fbpx

Análise | Just Dance 2022 – uma jornada dançante e divertida

Análises Xbox One Xbox Series
8

Ótimo

Posso não ser um dançarino, mas com certeza aprecio o divertido Just Dance. Fico empolgado ano após ano com cada edição do jogo, e a promessa de inovação no repertório, nos modos e nas coreografias. Acompanho a série desde o Wii, passando pelo Wii U, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e agora Xbox Series. Desde a edição 2020, vejo o jogo como um excelente party game, feito para quem curte uma boa música, diversão com os amigos e sair do sedentarismo de jogar sentado.

O game possui uma seleção de 40 músicas, além das oferecidas no serviço pago Unlimited

A edição 2022 traz os modos Just Dance, Quick Play, Kids e World Dance Floor. Este último é o modo online onde disputamos contra dançarinos de todo o mundo. O multiplayer está presente em todos os modos, precisando apenas que cada jogador traga seu próprio celular para conexão direta com o aplicativo Just Dance Controller, que funciona como os antigos Wiimote do Wii ou os atuais Joy-Cons de Switch. A versão que testamos foi a do Xbox. Utilizamos o Xbox Series S por um momento. Mas a diversão mesmo foi jogar no antigo Xbox One Fat, utilizando o tradicional senso de movimento Kinect.

Com toda a certeza, a melhor forma de jogar continua sendo com o Kinect. A liberdade oferecida pelo sensor aumenta a diversão, trazendo uma precisão maior dos movimentos e uma pontuação mais precisa para os jogadores mais “hardcores“. Já utilizar o aplicativo Just Dance Controller oferece uma experiência comum aos jogadores de longa data do Wii, que é transformar seu celular em um controle de movimentos. Algo acessível que permite a qualquer um aproveitar a diversão do jogo de dança rítmica.

O app Controller permite que todos possam curti uma boa festa no Just Dance

Copiar, colar e dançar

Assim como a edição 2021, o Just Dance deste ano reprisa o mês o formato de menus do jogo. É tudo muito igual com o que vimos em anos anteriores. Se for por inovação visual, aqui não temos um bom motivo para migrar de um ano para outro.

Como sempre, o grande chamariz é a setlist dos sucessos dançantes. A edição 2022 tem os maiores sucessos musicais da atividade, além de velhos sucessos do passados remixados. É uma playlist para todos os gostos e estilos. São 40 músicas inéditas, trazendo uma considerável lista de sucessos da atualidade.  Temos Dua Lipa, Billie Eilish, Imagine Dragons e muitos outros. Do Brasil, temos destaques como Anitta e Pablo Vittar.

Falando em nossos artistas, podemos selecionar músicas de acordo com a nacionalidade. Gosta do K-Pop, é só seguir para a lista de sucessos sul-coreanos, com destaque para BlackPink. Já na América Latina, temos Anitta, Pablo, Karol G e muitos outros artistas da região.

Aqui temos que falar sobre o serviço Just Dance Unlimited. Apesar de não ser obrigatório, o serviço de assinaturas do game oferece um catálogo gigantesco de faixas dos jogos anteriores. Assim, você pode curtir dezenas de faixas latinas em uma única playlist, que são renovadas e reimaginadas com vários temas.

Embalos dançantes da nova geração

Apesar de visualmente termos um jogo idêntico desde 2019, devemos dar o devido crédito as melhorias em cada música. Os vídeos e animações das faixas trazem algo mais nítido, com coreografias bastante criativas e divertidas. Vamos usar como exemplo a versão alternativa de Levitating de Dua Lipa. Algo que critiquei bastante na edição comemorativa de 10 anos do jogo foi a falta de nitidez nos movimentos dos dançarinos, dificultando saber exatamente o que fazer com as mãos e pés em meio a coreografia.

A nitidez e beleza dos modelos facilita na visualização dos movimentos e na pontuação

Mas a edição deste ano oferece um nível de detalhe nos modelos de dançarinos incrível, com uma nitidez belíssima. Assim, nos divertimos com a dança e com os visuais do clipe, sabendo exatamente quais movimentos replicar. Um ótimo trabalho por parte da equipe de desenvolvimento. Como um exercício, podemos comparar as músicas da edição deste ano com aquelas disponíveis no catálogo do Just Dance Unlimited. Você verá a diferença e a evolução visual do game.

Diferente do que ocorreu no ano anterior, o upgrade para de Just Dance 2022 do Xbox One para Series S|X é visível. A resolução ampliada e a otimização do FPS enchem os olhos, oferecendo um atrativo adicional ao game.

image-279595
A nitidez dos modelos de dançarinos é incrível na versão para Xbox Series S|X

Apesar da falta de criatividade nos menus do jogo, o grande problema a ser pontuado em Just Dance continua sendo seu aplicativo Just Dance Controller. Toda vez que entravamos no jogo, precisamos sincronizar o aplicativo através da inserção de um código. Algo que demorava bastante em alguns modelos de celulares. Em aparelhos do com sistema operacional Android, o aplicativo fechava e precisávamos logar novamente. Complicado cancelar todo bom desempenho de uma música simplesmente por uma falha do aplicativo.

Como de costume, a Ubisoft deve atualizar o app em breve, como ocorreu com as edições anteriores do jogo.

Just Dance 2022 mantém o legado dançante

Sendo o 13º título da série, Just Dance 2022 joga no seguro e mantém a mesma fórmula de anos anteriores: coreografias interessantes, boas músicas e a função party game. Mesmo não inovando, a título mantém a diversão dos anos anteriores. Um ponto bastante positivo é que o game não tenta empurrar para o jogador a opção de assinatura do Unlimited a todo momento, mesmo sendo uma boa adição ao repertório total de músicas.

A Ubisoft oferece uma playlist tão interessante nesta edição que o jogador pode se divertir por várias horas. Não apenas pelas 40 faixas, mas pelas coreografias divertidas, cenários interessantes e conteúdos visualmente agradáveis, que mostram que a série está preparado para o futuro.

*Análise realizada nos consoles Xbox One “Fat” (com Kinect) e Xbox Series S e X (com o app Just Dance Controller)
** Análise realizada com cópia cedida pela Ubisoft Brasil

Positivo

  • Boa seleção de músicas
  • Melhorias visuais e técnicas
  • Otimização para o Xbox Series S|X

Negativo

  • Problemas no app Just Dance Controller
  • Falta de criatividade nos menus

Resumo

Com não poderia deixar de ser, Just Dance 2022 está entre nós. Apesar de falhar em alguns pontos, o jogo de dança rítmico oferece uma incrível seleção de músicas. Além disso, o título traz melhorias visuais e técnicas incríveis, em especial nos consoles da nova geração.
8

Ótimo

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!