fbpx

Análise | Olija

Análises PC PS4 Switch Xbox One
9

Incrível

Olija – que se pronuncia Oliya – é um game desenvolvido pelo estúdio indie japonês Skeleton Crew e publicado pela Devolver Digital. O jogo acompanha Lorde Faraday, que parte para ajudar seu povo que está passando por momentos difíceis. Depois de reunir uma tripulação e partir, Faraday é atingido por uma furiosa tempestade. Perdido em um local desconhecido e sozinho, sem saber o destino de sua tripulação, seu único objetivo é encontrar seus amigos e voltar para casa.

A tempestade não perdoa Lorde Faraday e é assim que a trama de Olija se inicia
image-272966
A tempestade não perdoa Lorde Faraday

O arpão amaldiçoado

Faraday está em Terraphage, uma terra com uma lenda sobre um arpão poderoso e amaldiçoado. O nosso herói acaba se deparando com esse item lendário, o que o ajudará e trará problemas em cumprir seu objetivo. Assim como existe uma lenda para o arpão, existem outras lendas, de pessoas e até criaturas que são atraídas por ele. Que o temem e que atacam o seu portador. Faraday terá vários encontros com esses importunos guardiões.

O arpão é um item extremamente poderoso por causa de sua capacidade de teletransporte. É possível selecionar pontos pelo cenário e se mover até eles com a arma. Inimigos e caixas também podem ser usados como pontos de teleporte, o que permite a criação de combos, um combate rápido, fluído e com diversas possibilidades, pois além do arpão, é possível usar armas secundárias que vão de espadas a armas de fogo.

O encontro com o arpão é coincidência ou faz parte do destino de Faraday? Descubra jogando Olija!
image-272967
O encontro com o arpão é coincidência ou faz parte do destino de Faraday?

Em sua busca, Faraday liberta Olija, membro da realeza de Terraphage com a qual terá encontros frequentes e até divertidos. Ela acaba fazendo parte da jornada e destino do Lorde.

A dublagem do game é ótima. Não consegui identificar se é japonês ou alguma língua própria do jogo parecida com o idioma, mas é muito bem feita e imersiva.

Olija é simples, rápido e direto ao ponto

Após se estabelecer em uma das diversas ilhas de Terraphage, Faraday encontra ajuda de alguns habitantes do local. Um barqueiro pode te levar para diversas regiões, desbloqueadas quando se obtém um pedaço de mapa. Um alquimista pode aumentar sua vida máxima, por um preço. Um chapeleiro pode te proporcionar diversos chapéus, cada um com uma vantagem. Você irá precisar de certos itens para fabricá-los e eles podem ser encontrados explorando o mapa ou então mandando um ansioso explorador, também na ilha, para que retorne com alguns tesouros.

Cada chapéu possui vantagens únicas em Olija
image-272968
Cada chapéu possui vantagens únicas

Explorar o mapa não poderia ser mais simples. Existem ícones tornando o próximo ponto fácil de se descobrir. Recolhendo chaves, é possível acessar novos locais. O mapa também mostra o ícone de Olija para saber onde é possível encontrá-la mais uma vez. Examinar com atenção os locais pode ser recompensador pois sua tripulação está presa e espalhada por Terraphage, e você pode encontrar os tripulantes em celas, algumas vezes escondidas.

Usar o teleporte do arpão é imprescindível para prosseguir
image-272969
Usar o teleporte do arpão é imprescindível para prosseguir

No menu é possível ver alguns ícones de colecionáveis e objetivos, como o número de tripulantes resgatados, porém outros não são muitos explícitos do que se tratam.

Conclusão

Terminei Olija com seis horas de jogo. É fácil verificar onde você deve ir em seguida e qual o próximo passo para cumprir o seu objetivo, o que achei ótimo. É um game divertido, algumas vezes desafiador, que permite variações no combate rápido. A história é simples, mas bem contada e muito bem aproveitada.

Vale a pena embarcar na tripulação de Faraday e explorar Terraphage para os encontros com Olija e inimigos de capa amarela.

Análise feita com chave para o PC concedida gentilmente pela Devolver Digital. Além do PC, o game também está disponível no PS4, Xbox One e Switch.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Combate fluído, com diversas possibilidades
  • História simples, mas bem contada com dublagem marcante
  • Rápido e direto, fica fácil saber onde ir e o que fazer em seguida

Negativo

  • Ícones no menu principal poderiam ser mais específicos ou obter descrição

Resumo

Explore Terraphage ao lado de Lorde Faraday e descubra o arpão amaldiçoado que lhe permite conhecer e salvar Olija, membro da família real do país. Mas não se engane pensando que ela é uma donzela indefesa...
9

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.