Quando a Sony lançou LittleBigPlanet em 2008, o Sackboy virou o principal mascote do PlayStation. Com seu jeito carismático e a possibilidade de expressar várias emoções, o bonequinho de pano caiu nas graças do público.
LittleBigPlanet trouxe um mundo colaborativo, permitindo os usuários publicarem suas próprias fases. O jogo tinha uma mecânica de plataforma 2.5D com mudança de profundidade, o que permitia a criação de níveis com vários tipos de recursos, em resumo: foi um sucesso.
Doze anos depois, a Sony juntamente com a Sumo Digital – responsável por LittleBigPlanet 3 – lançou um spin-off da série, Sackboy: Uma Grande Aventura (Sackboy: A Big Adventure) trazendo novamente o pequeno mascote para uma nova jornada.

O jogo abandona completamente a formula de plataforma 2,5D e aposta em um mundo 3D com câmera fixa em perspectiva. O jogo adota uma mecânica simples sem evolução de habilidades do herói, ele conta apenas com alguns itens específicos das fases como as manoplas, ganchos e um bumerangue.
Um conto de fadas interativo
Nesse novo título, a Vila do Tear é atacada por Vex, um ser quer espalhar a artimanha por todo o Artemundo, o transformando em um mundo de pesadelos. Para isso, ele sequestra todos os amigos do Sackboy, os fazendo trabalhar na sua invenção maligna: o Conversor. Durante o confronto, Sackboy consegue um pergaminho com os planos de Vex e escapa no seu foguete.

Durante a jornada o pequeno saco de panos encontra Scarlet, uma senhora que guia o herói e explica que para deter os planos de Vex, ele deverá reunir a fonte de inspiração de todo o Artemundo, as Esferas dos Sonhos.
Toda história segue uma narrativa bem leve e divertida, onde o Sackboy acaba ajudando os moradores dos mundos e chegando cada vez mais perto de salvar o Artemundo.

O Artemundo
Durante a jornada para impedir a destruição do Artemundo, nos deparamos com vários tipos de fases. Além de cenários como florestas, fundo do mar e espaço sideral.
Para manter o jogador entretido por muito tempo, os estágios não poderiam ser repetitivos, algo que não acontecia muito nos outros títulos. Em Sackboy: Uma Grande Aventura, temos além das fases tradicionais de exploração simples, onde usamos apenas pulos, plataformas e socos para transpor os objetivos.

Também temos cenários onde a tela segue automaticamente, somos levados por alguma plataforma até o final da estágio e precisa ir coletando os itens durante esse percurso. Nesses desafios, morrer não reinicia o progresso, apenas reaparecemos no checkpoint fixo nas plataformas. Além disso, não tem recuperação de saúde, então se tomar duas pancadas perde-se uma vida.
Em um mundo de arte, música não poderia faltar
Existem outros tipos de cenários, mas o carro chefe são as Remix, nesses estágios os inimigos se movimentam sincronizados com a batida e todo o ritmo da fase é ditada pela música. Foi um prazer imenso jogar esse tipo de desafio. Dentre essas músicas temos até remix de uma música brasileira: Baiana de Barbatuques.
O trabalho com a música nesse jogo, merece uma atenção especial. A seleção musical do jogo é incrível! A quantidade de músicos famosos é absurda. Artistas como, David Bowie, Britney Spears, Bruno Mars, Anamanaguchi, Deadmaul, Junior Senior, Foster the People e The Chemical Brothers, estão presentes na trilha sonora.
Localização
O título passou por um excelente trabalho de localização, tanto na tradução de termos específicos como Craftword para Artemundo, como o sentimento que cada personagem passa na dublagem. Toda equipe brasileira de dublagem está de parabéns. As vozes de Scarlet e Vex estão perfeitas, as piadas foram bem traduzidas e passam muito bem o alívio cômico para a história.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um conto de fadas interativo, com uma história bem leve e que traz um calorzinho no coração ao se jogar. É um jogo bem família para o jogador casual, e a localização para nossa língua, o torna um game perfeito para passar o tempo com as crianças. Para quem procura desafios, o título não decepciona. Platinar esse jogo não será uma tarefa fácil, mesmo para os jogadores mais experientes.