fbpx

Análise | New Pokémon Snap – um clássico reinventado

Análises Switch
9

Incrível

New Pokémon Snap apresenta uma nova visão da franquia de monstros de bolso através de uma ideia antiga. Confira nossa análise.

Quando anunciaram New Pokemon Snap, achei legal reviverem um clássico do Nintendo 64. Um jogo de tirar fotos? Minhas lembranças de infância remetem a uma experiência mágica de explorar vários ambientes repletos de criaturas e fotografá-las. Em preparação ao futuro lançamento, decidi jogar o primeiro Snap novamente…

Esse vídeo traz um resumo da maravilhosa experiência de New Pokémon Snap.

Que experiência terrível!

Pouca variedade de cenários e pokémon (não chegava nem perto dos 150 iniciais). Situações repetidas e sem originalidade. Você sempre veria o mesmo Pidgey no alto de uma árvore toda vez que visitar o mesmo local. Sem contar as poucas opções de rotas, equipamentos, objetivos e desafio rídiculo. Me senti traído por minhas por minhas lembranças de criança.

Como consequência, o “hype” para o New do Nintendo Switch foi ladeira abaixo. Já não esperava muito ao assistir aos poucos trailers e imagens disponibilizadas. Esperava apenas um leve upgrade do formato original.

Eis que o game chegou… E paguei com a própria língua! New Pokémon Snap é uma das melhores experiências de jogo que vivenciei no Nintendo Switch. Digo mais, o título é um item indispensável para todo grande fã da franquia.

Dando sentido ao nome “New”

É importante que você apague da sua mente a experiência do Snap de N64. New Pokémon Snap utiliza a ideia padrão de “tirar fotos de criaturas durante um tour por um local selvagem”. A mecânica clássica do jogo de tiro em trilhos (shooter on-rails) de jogos como Timecop ou The House of Dead continua, trocando as armas de fogo por uma máquina fotográfica (agora digital) e itens especiais.

A nova aventura acontece na região de Lental, um arquipélago com vários biomas diferentes. Temos praias ensolaradas, vulcões em erupção e florestas tropicais. O local ideal para vivenciar espécies de Pokémon nos mais variados ecossistemas e situações.

image-275538
A vida selvagem pode ser cruel.

Porém, um estranho fenômeno tem atraído pokémon raros e especiais, os chamados “Illuminas”. Com um brilho especial e vibrante, as criaturas alteram os ambientes e humor dos monstros ao redor, através de um efeito nunca antes visto. Por conta desta situação, o professor Mirror decidiu formar uma equipe de fotógrafos especiais para pesquisar este e outros fenômenos.

O jogador é um novo pesquisador e fotógrafo, convocado para auxiliar nas pesquisas e descobertas. Guiado por Snap, protagonista da aventura do Nintendo 64, sua missão é fotografar todos os pokémon da Região de Lental.

Cada jornada é uma experiência única

Durante seu trajeto em cada um dos ambientes do jogo, você fotografa várias criaturas em situações específicas. Algumas se repetem, não existe nenhuma dúvida. Porém, o jogo possui uma Pokédex de fotos. Cada um dos pokémon catalogados possuem espaços para 4 fotos, classificadas por estrelas de 1 a 4.

Análise New Pokémon Snap
image-275539
Surpreenda-se com os ecossistemas de Snap.

A classificação é definida pela qualidade, elementos estéticos e situações registradas. Você fotografar um Pikachu de costas pode lhe render uma estrela. Mas fotografar o mesmo rato elétrico soltando um “choque do trovão” com certeza te dará quatro estrelas.

Mas é impossível conseguir fotos com todas as classificações de um mesmo pokémon em uma única rodada no cenário. Ao final do percurso, você poderá escolher apenas uma foto de cada pokémon para preencher o álbum.

Bom deixar claro que isso não é algo ruim. O jogador adquire pontos de experiência para evoluir seu nível de fotografia. Além disso, os cenários também evoluem. Ao atingir novos níveis, você pode desbloquear a jornada em outros horários e percursos. Outro ponto positivo em visitar um mesmo local várias vezes é que os pokémon simpatizaram com sua pessoa. Eles o consideraram um amigo ou elemento comum do ambiente, interagindo de formas diferentes e até dando tchauzinho para a câmera.

