Análise | Space Invaders Forever

Análises Gaming PS4 Switch
7

Bom

Um dos títulos mais importantes dos primórdios dos videogames retorna como Space Invaders Forever, uma coleção de três jogos que fazem suas próprias releituras sobre o shooter da TAITO. Do psicodélico e musical Space Invaders Extreme à colaboração entre dois os grandes ícones, Arkanoid vs Space Invaders, essa coleção é um ótimo passatempo para quem quer um clássico repaginado.

Space Invaders Gigamax 4 SE

Com sua mecânica básica quase idêntica ao game original, Space Invaders Gigamas 4 SE entrega uma versão colaborativa com multiplayer local, para que o jogador possa dividir sua experiência com mais três amigos.

Seu visual e jogabilidade atualizados mantém boa parte de sua essência, mas insere combinações de tiros entre naves para fortalecer seus ataques contra os invasores. As naves inimigas também receberam atualizações em suas animações e formas novas de ataque.

Space Invaders Gigamas 4 SE
image-272143
Space Invaders Gigamas 4 SE

Além de resgatar a nostalgia por seu visual pixelado, Space Invaders Gigamas 4 SE também busca trazer de volta bons momentos do multiplayer local. Infelizmente, a restrição desse recurso ao local também pode ter tirado a oportunidade de reunir amigos distantes online.

Arkanoid vs Space Invaders

Assuma o controle da nave Vaus para refletir os tiros dos invasores alienígenas em Arkanoi vs Space Invaders. Para controlar Vaus, o jogador precisa obrigatoriamente utilizar o touchpad do controle, o que pode ser cansativo depois de um tempo. Como se trata de um grande passatempo, essa restrição rema contra a imersão e o engajamento.

O design de fases desse título em especial, tendo em vista que foi desenhada originalmente para mobile, oferece estágios com níveis de dificuldade que variam bastante. Por vezes, levava poucos segundos para concluir uma fase ou era surpreendido por um próximo nível em que utilizava muitas tentativas até concluí-lo.

Uma das mecânicas que merece destaque é a possibilidade de utilizar personagens de suporte com habilidades diversas. A medida que o jogador progride, pode desbloquear personagens que oferecem maior extensão da nave, o dobro de esferas, escudo temporário e muitos outros poderes para auxiliar a nave Vaus.

Space Invaders Extreme

Entre os três títulos disponíveis na coleção, Space Invaders Extreme pode ser considerado o mais adequado para o console. Uma atualização rica em trilha e efeitos sonoros que reagem aos tiros da nave e dos invasores para criar uma música contínua e hipnotizante.

Space Invaders Forever (Extreme)
image-272144
Space Invaders Extreme

O uso de power up’s para alterar os projéteis de sua nave de acordo com as cores dos inimigos foi uma maneira adequada de aperfeiçoar a jogabilidade, tornando-a interessante por mais tempo.

O visual psicodélico e abundante em cores e animações consegue ser bem imersivo, por isso Space Invaders Extreme traz a melhor abordagem para sessões individuais e de longa duração.

Conclusão

Com todos os pontos fortes e fracos dos três títulos, Space Invaders Forever foi uma ótima ideia como coleção. Cada um deles atende a necessidades e níveis de entretenimento diferentes. Space Invaders Gigamas 4 SE abraça os fãs do multiplayer local e clássicos dos videogames, Arkanoi vs Space Invaders pode ser uma ótima pedida para entretenimento casual e Space Invaders Extreme consegue ser a coluna vertebral que sustenta a parte mais hardcore do conjunto.

Os produtores da coleção foram bem transparentes ao ressaltar as origens de cada jogo na tela de seleção, o que explica suas escolhas de design. Entretanto, caso uma continuação da série esteja nos planos da TAITO, talvez seja interessante pensar que a liberdade de escolha de como jogar – online ou local, toutchpad ou alavanca – seja muito apreciada como forma de engajamento.

Positivo

  • Opções para atender a necessidades e níveis de entretenimento diferentes
  • Trilhas e efeitos sonoros bem desenhados
  • Animações beneficiam a imersão
  • Inovações preservam a essência do jogo

Negativo

  • Sem opção de multiplayer online
  • Sem opção além de toutchpad em Arkanoi vs Space Invaders
  • Algumas mecânicas dos jogos originais não funcionam bem para os consoles

Resumo

Do casual ao hardcore, a coleção Space Invaders Forever abraça seu público em três abordagens originais. Trilhas e efeitos sonoros bem desenhados, ótimas animações e inovações que preservam sua essência conseguem entregar um bom produto. Infelizmente não há multiplayer online, opções de controle e algumas mecânicas dos jogos originais não se beneficiam dos consoles.
7

Bom

Aparentemente fragmentado, geralmente atarefado mas certamente engajado, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta "arte" influencia os indivíduos.