fbpx

Análise | Cris Tales – Use o passado e futuro ao seu favor

Análises PC PS4 PS5 Switch Xbox One Xbox Series
8

Ótimo

Cris Tales é um game desenvolvido pela Dreams Uncorporated e distribuído pela Modus Games que segue Crisbell, uma garota que vive sua vida pacata em um orfanato até que sua cidade é invadida. Em meio a todo o furor, ela descobre que é uma Maga do Tempo e impedir a Imperatriz é seu destino. Com ajuda de alguns amigos, ela parte em busca de murais sagrados nas catedrais que guardam o segredo da evolução dos seus poderes, necessários para derrotar a Imperatriz do Tempo.

Passado, presente e futuro: tudo junto

A mecânica de Cris Tales que chamou a atenção desde a sua demonstração foi a possibilidade de ver passado, presente e futuro em uma mesma tela. Então as ações que você faz no passado e presente podem ser observadas imediatamente no futuro. Para realizar as viagens e interações com o passado você precisa de Matias, o seu sapo falante, que pode interagir com personagens quando eles tiverem o símbolo do sapo estiloso.

A utilização do salto no tempo, porém, requer um pouco de paciência. Quando Crisbell corre, Matias tenta acompanhá-la e portanto, em alguns momentos, você terá de esperá-lo alcançar a protagonista para enfim utilizar o recurso. Algumas vezes ele simplesmente some e você deve mudar de área para fazê-lo aparecer de volta.

Passado, presente e futuro podem ser vistos em uma única tela em Cris Tales
image-277808
Passado, presente e futuro podem ser vistos em uma única tela

O salto também pode ser utilizado no combate. Ao deixar um inimigo com o status de veneno e usando o salto para o futuro, o dano que seria recebido nos turnos é somado, causando um massivo estrago. Esse é somente um exemplo de como os saltos podem ser utilizados e eles podem ajudar a finalizar o embate de maneira mais rápida.

O combate não traz muito desafio se você for alguém que gosta de explorar. Me recordo das vezes em que morri em combate e foram duas ou três em todas as 27 horas jogadas. Não é possível trocar a sua arma, mas é recomendável melhorá-la na loja da Elizabeth (uma em cada cidade com irmãs muito parecidas). Outros equipamentos como anéis e sapatos podem ser encontrados pelo mapa oferecendo mais defesa, dano e outras vantagens.

Todas as missões importam em Cris Tales

Normalmente em um RPG, existe a missão principal e missões secundárias onde nessa última você consegue equipamentos e dinheiro, mas não são necessariamente obrigatórias para o desfecho do game. Em Cris Tales também existem missões secundárias além da principal, a diferença é que finalizá-las é decisivo para um melhor resultado na missão principal.

Cada região possui suas missões secundárias e antes de enfrentar o vilão de cada região, você deve finalizá-las, não sendo possível realizá-las depois. Realizar somente a missão principal e correr para finalizar o game é possível, mas o futuro será pouco alterado se isso ocorrer. Tem uma criança doente na cidade? É melhor arrumar um remédio, pois ela pode se tornar alguém muito importante para o local no futuro.

Esse é um ponto positivo em Cris Tales, com as missões secundárias você descobre mais sobre a região, personagens e claro, acrescenta algumas horas no montante final da gameplay.

Pequenas mudanças poderiam tornar a experiência melhor

Cris Tales é um jogo bem lapidado no geral, mas algumas mudanças poderiam tornar a experiência melhor. Joguei no Xbox One e o jogo tem muitos carregamentos que se tornam cansativos com o tempo. Existe carregamento para entrar no combate e para sair dele. Isso torna os encontros com monstros lentos. Recomendo, se possível, experimentar o game nos consoles da nova geração, onde isso não deve ser um problema.

Outro pequeno detalhe é o mapa. Ao nos aproximarmos de uma nova área que pode ser acessada, só sabemos o nome da mesma depois de entrar, o que pode ser trabalhoso em missões onde você deve voltar nos locais que já visitou. Normalmente eu não me lembrava onde era, então tinha que entrar na área, acessar o menu para verificar o nome do local e se não fosse o correto, sair e voltar a procurar.

Em Cris Tales inimigos são divididos em dois lados para usarmos passado e futuro contra (e as vezes a favor) deles
image-277809
Inimigos são divididos em dois lados para usarmos passado e futuro contra (e as vezes à favor) deles

No combate também podem acontecer algumas confusões. Alguns monstros são maiores que outros, então muitas vezes você pensa que havia selecionado um inimigo, quando estava na verdade focado no de trás. Ajudaria se o inimigo maior estivesse posicionado de forma a não cobrir seus aliados.

E o que pode afastar muitos jogadores é o fato do jogo não possuir legendas e interface em Português-BR, excluindo quem não tem conhecimento da língua inglesa.

Conclusão

Cris Tales traz uma mecânica de jogo interessante onde suas ações no passado podem ser observadas imediatamente no presente. Completar todas as missões dão uma sensação de trabalho bem feito ao fim do jogo. Alguns detalhes, porém, poderiam deixar o jogo ainda melhor.

Cris Tales está disponível no PC via Steam, Epic Games Store e GOG, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Game Pass, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Arte memorável
  • Sistema de controle do tempo é interessante
  • Todas as missões importam

Negativo

  • Algumas pequenas mudanças poderiam melhorar a gameplay
  • Sem legendas em PT-BR
  • Jogabilidade lenta em alguns momentos

Resumo

Cris Tales trabalha com passado, presente e futuro de forma interessante e nos permite ainda usar o sistema em combate, além das missões. Um RPG onde as missões secundárias importam tanto quanto as missões principais. Algumas mudanças, porém, poderiam deixar a experiência ainda melhor.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.