Sundered: Em beta fechada, game ganha novo trailer e mais detalhes

O mundo dos Indie games parece não se cansar de criar pérolas maravilhosas com estilos alternativos às tendências AAA – parece não se cansar de metroidvania também, o que eu acho ótimo! Sundered – de maneira semelhante a Dead Cells, do qual já falamos aqui no Pulo Duplo – é um game de ação e exploração com um mundo formado proceduralmente. O que exatamente isso quer dizer? O mapa se forma para sua sessão de jogo,  fazendo com que o game tenha alto nível de replay e uma dose aumentada de dificuldade. Habilidades conquistadas aumentam suas possibiliades de conquistar o mapa, permitindo acesso a novos territórios. Em resumo, para quem já conhece games do tipo: é um metroidvania roguelike. Morrer leva sua personagem de volta para um hub onde é possível investir em novas habilidades e upgrades para uma nova sessão de exploração  e combate.

O game – que já apareceu aqui no site – foi desenvolvido pela Thunder Lotus, mesma empresa responsável pelo maravilhoso indie, Jotun, que do Steam Greenlight chegou ao Wii U, PlayStation 4 e Xbox One. O novo game aprende com o irmão mais velho as batalhas contra mestres gigantescos, a dificuldade e o estilo visual distinto.

image-27926

Sundered coloca o jogador na pele de Eshe, uma andarilha, sobrevivente num mundo arruinado e infestado por seres horrendos. Em sua luta pela vida, a moça encontrará reliquias corrompidas capazes de ceder grande poder. O custo desse poder, no entanto, é sua própria humanidade. “Resista ou abrace”, diz o lema do jogo. Isso parece indicar que há uma escolha narrativa e de jogabilidade: usar o poder dos artefatos e abraçar a corrupção ou não usá-los e manter a humanidade (o que levaria a um game sem certos poderes e mais dificil). O site oficial da Thunder Lotus promete finais múltiplos – parece que pelo menos duas possibilidades já estão claras.

image-27927

Os gráficos e animações são provavelmente a mais grandiosa característica a se apontar. Cenários e personagens desenhados à mão num estilo fluido e vivo fazem o game parecer um filme animado de alto orçamento. Seja explorando as fases, seja em lutas épicas contra inimigos enormes, a qualidade artística da experiência é algo muito raro, comparável, aliás, ao primeiro jogo da Thunder Lotus, Jotun. As escolhas de design em geral criam uma ambientação única, com cenários dando dicas da história do mundo e criaturas vindas de mentes particularmente perturbadas.

image-27928

A ação, diferente do que se espera normalmente de um metroidvania, parece ágil e frenética. Inimigos aparecem de todos os lados e Eshe precisa rolar e encaixar combos como pode. As cenas de combate a chefes nos trailers “Embrace” e “Resist” são bom exemplo do tipo de horror ancião que está desperto no mundo do game e parecem ser combates impressionantes, se não tráumaticos.

Sundered foi financiado por uma campanha Kickstarter e está atualmente em fase de beta fechada para quem contribuiu.  A versão final do game chega ainda em 2017 para Windows, Mac, Linux e PlayStation 4.

Author: Daniel Soares

Historiador cultural. Geek de games, quadrinhos, filmes, RPG, manga e outros. Levemente dissociado da realidade. Viciado em abacaxi.

Share This Post On