fbpx

Análise | Minute of Islands

Análises PC PS4 Switch Xbox One
8.5

Ótimo

Minute of Islands é um game do estúdio alemão Fizbin que me chamou a atenção desde o início, com seu visual colorido, então ele faz parte de listas de “indies esperados” que você sempre encontra aqui no Pulo Duplo.

O game segue Mo, uma garota que vive no subterrâneo em meio a máquinas e engrenagens. Quando as máquinas param e o silêncio reina, Mo tem de deixar a sua casa para descobrir o que aconteceu, pois o funcionamento das mesmas é essencial para a sobrevivência das ilhas.

Esporos fatais tomam conta do ar e Mo deve verificar porque os gigantes pararam de trabalhar. Eles construíram as máquinas e as fazem funcionar de forma manual, dedicando anos de suas vidas para que os humanos sobrevivam no local. Eles deram a Mo o Omni Switch, uma poderosa ferramenta, para que ela possa ajudá-los na manutenção.

Ela então parte, com a ajuda somente da sua ferramenta e um barco, procurando uma forma de fazer tudo voltar ao normal. O Omni Switch é essencial nesse processo, pois é ele quem reativa as máquinas dos gigantes. Você também pode utilizá-lo para encontrar o caminho quando estiver meio perdido.

O Omni Switch aponta onde você deve ir em seguida para continuar sua jornada em Minute of Islands
image-276517
O Omni Switch aponta onde você deve ir em seguida

Minute of Islands tem como foco contar uma história

A jogabilidade de Minute of Islands é simples. O jogo é claramente focado na narrativa. O jogador irá encontrar alguns puzzles no caminho, mas nada muito desafiador. Em cada ilha você pode coletar memórias, colecionáveis que te dão mais detalhes sobre a vida de Mo e como ela pensa. 

O visual do game pode enganar, dando a entender de que se trata de um game bonitinho e aconchegante. Mo vive sozinha no subterrâneo, enquanto sua família vive na superfície. Eles são praticamente tudo o que restou das ilhas, o restante dos moradores ou pereceu para os esporos ou fugiram. Mas a família de Mo ficou, porque ela ficou. Preferiu ficar porque acredita que pode consertar tudo e que é o seu trabalho fazer com que todos fiquem bem.

Minute of Islands fala sobre o peso das responsabilidades que muitas vezes nós mesmos nos colocamos. A presença de Mo é cobrada pela sua família, mas ela coloca sempre a responsabilidade com a manutenção em primeiro lugar, como se deixar seu posto pudesse causar a morte de todos.

Memórias podem ser desbloqueadas em cada local em Minute of Islands
image-276518
Memórias podem ser desbloqueadas em cada local

Aquela vozinha interior que nos diz um monte de coisas negativas também é bem presente na jornada de Mo e as palavras cheias de veneno machucam até mesmo o próprio jogador.

Essas particularidades da narrativa, porém, são tratadas de forma muito sutil. Essa foi a minha interpretação dos acontecimentos e meu entendimento dos motivos de Mo, mas cada pessoa pode ver um significado diferente na jornada da protagonista e seu relacionamento com a família. 

Conclusão

Minute of Islands é um game de aproximadamente seis horas que traz uma narrativa marcante com temas sensíveis tratados de forma sutil, deixando livre a interpretação de pessoa para pessoa. Infelizmente, a narrativa não pode ser apreciada em Português-BR, tornando o game menos acessível.

Joguei o game pelo PC e tive que usar um segundo programa para travar os fps em 60, caso contrário o jogo simplesmente fechava sozinho em alguns momentos.

Essa análise foi feita com chave gentilmente fornecida. Minute of Islands está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Focado na narrativa, game consegue entregar uma história envolvente e impactante
  • Temas sensíveis são tratados de forma sutil, deixando aberta a interpretação para cada um
  • Lindos visuais, com cenários cheios de detalhes

Negativo

  • Não possui localização em Português/BR
  • Tive alguns problemas de performance jogando no PC

Resumo

Minute of Islands é um game de aproximadamente seis horas focado em uma narrativa marcante com temas sensíveis tratados de forma sutil, deixando livre a interpretação de pessoa para pessoa.
8.5

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.