Análise | Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON

Análises PS4
8

Ótimo

Mobile Suit Gundam é uma das franquias de anime de maior sucesso da história. Com mais de 40 anos de vida, marcou milhões e gerou diversos produtos. Nos games, a marca é gerenciada pela Bandai Namco, afirmando inclusive que ela é a terceira mais rentável da empresa, perdendo apenas para Dragon Ball e One Piece.

Trailer de lançamento.

Com tamanho destaque, é de se esperar um carinho especial com seus jogos. Porém, os últimos anos não foram muito favoráveis para a série de robôs gigantes. Basta lembrar de New Gundam Breaker, título muito aguardo pelos fãs, mas que fracassou com um lançamento cheio de problemas técnicos e terríveis erros no desenvolvimento.

Eis que a Bandai Namco decidiu “jogar no seguro” e anunciou Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON para o PlayStation 4. O título é um port do arcade de mesmo nome lançado originalmente em 2010, recebendo atualizações e novos conteúdos frequentemente. Sendo um sucesso no Japão, recebeu ports para PlayStation 3 e PSP anteriormente.

Mesmo um pouco receoso com o que encontraria no game (dado ao resultado de New Gundam Breaker), analisamos Maxiboost ON. E que grata surpresa. Mesmo com falhas, o jogo é divertido e consegue instigar qualquer fã da franquia.

Mais de 180 Gundam

Em seus mais de 41 anos, a franquia já apresentou milhares de mechas em suas mais variadas séries. E Maxiboost ON conseguiu apresentar as melhores, desde unidades da série clássica de 1979 até recentes sucessos como Unicorn e Iron-Blood Orphans. Infelizmente, o filme Gundam NT e o recente anime Build Divers ficaram de fora.

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON
Opções não faltam em Maxiboost ON

Mesmo não tendo todos os robôs lançados, a seleção com mais de 180 unidades (não contando variações de cores) representam bem todos os momentos da animação em 40 anos. Tem opções para todos os fãs. Se é um saudosista da época do Wing na Cartoon Network, os principais robôs da série estão lá. Se prefere o Unicorn que assistiu na Netflix ou Crunchyroll, os mechas da animação e filmes são jogáveis.

A ambientação também é um dos fortes do game. Com mais de 20 estágios, cada um representa algum momento marcante da franquia. A Colônia Habitacional recorrente nas séries está lá, assim como a fortaleza no asteroide Mu ou o cenário de guerra massiva no espaço. E não estão lá por simples enfeite. Todos os prédios. montanhas e crateras do ambiente influenciam nas partidas, servindo como proteção ou esconderijo.

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON
Até os spinoffs mais inusitados estão no game.

E a trilha sonora também se destaca, contendo os principais temas de muitas séries relacionadas. Infelizmente, os grandes sucessos não estão no jogo, talvez devido a questões de direitos autorais com estúdios e artistas. Mas é uma das poucas ocasiões que músicas de anime são adicionadas ao jogo baseado (sem a necessidade de comprar uma DLC).

Confuso, mas você pega o jeito

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON é um jogo de luta entre duplas, com possibilidade quatro jogadores simultâneos. Cada um controla uma unidade Gundam e busca, na maioria das situações, eliminar a dupla adversária. Porém, existem modos cooperativos onde o objetivo é destruir um chefe ou vários grupos de inimigos. 

Mas é preciso pesar na hora de escolher sua equipe nas batalhas. Cada unidade possui um custo específico de recrutamento, variando entre 1.500 e 3.000. Quanto maior o custo, maior o dano causado na sua barra de vida da dupla quando seu Gundam é destruído. Com um total de 6.000, esta barra precisa ser preservada durante as disputas. Por isso, nem sempre é recomendado recrutar duas poderosas unidades de 3.000 pontos, já que aumentam a chance de perder a partida por um simples deslize.

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON
O ideal é escolher dois ou três personagens e memorizar seus movimentos e habilidades.

A movimentação das unidades é simples, com opções para andar, correr, pular e sair disparado no dash. Os ataques são divididos entre “à distância” e “curtos”, com variações de especiais utilizando os botões superiores L e R. Um tutorial no modo de missões offline tentará ensinar os comandos básicos em menos de 30 minutos. Porém, não será o suficiente para aprender tudo sobre o jogo.

Com mais de 180 unidades, existem diversas variações nos ataques e habilidades. Agilidade, domínio de armas, armaduras, alcance e muito mais pesam na hora de escolher seu gundam para jogar. E isto pode levar horas. A melhor opção é escolher seu robô favorito e treinar muito.Após, talvez escolher outras duas com estilos diferentes.

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON
Missões cooperativas são extremamente divertidas.

O jogo não facilita em nada a vida do jogador. Com quatro personagens em tela e lugares para se esconderem ou atacarem de surpresa, fica muito difícil se situar em alguns momentos. Temos um pequeno radar no canto da tela que ajuda na localização de inimigos, em especial aqueles que te atacam na retaguarda. Por isso, é importante ficar atento no pequeno radar verde no canto superior da tela, para avaliar onde estão os inimigos e tomar as medidas necessárias para evitar ataques.

Pequenos tropeços de Mobile Suit Gundam Extreme

Apesar do port bem feito, Maxiboost On para PlayStation 4 não se comporta como um jogo de console de mesa. Sua mecânica lembra um simples arcade, onde cada um coloca sua ficha (ou cartão) e reservar seu lugar para jogar. Não existe qualquer tipo de modo história ou narrativa especial. O foco do game é única e exclusivamente nas lutas.

Achar partidas online foi uma tarefa complicada.

Entretanto, o ambiente “arcade” não funciona no modo offline, tendo a Bandai se limitado a missões simples no modo Maxiboost. Jogar sozinho Gundam pode ser um pouco frustrante, já que a CPU realiza jogadas medonhas com uma I.A. estranha, que as vezes prefere atirar no chão do que no seu inimigo. Mas é algo pontual, acontecendo poucas partidas.

Eis que recorremos ao modo online. Apesar de poucas opções de configuração no multiplayer, foi muito difícil encontrar jogadores da nossa região para interagir. O sistema de busca de missões automáticas é falho, raramente encontrando outros players de maneira rápida. Caso queira jogar online, o melhor jeito é buscar manualmente uma sala de jogo no modo ranqueado (a grande maioria criada por japoneses).

Um marco para os fãs de Mobile Suit Gundam

O jogador não precisa se limitar ao que Maxiboost ON oferece na seleção de personagens. Várias opções de customização de menus, músicas, cores, peças e armas dão uma cara nova ao título. Ou seja, uma imensa variedade de itens cosméticos estão disponíveis para personalizar o jogo, não afetando em nada o gameplay.

O último chefe do modo singleplay é absurdamente poderoso.

Temos também easter eggs para os fãs, na forma de narradores e imagens de fundo de tela. Tudo desbloqueável com Gundam Points adquiridos nas partidas, o que anima o jogador a continuar no título por muito mais tempo.

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON pode não ser um blockbuster da Bandai ao nível de Dragon Ball Z: Kakarot, mas é uma excelente adaptação. Pode não agradar a todos, mas foi feito especialmente para aquele fã que carrega a franquia Gundam no coração.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Boa quantidade de unidades Gundam
  • Trilha sonora cantada dos animes
  • Modo de missões offline

Negativo

  • Tutorial simples e dificuldade para ensinar comandos
  • A descrição de cada Gundam não é detalhada no modo seleção
  • Dificuldade para achar e configurar partidas online.

Resumo

Mesmo sendo um port, New Gundam Breaker Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON inova em trazer um jogo de qualidade para os consoles.
8

Ótimo

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!