Análise | Life is Strange 2 – Episódio 4: Fé

Análises PC PS4 Xbox One
8

Ótimo

Essa análise se refere ao quarto e penúltimo episódio de Life is Strange 2, portanto contém spoilers dos episódios anteriores, porém sem spoilers do episódio atual.

Depois do final fatídico do terceiro episódio de Life is Strange 2, Daniel está desaparecido e Sean encontra-se em tratamento no hospital. Ele perdeu um olho na explosão de Daniel e está lidando com essa perda, enquanto é entrevistado por uma agente do FBI que procura entender os acontecimentos na plantação de maconha.

O jogo procura deixar claro em como a perda afetou Sean. Seus desenhos pioraram por causa da noção de profundidade, que mudou com a falta de um olho. Alguns momentos em primeira pessoa procuram mostrar a nova visão do irmão mais velho.

O tempo de tratamento está chegando ao fim e Sean tem o destino certo: reformatório. A situação não está boa, com a acusação do assassinato de um policial pesando em suas costas. Daniel está sendo procurado pela polícia, mas sem sucesso. Sean precisa encontrá-lo, e por isso ele foge do hospital, atrás de uma pista encontrada em seu diário.

Life is Strange 2 Sean

Comunidade

Sean acaba chegando em uma comunidade religiosa, que vem recebendo atenção por milagres recentes. Esses milagres são feitos por Daniel e seu poder, que ficou conhecido como Anjo Daniel.

Sean tenta tirar o irmão do local a força, mas sem sucesso. Ele então irá precisar de ajuda para reatar e resgatar o laço com Daniel.

Jornada

Esse episódio é muito focado em Sean e em sua jornada em busca do irmão. Somos testados muitas vezes para escolher opções que irão mostrar o quanto o jogador está disposto a enfrentar para resgatar Daniel. Ele irá ser humilhado para isso? Aceitará toda a ajuda que puder? Irá usar métodos violentos?

A questão da família Diaz é trabalhada, com conflitos sendo tratados, ou não, de acordo com as decisões do jogador. Mesmo que Daniel não esteja presente em grande parte do episódio, fiquei com a sensação de que minhas escolhas continuam impactando na formação do caráter do irmão mais novo.

Outra questão que volta a ser trabalhada, é a ascendência latina de Sean, que é tratado mais uma vez como estrangeiro por causa de sua aparência. Em um confronto à beira da estrada é impossível não ficar nervoso e ao mesmo tempo sentir medo da reação do agressor, dependendo do caminho escolhido.

O nome do episódio é muito citado, de diversas maneiras. Há uma parte focada na fé religiosa e o episódio trabalha bem a questão do extremismo religioso e o quanto ele pode ser danoso.

Life is Strange 2

A fé nas pessoas é outro ponto trabalhado. Voltar a confiar em uma pessoa é algo difícil, o que fica claro no trabalho para reatar a fé de Daniel em seu irmão. Até a fé em desconhecidos é uma grande decisão no capítulo.

O fim se aproxima

Esse é o penúltimo episódio de Life is Strange 2, portanto a jornada de Sean e Daniel está chegando ao fim. O laço dos irmãos agora é forte o suficiente? Eles irão conseguir chegar ao México? Lá é realmente onde deveriam ir e permanecer? Há como se tornarem uma família comum novamente? Como Daniel irá lidar com seu poder a partir de agora? São essas questões que o jogo ainda deixou em aberto e que espero ter a resposta no último episódio, que chega em dezembro.

Positivo

  • Bom desenvolvimento de personagem
  • Episódio consegue manter a boa trama, mesmo com a falta de Daniel
  • Escolhas e consequências fazem sentido, há o sentimento de que o caminho foi construído pelo jogador

Negativo

  • Reação de Daniel em uma cena final é um pouco incoerente

Resumo

O quarto episódio de Life is Strange 2 se foca em Sean e no crescimento no personagem.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.