fbpx

Análise | Backbone

Análises PC
8.5

Ótimo

Backbone é um game investigativo que se passa em uma Vancouver diferente, onde os animais se vestem como pessoas (os famosos furries) falam e fazem investigações. O jogador é Howard Lotor, um detetive guaxinim. O jogo inicia com Lotor encontrando uma cliente, que desconfia da traição do marido. Parece um trabalho rotineiro para um detetive particular, mas quando as pistas de Lotor levam até “The Bite”, um bar propriedade de uma ursa influente no submundo, Lotor percebe que o caso tem muito mais camadas do que imaginava.

De princípio, pensei que o game permitiria explorar vários casos com objetivos diferentes, mas toda a trama se passa em volta desse único caso envolvendo políticos e figuras importantes. Por se tratar de algo maior e mais perigoso do que imaginava, Lotor junta forças com Renee, uma bela escritora e jornalista raposa.

Os cenários de Backbone são um dos pontos positivos do game
image-276848
A pixel art de Backbone é um dos pontos positivos do game

Uma trama linear com pontos bons e ruins

O diálogo de Backbone oferece diversas possibilidades, desde respostas mais conscientes, outras mais sonhadoras e algumas até mal educadas. É de se imaginar que o game possui diferentes caminhos e consequências dependendo das escolhas, mas a trama é linear.

Somente no prólogo o modo de abordar certos personagens têm consequências na forma com a qual você consegue certa informação. Há algumas opções sobre como adentrar um local ou conseguir certas pistas e essas dependem da forma que você conversa com os personagens. Então não importa muito a forma como você trata os personagens, porque o jogo irá terminar da mesma maneira. 

Tratar bem os personagens, porém, é algo natural já que eles são muito bem construídos. A personalidade de cada um e suas histórias são envolventes, tornando-os muito reais.

As escolhas nos diálogos em Backbone dão a impressão de que a trama pode ser alterada
image-276849
O sistema de escolhas no diálogo dá a entender que você pode mudar a trama

A trama também envolve, com o jogador querendo saber a próxima pista e descoberta de Lotor e Renee, mas somente até certa altura. Uma mudança brusca acontece no roteiro e as coisas vão para outro patamar, algo quase sobrenatural, o que acabou quebrando as minhas expectativas.

Backbone possui uma arte pixel e uma trilha sonora que são características e marcantes. Em uma cena, por exemplo, uma música toca no fundo enquanto os personagens se reúnem em volta da fogueira. Eu podia pular e continuar a trama, mas permaneci escutando a canção até o final da cena. O jogo pode ser finalizado em cinco horas e, apesar de ser um tempo curto, algumas dessas características ficaram guardadas na minha memória.

Infelizmente, Backbone não possui legendas em Português-BR e sendo um game bastante focado na narrativa, ele se torna excludente para quem não domina muito o inglês. Para quem tem mais facilidade com a língua, vale a pena apreciar e conhecer o jogo investigativo.

Backbone está disponível somente no PC inicialmente, via Steam, GOG, Epic Store e Game Pass.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Bela Pixel Arte
  • Trilha sonora marcante
  • Personagens carismáticos

Negativo

  • Trama dá a entender que depende de escolhas, mas é linear
  • Sem legendas em PT-BR

Resumo

Backbone é um game investigativo que acompanha Howard Lotor em uma trama cada vez mais sinistra (e estranha), tendo personagens carismáticos, além de uma bela trilha sonora e pixel arte.
8.5

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.