Análise | Resident Evil Village e o terror vitoriano

Análises PC PS4 PS5 Xbox One Xbox Series
9

Incrível

Resident Evil Village chegou junto com a comemoração de 25 anos da franquia. Para os gamers experientes, sim, faz 25 anos desde que você jogou o primeiro Resident ambientado naquela mansão, morrendo de medo ao virar a cada esquina.

Agora o novo jogo da franquia vem para destacar as mudanças ao longo dos anos. Desde o terror com câmeras fixas, até um jogo de ação com zumbis, os games voltaram a ser focados no terror com o título anterior, Resident Evil 7: Biohazard, que mudou a perspectiva para primeira pessoa.

Licanos são os Lobisomens e primeiros inimigos de Resident Evil Village
image-275467
Licanos são os Lobisomens e primeiros inimigos do game

O Village é uma continuação direta do game anterior, manteve a primeira pessoa e o protagonista: Ethan Winters. Ele vive pacificamente com Mia e Rose, a pequena filha do casal, até que Chris aparece causando o caos e acabando de vez com a paz da família.

No processo, a criança é raptada e cabe a Ethan resgatá-la e saber os motivos de Chris. Ele se vê envolvido em uma espécie de seita, tendo Mãe Miranda como líder. Em sua busca ele vai parar em uma vila, que está sendo atacada por Licanos, que lembram muito os Lobisomens. É lá que ele conhece os Lordes, que recebem ordens de Miranda e são responsáveis por quatro Casas, as quais Ethan deve visitar.

Miranda e os quatro Lordes de Resident Evil Village
image-275468
Miranda e os quatro Lordes

Dimitrescu

A famosa gigante que tomou conta da internet é o primeiro Lorde que Ethan enfrenta. O jogador deve adentrar o seu castelo à procura de Rose e enfrentar a vampira Dimitrescu, que funciona como um Mr. X ou um Nemesis, perseguindo Ethan pelo local.

Há algumas cenas icônicas no castelo que nos fazem questionar sobre Ethan ou mesmo, pelo menos de princípio, a própria seriedade do jogo. Mas tudo é explicado posteriormente. Resident Evil Village deixa poucas pontas soltas no final, que é aberto para uma continuidade.

Dimitrescu e suas filhas
image-275469
Dimitrescu e suas filhas

O terror

Como disse anteriormente, Resident Evil Village continua seguindo a fórmula do seu antecessor, que trouxe a franquia mais uma vez para o lado do terror. E continua fazendo muito bem. A casa do segundo Lorde, Beneviento, é o ápice disso, com cenas e criaturas que irei me recordar por muito tempo. Infelizmente é uma das partes mais curtas do game.

Um ponto interessante é que o terror não é tão previsível. Em outros games normalmente a trilha sonora muda ou fica mais rápida quando inimigos estão por perto, mas isso não acontece nos corredores da casa dos Beneviento, então esteja preparado.

Um dos lugares mais assustadores de Resident Evil Village
image-275470
Um dos lugares mais assustadores do game

O duque

Resident Evil 4 é um título amado pelos fãs da franquia e muitos aspectos em Resident Evil Village lembram o clássico do “um forasteiro!”. Um deles é o duque, vendedor que sempre está surgindo quando Ethan mais precisa. Ele inclusive possui uma fala que faz alusão ao vendedor de Resident Evil 4.

A loja do duque permite que você reabasteça seus recursos, como munições e itens de cura e, o mais importante, faça melhorias nas suas armas. Os monstros soltam itens depois que morrem e alguns deles servem exclusivamente para venda, mas é recomendado prestar atenção: alguns deles podem ser combinados com outros, fazendo com que o preço de venda aumente exponencialmente. 

Melhore suas armas no Duque!
image-275471
Melhore suas armas no Duque!

Conclusão

Resident Evil Village se consagra como um ótimo game de horror, conseguindo manter o tom que Resident Evil 7 começou a trazer. Pra melhorar, pela primeira vez, você pode optar por jogar o game completamente dublado, fazendo do título mais acessível. Algumas perguntas ficam por responder e por isso espero com ansiedade o próximo título da franquia.

Resident Evil Village está disponível para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One e PC via Steam.

* Análise feita jogando no PC na dificuldade Normal.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Ambientação vitoriana com referências a Resident Evil 4
  • Terror memorável, principalmente na casa dos Beneviento
  • Respostas fornecidas, mas com um gancho para uma possível continuação

Negativo

  • Alguns locais poderiam ter maior destaque no game, enquanto outros, menos

Resumo

Resident Evil Village segue os passos de Resident Evil 7 trazendo respostas sobre Ethan, terror memorável com os Beneviento e a conclusão de um ciclo, enquanto outro se inicia.
9

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.