos seus servidores.

Lembre-se sempre. Jamais aceite o mundo como ele parece ser, atreva-se a vê-lo como ele deveria ser.

Uma poderosa convocação como essa nos convida a contribuir de forma cooperativa para saciar nosso desejo de ter o poder de mudar nosso mundo e ter esperança de um futuro brilhante, positivo e com maior aceitação da diversidade. E durante essa jornada dos mais de 30 milhões de heróis em todo o mundo, acabamos criando laços com indivíduos que jamais encontraríamos sem a interação que esse jogo proporciona.

Um ano de sucesso se passou, e que venham muitos outros para essa franquia.

 

Author: Vinicius Kazuo

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta arte influencia os indivíduos.

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