Análise | Mosaic e a crítica ao sistema

Análises PC
8

Ótimo

Já trabalhou em um emprego que odiava? Todos os dias pareciam cinzas e úmidos, levantar da cama era difícil e você se sentia inferior a todos? É exatamente o que o protagonista de Mosaic sente.

O game inicia em um quarto escuro onde o protagonista dorme. As roupas são sempre as mesmas, sociais, e ele até dorme com elas. Sua rotina é sempre a mesma no apartamento. Levantar, desligar o alarme, verificar as mensagens. Normalmente elas são mensagens do trabalho dizendo que o seu desempenho não é bom o suficiente. Vai ao banheiro, se arruma de forma lenta e preguiçosa. Sai para o trabalho.

Mosaic celular mensagem

Com o passar do tempo você começa a perceber algumas diferenças no apartamento, nada positivo. As contas em cima da mesa estão se acumulando e por mais que você trabalhe não consegue quitá-las. Louça suja, lixo acumulado, são os pequenos sinais de um morador infeliz.

Fora do apartamento é ainda pior. Todos são parecidos e usam roupas iguais. Evitam os olhares do protagonista ou mesmo se aproximar dele. Todos vão para o mesmo lugar, uma massa cinzenta em direção ao trabalho. Uma massa que você deve seguir, mas… o que acontece quando você não a segue?

Esse é o ponto em Mosaic, as coisas que podem acontecer quando você vai contra a rotina e contra o próprio sistema. Esses pequenos momentos são exibidos em cores vivas, em completo contraste com o restante do cenário. Não demoramos a perceber que a música é algo muito importante para o protagonista, algo que o faz se sentir renovado.

Além dos cenários no apartamento e no caminho para o trabalho, há o trabalho em si que, nenhuma surpresa, é repetitivo. Ele é representado por um puzzle simples que vai recebendo novas funções conforme o avanço na trama. A história e objetivo em Mosaic é simples: alcançar a felicidade em meio a metrópole.

Finalizar Mosaic é rápido, porém prazeroso. Em quatro horas terminei o jogo com uma boa sensação. É um jogo completamente focado em contar uma narrativa, que é válida e bem feita. Talvez, porém, o preço cheio do game seja alto para o total de horas jogadas.

Se você precisa de um ponto colorido em meio a rotina diária e aprecia uma boa história, Mosaic é uma ótima opção. Caso queira dar uma olhada na gameplay, pode conferir nossa stream do game na nossa página no Facebook na Parte Um e Parte Dois.

Essa análise foi feita com chave concedida gentilmente pela Raw Fury.

Positivo

  • Trama envolvente
  • Design interessante
  • Tema super relevante tratado de forma encantadora

Negativo

  • O preço cheio pode ser alto em comparação as horas jogadas

Resumo

Mosaic traz um protagonista que odeia o seu trabalho e que deseja quebrar o sistema em busca da felicidade.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.