Análise | Haven

Análises PC PS4 PS5 Switch Xbox One
8

Ótimo

Haven conta a história de um casal, Yu e Kay, que fogem de um sistema que define quem eles devem casar, para ficarem juntos. Eles viajam para Origem, um planeta dividido em pequenas ilhas, usando o Ninho, uma nave que Yu construiu. Ela é engenheira e ele é biólogo e ambos planejam permanecerem juntos, torcendo para não serem encontrados e mandados de volta.

Porém, Origem acaba sendo diferente do que imaginavam. Era pra ser um planeta solitário, mas aparentemente ele foi colonizado em algum momento do passado. E muitas das ilhas estão tomadas por algo chamado de ferrugem, que deixa as criaturas antes dóceis, nervosas e hostis.

Haven possui um começo difícil

Ao iniciarmos Haven, as coisas parecem muito complicadas. Não há um mapa para se orientar, então fica difícil saber onde é a entrada da ilha e onde supostamente é a saída, o caminho para continuar a exploração. Portanto de início o jogo não é convidativo para exploração.

As coisas melhoram quando você finalmente recebe um mapa e consegue combinar os ataques do casal. Aprender a cozinhar também pode salvar sua vida.

Jogando acompanhado

Você pode jogar Haven sozinho ou acompanhado de alguém especial. Digo alguém especial porque frequentemente você irá se deparar com cenas de sexo ou de cunho sexual. Pode ser um tanto constrangedor dependendo de com quem se joga. Joguei com meu marido, então deu tudo certo.

O combate em dupla é bem executado, onde os companheiros devem combinar o ataque para ter um resultado melhor. Infelizmente não posso dizer o mesmo da movimentação. A exploração de Haven é feita com o uso de botas de fluxo, então você praticamente desliza pelo mapa. Ela não é independente, ou seja, cada jogador não tem controle sobre seu personagem durante a corrida, ou deslize, quando um toma a frente acaba por controlar ambos. Outro problema é que enquanto o personagem desliza pelo local, não é possível virar a câmera para ver os arredores, o que torna a movimentação um tanto difícil.

No combate em Haven, combos são usados para causar maior dano
image-272403
No combate, combos são usados para causar maior dano

Cozinhar, plantar e fabricar em Haven

A principal missão em Haven é encontrar peças pelo mapa para reparar o Ninho depois de um acidente. Ao explorar, o jogador também encontra recursos para usar na cozinha. Há diversas combinações que podem curar e aumentar a conexão entre Yu e Kay.

Com o tempo o casal consegue se estabelecer ao criar a própria estufa e jardim, isso torna mais fácil a coleta de recursos para a cozinha. Outro item que pode ser encontrado no mapa são fragmentos de ferrugem, que podem ser obtidos ao limpar as ilhas infectadas. Eles servem para fazer as melhorias no Ninho, além de itens que curam durante a batalha e melhoram atributos como força e velocidade.

Combinar ingredientes é a chave para criar novas receitas em Haven
image-272404
Combinar ingredientes é a chave para criar novas receitas

Melhorando a conexão do casal

Após as batalhas e ao final de cenas, a barra de conexão do casal é melhorada. Depois de cheia, é possível usar um recurso presente na cozinha, onde Yu e Kay comemoram tomando uma bebida de uma fruta local. Com isso, os atributos do casal são melhorados, como dano e saúde máxima. Porém, não há um indicador de como fazê-lo, então demorei um pouco até melhorar meus atributos.

A história de Haven é contada com cenas entre o casal
image-272405
A história de Haven é contada com cenas entre o casal

Decisões devem ser tomadas e a motivação de um dos dois é aumentada de acordo com as escolhas, o que melhora ainda mais a conexão. Inclusive, essas escolhas podem ocasionar em dois finais.

Haven é um jogo divertido, desafiador em alguns momentos e com uma história gostosa de se acompanhar. Jogando acompanhado, ou não, vale a pena tentar salvar Yu e Kay de um sistema opressor.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Cooperativo para jogar com alguém especial
  • Diversas tarefas, como cozinhar, fabricar e plantar
  • História com momentos fofos e envolventes

Negativo

  • A câmera fica travada ao deslizar pelo mapa
  • Não é muito bem explicado como melhorar seus atributos

Resumo

Ajude Kay e Yu a ficarem juntos enquanto explora a Origem e descubra os mistérios por trás deste planeta coberto de ferrugem.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.