Análise | Far Cry New Dawn

Análises PC PS4 Xbox One
5

Mediano

Um colorido, porém raso e cansativo Far Cry.

A série Far Cry está de volta, dessa vez trazendo uma continuação direta do último game. Far Cry New Dawn acontece 17 anos após os acontecimentos finais de Far Cry 5 e traz um mundo pós apocalíptico colorido e violento.

Como é uma continuação direta, fica difícil falar de New Dawn sem dar detalhes do final de Far Cry 5, assim fica o aviso de spoilers caso você não tenha jogado. Após o final onde uma bomba nuclear dizima Hope County, estamos de volta em um mundo surpreendentemente bem colorido, levando em conta as circunstâncias. Comunidades se estabelecem e a que seguimos em Far Cry New Dawn é a Prosperity, comandada por Kim Rye, esposa de Nick Rye, personagem bastante presente em Far Cry 5, e sua filha Carmina, que o jogador ajuda no nascimento no jogo anterior.

Elas pedem ajuda de Rush, líder de um grupo que ajuda a melhorar tais comunidades e no trem, a caminho de Hope County, os Salteadores, liderados pelas gêmeas Mickey e Lou, atacam e matam a maioria dos passageiros, restando somente o personagem controlado pelo jogador e o próprio Rush. O objetivo então é, além de melhorar a comunidade de Prosperity, impedir que as gêmeas a prejudique.

Uma das gêmeas olhando para a câmera com sangue por todo o rosto. Ela é negra de cabelos loiros.

Far Cry New Dawn é o primeiro jogo da franquia a trazer acontecimentos diretos do jogo anterior e isso é um ponto positivo. O game utiliza parte do mesmo mapa de Far Cry 5 e com isso podemos ver lugares que visitamos no game anterior, mas mudados, destruídos em sua maioria, mas ainda assim reconhecíveis. Alguns personagens também estão de volta, um pouco mais velhos, como Nick já citado e também temos Padre Jerome, Hurk, além claro, de Joseph Seed.

Porém, um ponto que não agradou no último Far Cry está de volta: a personagem muda. Seu personagem é praticamente um avatar e não tem falas ou reações diante dos acontecimentos do game. Mais uma vez você pode escolher entre feminino e masculino, mas a escolha não tem qualquer impacto. Seu personagem é tão alheio aos acontecimentos que, mesmo tendo sido responsável pelos grandes acontecimentos em Far Cry 5, ele não é sequer citado, pois não tem nome.

Área de seleção entre personagens femininos e masculinos no Far Cry New Dawn

Como já dito, o mapa de Hope County em Far Cry 5 é reaproveitado em New Dawn, não completamente, é um mapa claramente menor, até porque Far Cry New Dawn é um jogo menor. O game acaba em algumas horas se você optar seguir com as missões principais e mesmo fazendo outras missões, essas horas não se estendem muito. Há três tipos de missões que podem ser feitas em Far Cry New Dawn: Principais, Armas de Aluguel e Expedições. Vou falar um pouco de cada uma delas a seguir.

As armas de aluguel estão de volta, sendo 6 personagens e 2 animais que você pode chamar para lhe ajudar. É claro que temos a opção de um cachorro novamente (Timber dessa vez) e nesse ponto a Ubisoft ouviu nosso clamor e agora o melhor amigo do homem pode entrar em veículos. Um ponto novo e interessante nas armas de aluguel são habilidades adquiridas pelos mesmos quando vão acumulando eliminações. Timber, por exemplo, ao acumular 40 eliminações marca inimigos e recursos ao seu redor, o que o torna muito útil e foi bastante utilizado por mim. As missões para adquirir os mesmos estão espalhadas pelo mapa e você pode descobri-las explorando ou conversando com certos NPCs, mesmo método utilizado no Far Cry 5.

Imagem do cachorro Timber sentado no banco do passageiro de um veículo.

As Expedições são originais do New Dawn. Ao evoluir Prosperity você pode escolher diversas melhorias, como melhores armas, melhores veículos e outros. Um deles é a Expedição que permite que você viaje para outros locais para roubar recursos. É uma missão rápida e simples onde você deve adentrar em uma fortaleza e roubar um pacote. As Expedições dão itens exclusivos para a criação de certas armas poderosas, então você precisa fazer algumas delas caso queira passar pelas missões Principais, por exemplo, com mais facilidade.

Falando em missões Principais, por ser um jogo muito rápido, elas acabam se tornando rasas e com pouco significado. É a primeira vez em Far Cry que temos irmãs como vilãs, mas Mickey e Lou não foram bem trabalhadas, infelizmente. A história envolve o Novo Éden só que dessa vez em um modo diferente e que tinha potencial, mas tudo parece muito corrido em Far Cry New Dawn tornando os eventos esquecíveis.

Joseph Seed sem camisa oferecendo uma maçã ao jogador. Ele é branco com barba e cabelos grisalhos.

Além das missões há outros eventos no mapa, como os Postos Avançados, elemento comum na franquia. Só que dessa vez o sistema dos mesmos está um pouco diferente. Ao libertar um posto inimigo, você tem a opção de explorá-lo para conseguir mais recursos. Os postos fornecem etanol que é extremamente útil para melhorar Prosperity. Explorando o posto, inimigos mais fortes o tomam, mas ao libertá-lo mais uma vez você consegue mais etanol. Os Postos Avançados tem 3 níveis, cada um com inimigos mais difíceis e mais alarmes do que o anterior. Porém, não achei que a tarefa de libertar os postos fosse algo divertido, depois de um tempo ela se torna repetitiva e só consegui etanol o suficiente para melhorias importantes.

Também existem animais nessa nova Hope County. Eles estão um pouco diferentes do que conhecemos, devido a radiação. Alguns são albinos e outros possuem uma pele com uma crosta pigmentada de verde ou amarelo. O incentivo de caça desses animais é praticamente nulo. No meu caso isso não é um problema, mas pra quem gosta de caçar para evoluir o personagem de alguma forma, pode se decepcionar.

Imagem de uma arma mirando em um urso com alguns pontos verdes na pele.

Far Cry New Dawn traz a continuação de Far Cry 5, do qual gostei muito. Mas ele é só uma sombra do que poderia ser. Ele acaba sendo raso, cansativo e no final torna-se esquecível. O que é uma pena, pois fica claro que o jogo tinha potencial em sua história e personagens.

Positivo

  • Mesmos personagens do último Far Cry pela primeira vez
  • O cachorro finalmente consegue entrar em veículos

Negativo

  • História rasa e personagens mal aproveitados
  • Personagem jogável muda e sem reação
  • Mapa com eventos repetitivos e cansativos

Resumo

Um colorido, porém raso e cansativo Far Cry.
5

Mediano

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.