Olija – que se pronuncia Oliya – é um game desenvolvido pelo estúdio indie japonês Skeleton Crew e publicado pela Devolver Digital. O jogo acompanha Lorde Faraday, que parte para ajudar seu povo que está passando por momentos difíceis. Depois de reunir uma tripulação e partir, Faraday é atingido por uma furiosa tempestade. Perdido em um local desconhecido e sozinho, sem saber o destino de sua tripulação, seu único objetivo é encontrar seus amigos e voltar para casa.
O arpão amaldiçoado
Faraday está em Terraphage, uma terra com uma lenda sobre um arpão poderoso e amaldiçoado. O nosso herói acaba se deparando com esse item lendário, o que o ajudará e trará problemas em cumprir seu objetivo. Assim como existe uma lenda para o arpão, existem outras lendas, de pessoas e até criaturas que são atraídas por ele. Que o temem e que atacam o seu portador. Faraday terá vários encontros com esses importunos guardiões.
O arpão é um item extremamente poderoso por causa de sua capacidade de teletransporte. É possível selecionar pontos pelo cenário e se mover até eles com a arma. Inimigos e caixas também podem ser usados como pontos de teleporte, o que permite a criação de combos, um combate rápido, fluído e com diversas possibilidades, pois além do arpão, é possível usar armas secundárias que vão de espadas a armas de fogo.
Em sua busca, Faraday liberta Olija, membro da realeza de Terraphage com a qual terá encontros frequentes e até divertidos. Ela acaba fazendo parte da jornada e destino do Lorde.
A dublagem do game é ótima. Não consegui identificar se é japonês ou alguma língua própria do jogo parecida com o idioma, mas é muito bem feita e imersiva.
Olija é simples, rápido e direto ao ponto
Após se estabelecer em uma das diversas ilhas de Terraphage, Faraday encontra ajuda de alguns habitantes do local. Um barqueiro pode te levar para diversas regiões, desbloqueadas quando se obtém um pedaço de mapa. Um alquimista pode aumentar sua vida máxima, por um preço. Um chapeleiro pode te proporcionar diversos chapéus, cada um com uma vantagem. Você irá precisar de certos itens para fabricá-los e eles podem ser encontrados explorando o mapa ou então mandando um ansioso explorador, também na ilha, para que retorne com alguns tesouros.
Explorar o mapa não poderia ser mais simples. Existem ícones tornando o próximo ponto fácil de se descobrir. Recolhendo chaves, é possível acessar novos locais. O mapa também mostra o ícone de Olija para saber onde é possível encontrá-la mais uma vez. Examinar com atenção os locais pode ser recompensador pois sua tripulação está presa e espalhada por Terraphage, e você pode encontrar os tripulantes em celas, algumas vezes escondidas.
No menu é possível ver alguns ícones de colecionáveis e objetivos, como o número de tripulantes resgatados, porém outros não são muitos explícitos do que se tratam.
Conclusão
Terminei Olija com seis horas de jogo. É fácil verificar onde você deve ir em seguida e qual o próximo passo para cumprir o seu objetivo, o que achei ótimo. É um game divertido, algumas vezes desafiador, que permite variações no combate rápido. A história é simples, mas bem contada e muito bem aproveitada.
Vale a pena embarcar na tripulação de Faraday e explorar Terraphage para os encontros com Olija e inimigos de capa amarela.
Análise feita com chave para o PC concedida gentilmente pela Devolver Digital. Além do PC, o game também está disponível no PS4, Xbox One e Switch.