Análise | Samurai Shodown para Xbox Series X|S

Análises Xbox Series
7

Bom

No memorável ano de 2019 (saudades dos tempos sem COVID), chegava aos consoles a nova edição do emblemático Samurai Shodown. De longe, um dos melhores jogos de luta do ano. Em nossa análise na época, elogiamos os gráficos, a jogabilidade e qualidade sonora.

Samurai Shodown para Xbox Series
image-274491
As animações em batalhas são belíssimas no Samurai Shodown para Xbox Series X|S.

Quase dois anos depois, a saga dos samurais combatentes chega aos consoles da nova geração. E a primeira marca de console a receber a versão otimizada do jogo foi o Xbox, com seus aparelhos Series S e X.

Em essência, o jogo é o mesmo de 2019 (confira nossa análise), mas com melhorias na qualidade gráfica e de performance. Realizamos testes nos Xbox Series e contamos um pouco da nossa experiência.

Muito mais frames por segundo para nosso Samurai

Vamos falar do primeiro ponto presente na edição otimizada: os frames por segundo (fps). Ela é bastante visível nos Series, oferecendo uma qualidade magnífica para a movimentação dos personagens em combate. Devo confessar que causa até estranheza, já que os testes da edição de 2019 foram realizados no Xbox One Padrão ligado à uma TV sem qualquer grande recurso tecnológico, a exemplo da tecnologia 4k de imagem.

Samurai Shodown para Xbox Series
image-274492
Apesar de presentes na história, vários personagens são disponibilizados exclusivamente via DLCs.

Falando nela, o game funciona no Series X de maneira majestosa com melhorias gráficas. A qualidade visual é impressionante (se utilizado junto à uma tela com o recurso 4k). Associado aos 120 fps, temos uma nova experiência de jogo digna da nova geração.

Já no Series S, estamos limitados apenas às melhorias proporcionadas pelos 120 fps padrões. É bom, mas outros jogos do Xbox One com Smart Delivery já provaram que é possível oferecer melhorias gráficas incríveis no pequeno, porém ousado, Series S. Bola fora da SNK.

No quesito tempo de loading, o game consegue carregar completamente em menos de 15 segundos tanto no Series X quanto no S. Nada mal comparado as intermináveis telas de “Loading” que foram experimentadas no jogo de 2019. 

Nada de crossplay entre gerações do Xbox

Agora o maior problema da versão otimizada de Samurai Shodown é a falta da opção de crossplay com consoles da geração anterior nas partidas online. É provável que, como os consoles Xbox One atingem o limite de 60 fps, as partidas foram inviabilizadas. O que causa um grande problema com a falta de oponentes. Precisei esperar por quase 17 minutos para achar um adversário online.

Outros games otimizados para a geração Series oferecem partidas a 60 fps para crossplay, a exemplo do competitivo Rocket League. A falta de atenção por parte da SNK para as partidas online prejudicou bastante a diversão das partidas. Nem vou cogitar uma possível opção de crossplay com outras plataformas como o PlayStation, que deveria ser uma iniciativa de todas as desenvolvedoras de fighting games.

Samurai Shodown é uma opção para os donos do Series X

Caso você tenha um console Series X e um monitor ou TV 4K, Samurai Shodown é uma excelente aquisição para sua biblioteca. Todos os recursos otimizados funcionam perfeitamente, oferecendo uma experiência impressionante de velocidade e precisão em cada golpe.

Porém, o game no Series S oferece poucas melhorias significativas para instigar o jogador a adquirir a versão otimizada. E com a limitação do crossplay entre gerações, a versão padrão do jogo com seus 60 fps é algo mais atrativo, principalmente para encontrar adversários dignos nas partidas online.

image-274493
A versão física para Series X para Xbox Series virá com o primeiro passe de temporada.

Lembrando que Samurai Shodown já está disponível digitalmente. Uma edição física  chegará às lojas do Brasil em breve, contendo o jogo em disco e um código para baixar o primeiro passe de temporada e Cham Cham, a nova personagem da terceira temporada.

*Análise realizada nos Xbox Series X e S com cópia fornecida pela SNK.

Positivo

  • 120 fps
  • Gráficos otimizados para 4K

Negativo

  • Poucas melhorias visuais no Series S
  • Falta da função crossplay entre gerações

Resumo

Samurai Shodown para Xbox Series oferece melhorias interessantes, mas nada tão grandioso. A principal falha está na falta de uma função crossplay com os consoles da geração passada.
7

Bom

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!