fbpx

Análise | 11-11 Memories Retold

Análises PC PS4 Xbox One
7.5

Bom

Veja os dois lados da guerra com Harry e Kurt

Quando foi noticiado que um dos desenvolvedores de Valiant Hearts estava fazendo outro jogo sobre a Primeira Guerra Mundial, fiquei bem empolgada, já que me lembro com muito carinho do game da Ubisoft. Esse novo jogo viria a ser 11-11 Memories Retold do estúdio indie DigiXart.

Como já dito, 11-11 Memories Retold, conta os acontecimentos da WWI na visão de dois personagens, de lados opostos. Harry, jovem fotógrafo canadense que acaba indo para a guerra com o intuito de impressionar uma garota e Kurt, engenheiro alemão que foi acabar na batalha a procura do filho, Max. A cada capítulo você pode escolher com quem começa jogando, mas os dois pontos de vista sempre serão mostrados.

Isso é muito interessante, pois não há lado bom ou ruim, o bem e o mal. Ambos os lados estão lutando porque acreditam estar fazendo o correto e ambos possuem soldados, humanos, com uma história a contar. As histórias de Harry e Kurt se entrelaçam e eles acabam se encontrando, mesmo sendo de lados inimigos.

11-11 Memories Retold conta com uma mecânica simples, com particularidades de cada lado. Como Harry é fotógrafo, você deve tirar fotos para cumprir objetivos, ou então somente fotografar pontos interessantes, que podem influenciar na sua história. Kurt, como engenheiro, deve ajudar seus companheiros consertando aparelhos.

O modo como a história é influenciada, também difere dependendo do lado. Com Harry, você deve enviar fotos para a amada Júlia e dependendo da fotografia escolhida ela terá visões diferentes da guerra. Com Kurt, ao escrever cartas para sua esposa, ele deve acrescentar algumas linhas para sua filha e escolher se diz a verdade nua e crua ou se mascara um pouco os acontecimentos da guerra.

Porém, algumas escolhas, de diálogo por exemplo, parecem ser somente uma ilusão para dar a impressão de que a escolha do jogador importa, mas no fim, o resultado é o mesmo. Isso é bem mais aparente no capítulo final do jogo.

Além de Kurt e Harry, o jogador terá a chance de controlar dois outros personagens: um pombo, que faz amizade com Harry e o segue pra todo lugar e uma gata, que age da mesma forma, só que ao lado de Kurt. A visão dos animais, principalmente da gata, é um novo ponto de vista da guerra. Enquanto ela caça ratos e pássaros, passa ao lado de soldados feridos e mortos.

Apesar de trazer todas essas particularidades que com certeza são pontos positivos da obra, a história de 11-11 Memories Retold não me conquistou. Não é um relato ruim, é apenas raso. Gostaria de me emocionar jogando um game do tipo, como foi o caso de Valiant Hearts. É injusto comparar uma obra com outra, mas Memories Retold só perde mesmo no quesito história, aspecto onde os indies costumam ganhar dos jogos de grandes empresas.

Talvez o fato do jogo ser muito bonito, também contribua. Sim, é um ponto positivo, mas ao mesmo tempo, um game na guerra, onde o sangue é retratado como pequenos esguichos de tinta vermelha, acaba tirando a frieza e crueldade do cenário, deixando as coisas… bonitas demais.

O que é sangue e o que são flores?

Os personagens são muito bem dublados por Elijah Wood, eterno Frodo de Senhor dos Anéis e Sebastian Koch que fez diversos papéis marcantes, sendo o mais recente na série Homeland. Eles incorporam Harry (Elijah) e Kurt (Sebastian) e inclusive emprestam os rostos para os personagens, que podem ser vistos com mais detalhes em cenas de puzzles onde devemos alternar entre um e outro.

11-11 Memories Retold conta com um DLC em apoio ao War Child. Esse conteúdo se resume a colecionáveis que o jogador tem de coletar durante os capítulos no jogo. Coletando todos eles, um vídeo é desbloqueado no final. Um ponto interessante do extra, são os vídeos entre um capítulo e outro que mostram um pouco do trabalho do War Child.

A coleta dos colecionáveis acontece não só com o DLC. Ao longo do game existem diversos documentos que nos dão mais detalhes sobre o período. Porém, o jogo carece de um modo colecionador, ou seja, um modo onde seja mais fácil sair em busca desses colecionáveis. Você pode repetir os capítulos e ir em busca dos mesmos, porém terá de ver as cenas novamente e mesmo aqueles que você já coletou, estarão presentes novamente. Além disso, muitas vezes deixei de pegar alguns dos itens  ao conversar com algum personagem que acaba encerrando o capítulo sem aviso prévio, não me permitindo explorar completamente o local.

11-11 Memories Retold é um jogo muito bonito e conta uma história de modo inovador, porém essa história poderia ser melhor trabalhada. Gostaria de me importar mais com os personagens nela presentes.

Positivo

  • História trabalhada dos dois lados da guerra
  • Novo ponto de vista da guerra com o controle dos animais
  • Cenário e textura do jogo muito bem feitos
  • Ótima dublagem

Negativo

  • História sem muita profundidade
  • Carece de um modo colecionador
7.5

Bom

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.