Análise | Far Cry 5: Horas de Escuridão

Análises PC PS4 Xbox One
8

Ótimo

Um pouco antes do lançamento do Far Cry 5, foram revelados os detalhes do Season Pass que inclui 3 DLC’s. O primeiro deles, Horas de Escuridão, que foi lançado no dia 5 deste mês, nos leva para uma aventura no Vietnã ao estilo Far Cry. Com a data de lançamento revelada, foi dito que jogaríamos com Wendell Redler, o Red que nos dá a missão de coletar os isqueiros em Far Cry 5. Talvez seja ele mesmo, mas o apelido pelo qual somos chamados em Horas de Escuridão é Cowboy, já que ele era o responsável por manejar a arma no helicóptero.

Tudo começa seguindo o padrão nos Far Cry: com algo dando errado. O helicóptero de Cowboy é abatido e ele é feito prisioneiro, vendo em seguida um de seus companheiros morrer nas mãos dos vietcongues. Por sorte ou destino, um ataque aéreo acontece em seguida e Cowboy consegue escapar. Agora ele tem de chegar até o outro extremo do mapa, no ponto de extração, para escapar do Vietnã.

Escapar é a missão principal, mas não é a única coisa disponível no mapa. Você pode resgatar alguns colegas que estão prisioneiros, acabar com a propaganda vietcongue, coletar isqueiros de soldados abatidos, além de acabar com a defesa antiaérea. Esse último não é necessariamente obrigatório, porém ajuda muito se você o fizer, pois você pode comandar ataques aéreos em bases vietnamitas, algo que não pode ser feito com defesas antiaéreas ativas. Resgatar os prisioneiros também pode ser vantajoso, já que eles se tornam companheiros e lutam ao seu lado em um sistema parecido com as Armas de Aluguel no Far Cry 5, com uma diferença: se o seu companheiro morrer, não há volta.

Se tratando de uma DLC, não temos uma árvore de habilidades, mas há uma mecânica que compensa. O Instinto de Sobrevivência tem quatro níveis que aumentam conforme você mata inimigos sorrateiramente. Os níveis Adrenalina, Fantasma, Sexto Sentido e Predador lhe dão vantagens diferentes, como marcar inimigos automaticamente e fazer menos barulho ao correr. Quando você é detectado, você perde as vantagens. Isso ajuda bastante a tornar as coisas mais fluidas e fáceis de ser executadas, para quem gosta de ser sorrateiro.

Essa primeira DLC não traz uma grande diferença da franquia. Ainda sentimos que estamos jogando Far Cry, o que não é algo ruim. Talvez as próximas, por terem como inimigos zumbis e alienígenas sejam diferentes.

Completando 100% do mapa, Horas de Escuridão tem o total de três horas e meia de jogo. Essas horas compensam e trazem uma boa diversão para quem estava com saudade de explorar, matar, coletar e explodir ao estilo Far Cry.

8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.