fbpx

Análise | Eldest Souls, um soulslike de respeito

Análises PC PS4 PS5 Switch Xbox One Xbox Series
9

Incrível

Eldest Souls é um soulslike focado na luta contra chefes. O personagem, com ajuda de uma grande espada, segue de boss em boss, que são deuses tomados pela corrupção do mundo, com o objetivo de trazer a desejada e aguardada paz aos humanos.

O foco do game é o combate e por ser inspirado em Dark Souls, você pode esperar lutas desafiadoras e claro, muitas mortes. O jogador detalhista também pode procurar pequenos pontos brilhantes pelo mapa, itens que são usados em quests secundárias ao encontrar alguns sobreviventes. 

O combate simples e preciso de Eldest Souls

De início, você já possui todos os golpes que irá utilizar em toda a sua jornada em Eldest Souls. A espada é a única arma, o que significa que o jogador precisa sempre se aproximar do chefe para atacar. Uma pena, pois seria interessante se o jogo tivesse uma variedade maior de equipamentos, como arcos ou magias, fazendo com que a duração do game multiplicasse. 

Um ponto interessante é que não existem itens de cura. A única forma de recuperar sua vida na luta contra o chefe é usar um ataque carregado, que cura parte do seu HP. Ou seja, você precisa atacar, sempre, se quiser sobreviver. Além de curar, o ataque carregado pode descarregar toda a energia em um único golpe poderoso, chamado Explosão Sanguínea. E você pode desviar dos ataques dos chefes com três cargas de impulso.

Esses são basicamente todos os comandos necessários para derrotar os chefes em Eldest Souls. Mas não se engane pensando que o primeiro chefe é como o último. A cada boss derrotado, você recebe um ponto de habilidade e uma partícula. 

Fique atento aos pontos brilhantes pelo mapa em Eldest Souls
image-277220
Fique atento aos pontos brilhantes pelo mapa

Pontos de habilidades

Os pontos de habilidades podem ser utilizados em três árvores de habilidades distintas que definem o estilo de luta. A árvore do Trespasse dos Ventos é focada em um ataque rápido, a do Corte Colérico é focada em causar o máximo de dano possível e a do Contra Ataque, como o nome diz, é focada em utilizar o ataque dos inimigos ao seu favor. 

Não é permitido usar pontos de habilidades em duas árvores diferentes, então você deve definir seu estilo de luta para o combate. Felizmente você pode trocar à vontade o estilo de luta, podendo distribuir seus pontos quantas vezes forem necessárias. 

No meu caso, utilizei o Contra Ataque de princípio, mas depois que descobri o Corte Colérico, permaneci com esse estilo até o final.

Escolha seu estilo de luta em Eldest Souls
image-277221
Escolha seu estilo de luta

As partículas e Infusões

As partículas obtidas nos chefes podem ser utilizadas em espaços específicos na parte de habilidades. Os ataques que citei de início, o ataque carregado, impulso e explosão, podem ser melhorados com as partículas. Cada partícula fornece uma vantagem diferente. Um novo ataque e/ou habilidade pode ser desbloqueado ao equipar a partícula em um espaço específico. 

E, ao completar uma linha da árvore de habilidade escolhida, você ganha mais um espaço para as partículas. Isso faz com que o estilo de luta seja variado, apesar do jogador possuir ataques limitados à sua disposição. É sempre importante ler o que cada partícula faz em cada espaço, pois algumas dão algumas vantagens em troca de desvantagens. 

Felizmente, o jogo é totalmente localizado para o Português-BR, permitindo ao jogador escolher com precisão onde utilizar seus pontos de habilidades e partículas.

Os chefes de Eldest Souls

Eldest Souls é um jogo curto, que pode ser terminado em apenas três horas pelos jogadores habilidosos. Particularmente, demorei um pouco mais de dez horas para finalizá-lo, pois alguns chefes foram realmente desafiadores.

Um ponto positivo é que a dificuldade do chefe é muito definida pelo estilo do jogador. Normalmente sou uma jogadora cautelosa, que procura desviar do máximo de ataques possíveis e atacar somente nas aberturas. Por isso, senti muita dificuldade no chefe chamado Zelador da Pureza. 

Porém, jogadores que atacam com furor, não se importando tanto com o dano recebido, não consideram esse o boss mais desafiador. Para esses jogadores, o Drakmur é o chefe a ser temido, no qual não senti tanta dificuldade.

No total são nove chefes a serem superados, incluindo o que serve como um tutorial para o combate. O importante é nunca desistir, por mais que você morra diversas vezes e gaste algumas horas em um mesmo oponente.

Um dos desafiadores chefes de Eldest Souls
image-277222
Um dos desafiadores chefes

Conclusão

Apesar de ser curto, Eldest Souls pode acabar se tornando longo, dependendo da dificuldade e o tempo para derrotar cada chefe. Os ataques simples não significam um combate limitado, pois o jogo fornece diferentes estilos de luta que podem ser personalizados com as partículas obtidas em cada oponente. Um game desafiador e um título obrigatório para os fãs soulslike.

Eldest Souls está disponível atualmente no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC, via Steam.

*Essa análise foi feita com chave do PC gentilmente fornecida pela United Label.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Combate bastante desafiador
  • Estilos de lutas diferentes, somados com as partículas proporcionam uma personalização única de combate
  • Localização em Português - BR
  • Chefes com estilos variados, trazendo níveis de dificuldade diferentes para cada jogador

Negativo

  • Poderia ter uma variedade de equipamentos, proporcionando mais horas e mais estratégias contra chefes

Resumo

Eldest Souls é um game soulslike focado na luta contra chefes que, apesar de possuir ataques simples, proporciona estilos de luta variados contra chefes cada vez mais desafiadores.
9

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.