Análise | Simulacra 2 – Investigue um assassinato pelo celular

Análises PC Switch
8

Ótimo

Já ouviu falar do Rippleman?

Uma influencer digital morreu misteriosamente. Os médicos dizem que a causa é ataque cardíaco, mas outras particularidades no óbito chamam a atenção. Você, de posse do celular da vítima, tenta descobrir o que aconteceu em Simulacra 2.

Detetive ou repórter

De princípio, você deve escolher se é um repórter de tabloide a procura de uma história assustadora ou um detetive extremamente cético. Dependendo da sua escolha, algumas cenas mudam, como a de introdução do game.

Seja um detetive ou um repórter, você precisa trabalhar com o detetive Murilo, que lhe fornece o celular da vítima, Maya Crane. Ele inclusive conversa com você, por mensagens, aúdios e vídeos, usando o celular de Maya.

Detetive Murilo coordena a investigação de assassinato em Simulacra 2
Detetive Murilo coordena a investigação

Murilo é uma espécie de alívio cômico na trama. Muitas vezes ele te manda vídeos sem querer enquanto se olha na tela do celular. É o típico senhor em contato com a tecnologia.

A vida de uma influencer

O celular de Maya foi formatado, então você precisa usar um programa fornecido por Murilo para desenterrar algumas coisas. Logo você têm acesso as redes sociais de Maya e conhece seus colegas Mina D’Silva, Arya Park e Rex Keegan, que trabalhavam diretamente com ela.

Personagens de Simulacra 2
Maya trabalhava junto com um grupo de influencers

Você deve investigar, desde as redes sociais, chats e e-mails até fotos e vídeos no celular de Maya. Quando uma pista é encontrada, um botão para fazer varredura aparece. Conforme você avança na investigação, as pistas são usadas para desbloquear vídeos no celular. Logo você percebe que ela vinha sendo perseguida por algo ou alguém antes da sua morte.

Procurar informações no celular de Maya faz parte de Simulacra 2
Você deve investigar o assassinato cavando informações no celular de Maya

O celular da influencer é um caso a parte. Ele possui alguns glitches estranhos e a foto da tela costuma alterar sozinha…

Ferramentas de investigação em Simulacra 2

Além do sistema que descobre pistas no celular de Maya, um banco de dados da polícia também é adicionado. Porém, para realizar uma busca são necessários dados muito específicos, o que me fez usar o banco de dados somente duas vezes.

Pistas devem ser desbloqueadas no celular de Maya em Simulacra 2
Pistas vão sendo gradualmente descobertas

A investigação prossegue rapidamente e você pode finalizar o jogo sem coletar todas as pistas, mas isso não garante um final satisfatório. Simulacra 2 possui diversos finais e dependem do caminho escolhido e o número de pistas coletadas.

Atores de Simulacra 2

Simulacra 2 é um jogo com FMV (full motion video). Isso significa que em vez de personagens 3D ele usa atores reais. Normalmente quando escuto sobre influencers, me vem a mente adolescentes ou jovens adultos, o que não é o caso em Simulacra 2. Mas, mesmo com atores mais velhos, o papel de influencer é muito bem representado. O ator que interpreta Murilo também é muito dedicado e consegue divertir e convencer no papel de detetive sênior.

Glitches são frequentes no celular de Maya
O celular de Maya é um tanto sinistro…

Não são atores conhecidos e, mesmo fazendo uma busca pelos nomes, não encontrei, infelizmente. Eles poderiam fazer parte da descrição do jogo…

Conclusão

Simulacra 2 consegue entregar o mistério de um assassinato. O game não chega a ser assustador, mas é pra lá de sinistro. Demorei cerca de 4 horas para finalizar, mas como mencionei, não coletei todas as pistas. O fator replay pode ser usado para encontrar novas pistas e escolher novos caminhos.

Não joguei o primeiro Simulacra, mas isso não atrapalhou minha experiência com Simulacra 2, portanto se, como eu, você não teve contato com o primeiro jogo, não se preocupe.

Caso você tenha interesse em assistir a gameplay de Simulacra 2, acesse os vídeos do nosso Facebook nos links abaixo:

Simulacra 2: Parte 1Parte 2

Positivo

  • Uso do celular para investigação é interessante
  • Atores interpretam bem o perfil de influencer
  • História com clima sinistro bem construído
  • Legendas e interface totalmente em português

Negativo

  • Não é possível uma busca abrangente no banco de dados

Resumo

Simulacra 2 faz de você um repórter ou detetive que deve investigar o assassinato de uma influencer digital. Utilizando o celular da vítima você deve coletar pistas e descobrir se há um culpado.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.