A continuação de Little Nightmares chegou e depois de já nos dar um gostinho com uma prévia, o jogo completo nos dá arrepios. No primeiro game acompanhamos Six em um local com criaturas sinistras, agora é Mono o protagonista e as criaturas sinistras continuam sendo um problema a ser enfrentado em Little Nightmares II.
Pular, empurrar, agarrar e correr
Mono inicia em uma floresta que tem como parte do cenário corpos e fluídos estranhos. Não há um inimigo em si, mas há perigo com armadilhas espalhadas pelo local.
Essa primeira parte serve como uma introdução as mecânicas do game. Você pode pular e agarrar objetos no ar por exemplo. Puxar e empurrar caixas para usar como plataforma. E correr, um recurso muito necessário.
O encontro
A introdução termina quando Mono encontra uma cabana e nela uma garota presa. Essa garota é Six, aquela mesma protagonista do primeiro jogo. Ela ajuda Mono a alcançar passagens muito altas com o famoso pézinho e também pode salvar o garoto segurando-o ao pular grandes distâncias. É possível chamar Six caso ela se perca ou se distraia ou segurar a mão da garota para conduzi-la.
Little Nightmares II é tenso e muito sinistro
Little Nightmares II supera seu antecessor em muitos sentidos e um deles com certeza é a tensão. O game é muito atmosférico e sinistro, com detalhes no cenário e na trilha sonora feitos para deixar o jogador apreensivo. Cada capítulo do game possui um inimigo, uma espécie de chefe do qual Mono e Six devem escapar. Eles são cada vez mais horrendos, fazendo a tensão aumentar gradativamente em cada capítulo. Digo com certeza de que me lembrarei com detalhes de certas cenas no Hospital.
Assim como o primeiro jogo, Little Nightmares II traz algumas críticas sociais. Algumas são diretas e óbvias, como pessoas fissuradas em aparelhos de TV, outras são mais sutis e abertas a interpretação.
Little Nigtmares II oferece uma boa história, com colecionáveis!
Little Nightmares II mostra a jornada de Mono e Six, com um final que deixa o jogador pensativo e com a tendência de criar várias teorias. É um jogo onde é necessário alguém para conversar depois de terminado. Toda essa história é contada sem nenhum diálogo, o que, sempre que os jogos o fazem, acho impressionante.
Para quem gosta de explorar e descobrir segredos, o jogo conta com dois tipos de colecionáveis. Um deles são chapéus que o jogador pode colecionar e trocar o saco de papel padrão usado por Mono.
O segundo é mais sinistro. Os restos oscilantes são espécies de almas remanescentes de outras crianças que Mono pode encontrar e “coletar”.
Conclusão
Little Nightmares II entrega uma experiência marcante com atmosfera sinistra e inimigos horripilantes. Ele supera o primeiro game em vários aspectos como jogabilidade, terror e tensão. Com certeza, um dos melhores jogos de 2021.
O game está disponível para PS4, Switch, Xbox One e PC, via Steam.
Essa análise foi com chave gentilmente concedida pela Bandai Namco para o PlayStation 4.