Análise | Encodya

Análises PC
9

Incrível

Os anos 90 foram a era de ouro do gênero point and click, e muitos games da época são reconhecidos por seus fãs até hoje. Entre os jogos mais conhecidos da época, podemos destacar alguns exemplos que foram referência nesse gênero, como Full Throttle e Day of the Tentacle. Mas será que Encodya consegue fazer jus ao legado de seus antecessores?

Encodya homenageia o gênero point and click dos anos 90
image-273407
Encodya homenageia o gênero point and click dos anos 90

A experiência oferecida pelo jogo Encondya, lançado no dia 26 de janeiro desse ano, veio para homenagear todos os seus antecessores no point and click e trazer nostalgia a muitos jogadores de PC que viveram essa época. Para representar esse legado, sua equipe de desenvolvimento não poupou esforços em ressaltar as características que fizeram desse estilo de quebra-cabeças relevante.

A estética cyberpunk e suas ambientações

Uma das primeiras características que chama a atenção em Encodya é sua ambientação em um futuro próximo situado na distópica Neo-Berlim. Seu design repleto de luzes neon, com muita poluição visual e construções decadentes consegue trazer uma mistura de beleza e opressão aos seus cenários.

A Neo-Berlim de Encodya consegue ser bela e opressiva ao mesmo tempo
image-273408
A Neo-Berlim de Encodya consegue ser bela e opressiva ao mesmo tempo

Os momentos que mais destacam os cenários do jogo podem ser apreciados ao anoitecer de Neo-Berlim, quando suas construções são iluminadas pelas luzes da cidade. Mas é importante ressaltar que outros ambientes também compõem a experiência mais a frente da história.

Efeitos sonoros imersivos de Encodya

Outro componente vital para a ambientação do jogo foi o uso de efeitos sonoros 3D muito bem implementados. Logo que a tela inicial do jogo é carregada, podemos ter um vislumbre da imersão que nos espera. Sons de carros voadores no fones de ouvido ou na caixa de som do jogador acompanham a movimentação dos objetos de um lado a outro da tela, enquanto gotas de chuva persistentes são ouvidas ao atingir o asfalto criando uma imersão dentro dessa cidade distópica.

Luzes neon, sons de chuva e barulhos da cidade colocam o jogador em Neo-Berlim
image-273409
Luzes neon, sons de chuva e barulhos da cidade colocam o jogador em Neo-Berlim

História cativante apesar do ritmo característico do gênero

A história de Tina e Sam-53 consegue ter momentos surpreendentes em sua narrativa, mesmo que o início demore um pouco para fisgar o interesse do jogador. Inicialmente, as missões parecem servir como um tutorial para que o usuário possa se acostumar com a jogabilidade, mas isso pode ser um pouco monótono.

Depois de certo tempo jogando, a história começa a ganhar um ritmo melhor e suas ações passam a ter maior impacto.

Encodya traz o melhor e o pior do pont and click

Assim como seus antecessores, esse estilo de game exige olhos atentos, criatividade, boa memória (ou um caderno) e tempo. Dessa forma, Encodya se beneficia de várias características positivas e sofre com algumas negativas em relação ao gênero.

Inspirado por mecânicas arcaicas, a interatividade de Encodya é superficial e por vezes leva a monotonia. Ao mesmo tempo, essas mecânicas trazem nostalgia àqueles que jogaram Full Throttle, Day of the Tentacle e outros clássicos da época.

Apesar disso, os desenvolvedores não deixaram de ser criativos quando incluíram interatividades únicas para SAM e Tina, o que consegue ser um progresso em relação às mecânicas de seus antecessores.

Fazia muito tempo que eu não fazia anotações em cadernetas para conseguir resolver quebra-cabeças em games. Alguns trocadilhos de NPC’s também me trouxeram belas recordações, mas imagino que novos jogadores podem simplesmente não entender a maior parte das referências.

Conclusão

A aventura oferecida por Encodya é indispensável para fãs do gênero point and click que estejam em busca novos desafios. Mesmo que sua história possa ser um pouco entediante nos momentos iniciais da experiência, a jornada de Tina e SAM-53 consegue fisgar sua audiência. Sua ambientação e o trabalho cuidadoso com efeitos sonoros e arte conseguem beneficiar a imersão nessa aventura nostálgica e cheia de referências.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Arte da ambientação belíssima
  • Design de efeitos sonoros imersivo
  • Essencial para fãs de point and click
  • Nostálgico e repleto de referências
  • Entrega o que vende

Negativo

  • A história pode ser monótona no início
  • Pode não agradar jogadores mais novos

Resumo

Encodya oferece uma ambientação cyberpunk belíssima, com efeitos sonoros imersivos e é essencial para fãs de point and click. Nostálgico e repleto de referências, pode ter uma história monótona no início e não agradar jogadores mais jovens, mas entrega o que vende.
9

Incrível

Aparentemente fragmentado, geralmente atarefado mas certamente engajado, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta "arte" influencia os indivíduos.