fbpx

Análise | Road 96 – Jornadas diferentes nas mesmas estradas

Análises PC Switch
8.5

Ótimo

Road 96 é um jogo do estúdio Digixart, estúdio responsável por 11-11 Memories Retold, que faz jogos que sempre trazem uma mensagem além do entretenimento. Road 96 não é diferente. O game se passa em 1996 no país de Petria, que está envolto em uma ditadura imposta pelo atual presidente Tyrak. O dia da eleição está chegando e apesar de existir uma candidata concorrente, Flores, os resultados estão sendo forjados a favor de Tyrak. 

A resistência é composta principalmente pela Brigada Destruidora, um grupo acusado por uma grande tragédia em 1986 onde um caminhão com explosivos foi jogado contra uma montanha, matando dezenas de pessoas. O evento em 86 é um fator usado por Tyrak para impor o medo e colocar os cidadãos de Petria contra a Brigada.

Em meio a tudo isso, o jogador assume a pele de um adolescente que está tentando cruzar a fronteira e escapar da ditadura.

Road 96 é a estrada final a caminho da fronteira
image-277459
Road 96 é a estrada final a caminho da fronteira

Histórias diferentes em uma mesma estrada é o esqueleto de Road 96

Road 96 foi vendido como um game com diversas possibilidades de escolhas e caminhos. E realmente, existem muitos caminhos diferentes a seguir. Na sua jornada em direção à fronteira, o jogador pode usar um carro roubado, pedir carona, usar o táxi, esperar o ônibus e até mesmo seguir a pé. Isso fornece diversos locais e interações diferentes com os principais personagens.

Essas conversas fornecem três tipos de escolhas com impacto nas suas respostas. Aquela que é democrática e acredita no poder do voto, aquela baseada na revolta e ação e outra que não liga muito para toda a política do país e só quer escapar. 

Respostas com impacto em Road 96
image-277460
Respostas com impacto

Porém, escapar de Petria não é fácil. Ao chegar na fronteira o jogador se depara com algumas opções: se esconder na carga de um caminhão? Ou quem sabe usar a montanha para escapar? Se conseguiu juntar uma grana na sua jornada, talvez seja interessante pagar uma mula para atravessar. Essas são só algumas das opções e mesmo dentro delas existem escolhas que fazem cada jornada ser completamente diferente.

Já adianto que escapar de primeira é muito difícil. Você provavelmente será preso. Mas, e agora? Após o fim da jornada de um adolescente, você inicia um novo capítulo e escolhe o próximo que irá tentar escapar. São seis capítulos no total onde cada jornada é diferente da anterior. Mas o seu progresso não é perdido. As interações com os personagens se mantém, assim como suas habilidades obtidas.

Os personagens de Road 96

Existem sete personagens que o jogador pode encontrar em seu caminho para Petria. Zoe é uma garota que também está a caminho da fronteira e esconde um segredo relacionado a sua família. John, o Papai Urso, faz juz ao seu apelido. Alto, quadrado e peludo o homem é um caminhoneiro que carrega diversos produtos pelas estradas perigosas. Fanny é uma policial e, apesar dos policiais não serem as melhores pessoas que você quer encontrar em seu caminho, ela pode se tornar uma ajuda em alguns casos.

Alex é um garoto muito inteligente que cria jogos (e outras coisinhas). Stan e Mitch são dois bandidos idiotas, Jarod é um taxista psicopata e Sonya é a apresentadora famosa do Show da Sonya, programa de notícias comprado por Tyrak.

É melhor tomar cuidado com Jarod, um dos personagens de Road 96
image-277461
É melhor tomar cuidado com Jarod…

Eles são muito diferentes entre si e com uma história bem construída. Conforme você progride no game, percebe que a jornada de cada um deles está interligada. As interações podem ser esquisitas às vezes por causa da expressão dos personagens, que podem ser atrasadas e não passar exatamente como estão se sentindo.

Cada vez que o jogador encontra um desses personagens a interação é diferente e avança com uma porcentagem que pode ser vista no menu de pausa ou na tela de loading. As interações são muito importantes pois é delas que o jogador irá receber suas habilidades.

Habilidades

Conforme você avança nos capítulos do game e nas interações com os personagens, alguns deles te fornecem habilidades muito úteis para a sua jornada. A Estrela da Sorte, fornecida pela Sonya, permite 15% a mais em jogadas de dados, opções de diálogos e ações que podem resultar em sucesso ou fracasso. Hackear, fornecido pelo Alex, pode abrir portas automáticas e cofres, Abrir Fechadura, fornecida por Stan e Mitch, é muito útil no seu caminho. 

Ao todo são seis habilidades que podem ser conferidas no menu principal. A princípio pensei que precisava de alcançar 100% com esses personagens para obtê-las, mas são interações específicas com esses personagens que lhe fornecem cada uma delas. 

Habilidades tornam mais fácil sua vida na estrada
image-277462
Habilidades tornam mais fácil sua vida na estrada

Colecionáveis e mini-games

Nos locais que o jogador se vê em Road 96 é interessante sempre olhar em volta, pois pode existir uma fita cassete escondida em algum lugar. Sua coleção pode ajudar a mudar a trilha sonora do ambiente ao encontrar um rádio e usar uma das suas fitas. Não que você irá pensar em trocar a trilha, que é um dos pontos marcantes do game.

As máquinas de fliperama são diversão garantida, algumas trazendo jogos clássicos e outras criações do Alex. Outros mini-games podem ser encontrados em diálogos específicos, que fazem parte do relacionamento com cada personagem.

Uma das fitas da coleção em Road 96
image-277463
Uma das fitas da coleção

Conclusão

Road 96 mantém a característica da Digixart e traz um game que trata de um tema sensível e que, apesar de se passar em 1996, pode ser muito atual. O jogo pode ser terminado por volta de 8 ou 9 horas com diversos caminhos e possibilidades, o que faz cada jornada única, com a possibilidade de ser um jogo completamente diferente para outro jogador.

Road 96 está disponível para PC, via Steam, e Nintendo Switch com legendas e interface disponível em Português-BR. Essa análise foi feita no PC com chave gentilmente fornecida pela Digixart.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Diversos caminhos e possibilidades
  • Personagens únicos e bem construídos
  • Tema sensível, interessante e atual
  • Legendas e interface em PT-BR
  • Trilha sonora memorável

Negativo

  • Expressão dos personagens pode ser um pouco esquisita dependendo da situação

Resumo

Em Road 96 o jogador deve ajudar adolescentes querendo escapar de Petria e procurar uma vida melhor fora da ditadura do país. Pra isso, você deve escolher o seu caminho com diversas possibilidades interagindo com personagens únicos.
8.5

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.