Análise | Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Análises PC PS4 Switch
8

Ótimo

Os animes são uma parte crucial da cultura japonesa e isso ficou evidente durante a cerimonia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, quando foi apresentado um vídeo sobre as Olimpíadas de Tóquio. Além da presença do até então primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, caracterizado como Super Mario Bros., Tsubasa Ozora (nosso Oliver Tsubasa) e diversos personagens de desenho marcaram presença no vídeo.

O jogo para representar um símbolo

O motivo para o Capitão Tsubasa ter participado de um evento esportivo dessa magnitude é porque, assim como Goku e Pikachu, o personagem é um símbolo que inspirou gerações. Captain Tsubasa: Rise of New Champions foi feito exatamente para esse público.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions o símbolo

Com uma longa lista de antecessores em sua franquia de videogames, Captain Tsubasa sempre buscou trazer personagens, histórias e sua realidade alternativa, onde o futebol é recheado de jogadores obstinados e com super movimentos, para agradar seus fãs. Nesse quesito, Captain Tsubasa: Rise of New Champions não deixou nada de fora.

A jornada do campeão

O jogador pode acompanhar Tsubasa e todos os personagens do anime em sua jornada desde a busca pelo tricampeonato nacional do Nankatsu até o Mundial de Juniores. Cada jogo conta com momentos do anime dentro e fora do campo, o que pode ser exaustivo depois de algumas interações no meio das partidas, mesmo que sejam parte essencial da franquia e sirva para revelar as motivações de cada personagem.

A alma de Captain Tsubasa

Com uma abordagem bem diferente de PES e FIFA, o jogo tem uma mecânica muito focada nos momentos decisivos no ataque e na defesa. Cartões vermelhos e amarelos não existem no jogo, por isso não existe a preocupação com entradas perigosas para tomar a bola dos adversários. Os jogadores no ataque devem se concentrar no timing correto para correr, driblar e carregar sua barra de super chute para marcar gols. Por outro lado, a defesa deve evitar dribles e impedir que os poderosos chutes atinjam seus goleiros.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions a alma

Os super movimentos são a alma do jogo e tem uma importância vital para o sucesso dos times. Os fãs podem sentir toda a adrenalina de reviver momentos importantes do desenho. Temos os potentes chutes de Trivela de Tsubasa, o Chute do Tigre de Hyuga bem como uma gama enorme de dribles, chutes combinados, defesas especiais e outros movimentos.

Cada time apresenta um desafio diferente a depender de seus personagens principais e suas motivações dentro e fora de campo. Alguns deles até mudam de comportamento no segundo tempo da mesma partida.

Um jogador para o banco de reserva

No modo história, os personagens principais adquirem suas marcas registadas a cada partida, ganhando cada vez mais habilidades durante os torneios. Seu jogador personalizado, que pode ser criado no episódio “Novo Herói”, também pode evoluir pelo desempenho durante as partidas e adquirir movimentos de outros personagens por meio de um sistema de cartas de amizade. Nesse sistema o jogador deve aumentar seus pontos de amizade por meio de interações com os personagens do desenho até atingir certo nível.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions o que é dispensável

Infelizmente, assim como no próprio anime, é difícil conseguir desenvolver um personagem realmente original que tenha características físicas e movimentos próprios. Isso torna a criação do personagem dispensável, mesmo que a mecânica de criação permita personalização de movimentos e atributos sem travas.

Outra questão que pode ser inconveniente é que muitas interações da história não podem ser simplesmente ignoradas, mesmo que seja uma segunda tentativas de vencer o time adversário. Além de enfrentar os inimigos em campo, o jogador terá que lutar contra algumas partes da história onde gols são feitos instantaneamente ou defesas são inevitáveis.

Conclusão

A história para o mangá de Captain Tsubasa, que foi criada em meados do anos 1980, pode ter envelhecido mal mas a jornada de Tsubasa Ozora inspirou muitos fãs. Rise of New Champions é nostálgico, traz exatamente a mesma sensação que o anime passava, só que de uma forma mais interativa. É importante ressaltar que, mesmo com sua história rasa, animação limitada e outros defeitos em relação a outros tipos de games de esporte, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um título indispensável para seu nicho de mercado.

Positivo

  • História fiel ao anime que o inspirou e cenas nostálgicas
  • Mecânicas de super chutes e movimentos especiais com boa animação
  • Jogabilidade adequada e divertida
  • Cada time apresenta um desafio diferente para o jogador
  • Indispensável para fãs de Super Campeões

Negativo

  • Criação de personagem dispensável
  • Partes da história não podem ser puladas
  • Pode não agradar a pessoas que não assistiram ao anime

Resumo

Captain Tsubasa: Rise of New Champions trouxe tudo o que os fãs da série gostam: Uma história fiel ao anime, super chutes, a jogabilidade clássica e times com características e desafios únicos. Infelizmente, apresenta uma mecânica de criação de personagem dispensável, muitos textos que não podem ser pulados e pode não atrair outros tipos de jogadores.
8

Ótimo

Aparentemente fragmentado, geralmente atarefado mas certamente engajado, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta "arte" influencia os indivíduos.