Análise New Pokémon Snap
image-275540
Faça amizade com Scorbunny para fotografar seus melhores golpes.

Existem também situações únicas, vivenciadas em momentos raros ou por meio de suas interações com o ambiente. Ao jogar uma maçã como atrativo, o monstro poderá comê-la ou ficar curioso, saindo da sua toca. Caso toque uma melodia com sua flauta especial, um pokémon poderá dançar para câmera ou atrair novas espécies. Existem também situações inusitadas, como um pidgeot agarrar uma pobre magikarp para fazer dela sua próxima refeição.

Ao jogador cabe ficar atento para cada situação inusitada e registrar os momentos da melhor forma possível. Mas você não é apenas um fotógrafo, mas também um pesquisador. É preciso ficar atento ao cenário, interagindo com as chamadas “Crystablooms”. Para isso, você precisa acertá-las com itens chamados Illumina Orbs, ativá-las e fotografá-las. Com isso, os illumina pokémon surgirão, desbloqueando cenários exclusivos para diversas sessões de fotos exclusivas.

Nem tudo são flores na nova aventura

New Pokémon Snap leva o jogador a buscar a perfeição. Aquela foto perfeita é o desejo de cada partida em percursos variados. Por que se limitar a uma foto de duas estrelas com 2500 pontos quando você pode conseguir 3999? Talvez na próxima jornada pela floresta, você consiga jogar uma maçã e atrair aquele Leafeon escondido na toca e conseguir uma foto com mais foco.

image-275541
Uma foto do Swanna de costas rendeu mais pontos que uma de frente.

Isso foi algo que aconteceu enquanto eu jogava. Consegui duas fotos de quatro estrelas do Leafeon, mas aquela frontal que eu achava excelente me rendeu apenas 2200 pontos. O que é estranho, pois a segunda foto trazia o pokémon pela metade, cortando seu rosto e me rendeu 3400 pontos. Eis um dos maiores problemas do New Snap Pokémon.

Os critérios de pontuação não são claros como deveriam ser. Fotografar vários pokémons em uma única imagem adiciona alguns pontos, mas um item aleatório que não é mencionado pode render muito mais. E fica a dúvida se a pontuação da foto foi em decorrência de iluminação, situação documentada, interações ou simplesmente o acaso.

image-275542
Bela foto… Pena que não rendeu tantos pontos.

Outro ponto muito negativo são as missões especiais. O professor Mirror e seus companheiros do grupo de pesquisa pedirão por fotos especiais em vários ambientes. Porém, muitas das requisições não são claras. Alguém pede por uma foto de um “pokémon alegre dormindo”, mas o cenário possui várias criaturas nesta situação, espalhadas pelo cenário. Essa falta de informação leva a um trabalho extra e muito desnecessário.

Uma jornada inesquecível com novidades chegando

Análise New Pokémon Snap
image-275543
O frame exato é essencial!

Fiquei extremamente surpreso com o que encontrei em New Pokemon Snap. Temos a ideia central do repetitivo jogo original reinventada, expandindo a experiência com novas regiões, centenas de monstros e cenários bem elaborados. Talvez a escolha da Nintendo em deixar o desenvolvimento do jogo nas mãos da Bandai Namco seja um dos motivos do excelente resultado final.

Com regiões explorando todas as gerações da franquia, um número muito maior de criaturas fotografáveis e um fator replay constante, o game é um presente aos fãs nos 25 anos da série Pokémon.

E o melhor de tudo é que já anunciaram um novo conteúdo adicional gratuito. Com lançamento previsto para o dia 03 de agosto, o material extra trará 20 novos pokémon e três regiões inéditas.

*Com imagens da Nintendo
** Análise feita no Nintendo Switch Lite

Positivo

  • Cenários bem elaborados
  • Fator replay
  • Variedade de situações e momentos para fotografar

Negativo

  • Falta de clareza na pontuação das fotos
  • Missões secundárias confusas
  • Falta de músicas marcantes

Resumo

Reinvento um clássico do Nintendo 64, New Pokémon Snap traz toda a alegria e emoção da franquia de monstros de bolso para os fãs através de uma rica experiência por trás das lentes de uma câmera.
9

Incrível

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!