Análise | Neo Cab – O sucesso entre estrelas e sanidade

Análises PC Switch
8

Ótimo

Jogos do estilo de Neo Cab sempre me chamam a atenção por ter de lidar com pessoas, ouvindo e reagindo às suas histórias. E se tem um tipo de profissional que pode fazer isso com frequência, é o taxista e motorista de Uber. Em Neo Cab você é o segundo tipo, um motorista que depende da classificação em estrelas para continuar trabalhando.

Lina é uma das últimas motoristas humanas da cidade em neon, Los Ojos, que saiu do interior a pedido da sua melhor amiga, Savy, que prometeu um apartamento para dividirem e uma nova vida na cidade grande. Porém ao chegar em Los Ojos, Lina percebe que Savy mudou bastante desde o tempo que estavam juntas e a amiga mantém diversos segredos. Ela logo desaparece misteriosamente e parece estar envolvida em algo perigoso.

Agora, além de ter de lidar com o desaparecimento da melhor amiga, Lina deve continuar seu trabalho para sobreviver em Los Ojos.

O trabalho como motorista

Para sobreviver, Lina deve fazer viagens como motorista Neo Cab. Ela precisa juntar dinheiro o suficiente para despesas básicas como energia para o carro e pagar para dormir em um local. Durante a viagem, Lina deve interagir com os passageiros, ou Pax, para obter a média de 4.9 estrelas, ou então ela corre o risco de perder o emprego.

O jogador então deve escolher entre agradar o pax para conseguir a melhor pontuação em estrelas, ou então manter sua sanidade e humor, que também influenciam nas suas escolhas de diálogo.

Neo Cab menu

As emoções de Lina são um problema na hora de agradar. Muitas vezes ela reage de forma muito exagerada a pequenos comentários. Para medir essas emoções, ela usa uma pulseira que reage a como ela está se sentindo. Dependendo da sua idade, você deve se lembrar de um anel que prometia fazer o mesmo, porém em Los Ojos o equipamento funciona de verdade.

Lina pode mudar sua emoção de verde, que significa calma, para vermelho, de nervosa, em questão de pequenas palavras. As emoções também possuem intensidade que podem ser medidas com quantas luzes da pulseira estão acesas. Se uma luz vermelha está acesa, significa uma raiva passageira que pode ser facilmente alterada, já três luzes vermelhas remetem a ódio, que demora um pouco mais a passar.

Neo Cab sensômetro

Logo fica claro que alguns passageiros são mais fáceis que outros e o jogador pode optar por sempre pegá-los quando tiver oportunidade, mas que fique claro que uma primeira avaliação cinco estrelas não significa uma segunda avaliação do tipo.

O trabalho como investigadora

Além de dirigir para sobreviver, Lina deve encontrar sua amiga Savy e descobrir em que ela se meteu. Para isso ela deve encontrar pessoas e fazer perguntas. Muitas escolhas devem ser feitas no processo, inclusive entre Savy – que não é uma pessoa muito agradável – e os amigos recém feitos em Los Ojos.

Neo Cab Savy

As escolhas impactam no final, que pode acontecer de diversas formas. As emoções e escolhas de Lina resultam em acabar ao lado de Savy, ou não. O meu final foi particularmente ruim e serviu para ter vontade de jogar de novo e fazer escolhas diferentes para mudar isso.

Conclusão

Neo Cab traz um sistema interessante de narrativa, baseado não só no personagem principal, onde os passageiros, que são personagens secundários, influenciam diretamente na história. Os pax tem personalidades e histórias diferentes, alguns são divertidos e outros são profundamente irritantes.

Neo Cab Liam

Senti falta, porém, de uma profundidade maior nessas histórias, onde eu realmente quisesse me envolver e saber mais de cada um dos passageiros. Apesar disso, Neo Cab é uma experiência satisfatória e interessante, que pode ser terminada em poucas horas. Confesso que não consegui parar enquanto não finalizasse a história.

Positivo

  • Equilíbrio entre classificação de estrelas e emoções é interessante
  • História principal é envolvente
  • Personagens bem construídos, do estilo ou ame ou odeie

Negativo

  • Histórias dos passageiros poderiam ter mais profundidade
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.