fbpx

Análise | Omno – O que importa é a jornada

Análises PC PS4 Switch Xbox One
9

Incrível

Omno é um game cativante criado por um cara sozinho, Jonas Manke, que dedicou cinco anos a esse trabalho. O jogo já cativa de início pelo seu visual, com paisagens e criaturas únicas e que, no mínimo, chamam a atenção. E continua a cativar por toda a sua jornada.

Em Omno não há uma ameaça. Você não precisa atirar em alguém ou alguma coisa para sobreviver. É um jogo baseado somente na exploração com algumas resoluções de puzzles. Ao descobrir um novo local, você deve procurar por esferas de luz para abrir o portal para a próxima localização. Três esferas abrem o portal, mas se você deseja completar o mapa e ter aqueles satisfatórios 100%, precisa coletar todos. Ao meditar em um dos pontos do local, você pode acessar o mapa e descobrir onde estão cada uma das esferas.

Acesse o mapa se quiser completar 100% do locais de Omno
image-278102
Acesse o mapa se quiser completar 100% do local

Tudo nesse mundo é movido à luz. Ao interagir com criaturas, por exemplo, elas fornecem partículas de luz que podem ser usadas para conseguir uma esfera luminosa ao reunir a quantidade necessária. Ao longo do caminho você descobre pedaços da história de alguém que fez a mesma jornada anteriormente, os glifos, e assim vai descobrindo mais sobre o mundo de Omno. Falando em descobrir, o jogador é incentivado a descobrir novas criaturas, pois existe um diário relacionado a cada uma delas. 

Colecione informações sobre criaturas e glifos em Omno
image-278103
Colecione informações sobre criaturas e glifos

A gameplay de Omno é muito fluída e divertida. Ao longo do caminho você recebe novas habilidades, como deslizar, flutuar e teleportar. Utilizadas juntas e executadas de forma perfeita dão ao jogador uma sensação de satisfação e trabalho bem feito. Conforme você obtém novas habilidades, os puzzles vão ficando mais complexos, mas nada tão desafiador ao ponto de ser frustrante.

Interaja com os cubos de luz para receber uma nova habilidade
image-278104
Interaja com os cubos de luz para receber uma nova habilidade

Porém, você não está sozinho em sua jornada. Uma pequena criatura é sua companheira em todo o caminho. Ela te dá dicas de pontos interessantes e você ainda pode interagir com ela, brincando e fazendo carinho. No final, que pode ser bem emocionante, o seu relacionamento com a pequena criatura verde é posto à prova e você acaba descobrindo que o que importa não é o destino final e sim a jornada. 

A criatura é sua companheira em toda a jornada em Omno
image-278105
A criatura é sua companheira em toda a jornada

Omno pode ser terminado em três horas, um pouco mais se você gosta de explorar. Por mais que seja curta, a jornada vale a pena com seus belos cenários, criaturas simpáticas e uma história bem contada. Apesar do jogo não possuir diálogos, a interface e legendas estão disponíveis em PT-BR, tornando o game ainda melhor.

O jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One (disponível no Xbox Game Pass), Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic Games Store.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Criaturas e cenários belos e únicos
  • Gameplay fluída e muito divertida
  • Jornada filosófica e emocionante
  • Legendas e interface em PT-BR

Negativo

  • Infelizmente é bem curtinho

Resumo

Omno é um game cativante com uma gameplay fluída e divertida com uma jornada cativante que pode ser terminada em algumas horas.
9

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.