fbpx

Análise | Ninjin: Clash of Carrots

Análises PC PS4 Switch Xbox One
9

Incrível

O beat ‘em up produzido pelo estúdio independente brasileiro Pocket Trap e publicado pela Modus Games, Ninjin: Clash of Carrots, permite que o jogador assuma o papel do coelho Ninjin ou da raposa Akai. Ambos são poderosos ninjas com velocidade e habilidades dignas dos mestres da furtividade, mas para controlá-los o jogador deve ser digno de tamanho poder.

Com sua mecânica de jogo veloz e estimulante, Ninjin desafia o usuário a mover-se rapidamente entre bolas de fogo, inimigos e obstáculos enquanto se preocupa em golpear com sua arma principal e atirar seus projéteis para limpar todas as ameaças do mapa. Tudo isso deve levar em consideração o uso de sua estamina, para que o ninja não se veja em apuros por não ter como usar uma esquiva.

Por vezes, alguns inimigos bloqueiam uma de suas habilidades ou restringem o espaço de ação, o que exige muito mais da habilidade de gestão do jogador e revela uma ferramenta interessante para regular a dificuldade em alguma fases. Um ponto que pode ter desestabilizado o equilíbrio do jogo nesse sentido é que sua curva de dificuldade ficou aguda demais nas fases finais quando comparada às anteriores.

Mesmo com uma fase tutorial inicial, habilidades especiais, armas, poderes e estratégias precisam ser testadas na prática, o que resulta em um numero considerável de derrotas para que os padrões de alguma fases sejam superados. Seria interessante alguma informação adicional, sem ser a mensagem de derrota do mestre, sobre a função de cada poder combinado às armas.

Apesar da evolução por tentativa e erro, sua arte com design agradável e animações divertidas e a trilha sonora bem encaixada ajudam a tornar a experiência menos repetitiva e custosa. Além de um esquema de cores agradável e diversificado em cada fase, existem várias máscaras divertidas para adornar o rosto de seu guerreiro. Inspirada pela cultura japonesa, a trilha sonora traz elementos tradicionais como o som do shakuhachi no inicio de cada missão e uma fusão de ritmos modernos com outros instrumentos clássicos japoneses.

Outro fator que torna a experiência muito interessante diz repeito a quantidade de combinações possíveis de mais de 150 itens. É possível optar por espadas padrão, pesadas, facas e lanças, além de projéteis que podem ser arremessados, largados no chão ou que quicam entre inimigos. Cada combinação oferece vantagens e desvantagens aos ninjas, que podem optar por um maior gasto energético por maior dano em campo de batalha ou sacrificar parte de sua barra de vida por mais poder. Tudo depende da estratégia adotada e do tipo de ameaça enfrentada.

Os diálogos dos personagens são um ponto forte na experiência oferecida por Ninjin. A versão em português está recheada de referencias a memes da TV aberta e piadas conhecidas desse mundo maravilhoso que é a internet. O humor é algo que preenche muito da jornada até o fim do jogo, ele está em cada interação, descrição de itens e reação de inimigos.

Mesmo com a curva de dificuldade acentuada demais no final, e da falta de informação para alguns itens e habilidades, Ninjin: Clash of Carrots, é uma aventura realmente recompensadora e que desafia jogadores mais dedicados e esforçados. A combinação de sua jogabilidade dinâmica, opções de equipamento e estratégias, arte, trilha sonora e humor o torna um jogo divertido e que vale uma visita.

Positivo

  • Mecânica de jogo veloz e estimulante
  • Design de fases criativo e desafiador
  • Arte com design agradável e animações divertidas
  • Trilha sonora bem encaixada
  • Muitas opções de combinações de itens
  • Referencias e muito humor localizado para brasileiros

Negativo

  • Curva de dificuldade ficou aguda demais nas fases finais
  • Falta de informações sobre função de alguns itens

Resumo

Mesmo com a curva de dificuldade acentuada demais no final, e da falta de informação para alguns itens e habilidades, Ninjin: Clash of Carrots, traz um gameplay estimulante, design e arte originais, muitas combinações de itens e o melhor o humor brasileiro.
9

Incrível

Aparentemente fragmentado, geralmente atarefado mas certamente engajado, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta "arte" influencia os indivíduos.