Análise | Star Renegades – Um roguelike em turnos

Análises PC PS4 Switch Xbox One
8

Ótimo

Com certeza a primeira coisa que chama a atenção em Star Renagades é o seu visual. O game possui uma arte bem feita trazendo personagens com ótimos visuais assim como cenários.

O jogo se inicia com uma abertura em estilo anime que mostra a história de Wynn Syphex, a personagem principal que luta contra o Império por uma causa pessoal.

Abertura de Star Renegades

Wynn se junta a professora Zurek, cuja sua criação, o robô J5T-1N foi enviado ao passado e conseguiu prever a invasão do Império. Com isso, é possível antecipar os passos do inimigo. Ao pousar no planeta que será invadido, o jogador tem três dias para se preparar e enfrentar o chefão.

RPG em turnos e roguelike

Star Renegades faz a junção de dois ótimos gêneros, o RPG em turnos, onde o uso do J5T-1N permite ao jogador prever os ataques dos inimigos e se preparar melhor para o que irá fazer em seguida. A parte do roguelike são quando as coisas não saem como planejado.

Como já mencionei, o jogador sempre chega ao planeta três dias antes da invasão. Possui então esse tempo para coletar baús, equipamentos, derrotar inimigos e subir de nível, com o objetivo de vencer a máquina enviada pelo Império, ou comumente chamado de chefão. Não é possível, porém, explorar todo o mapa antes da invasão. O jogador deve selecionar o caminho com cautela, fazendo a escolha de evitar ou não inimigos, coletar recursos e equipamentos.

Cada planeta possui o chefe final em Star Renegades
Cada planeta possui o chefe final (Fonte/Créditos: Massive Damage)

Entre os dias, os personagens se reúnem em um acampamento. Nesse momento, o jogador pode escolher cartas para beneficiar membros específicos do seu time, ou todos eles, dependendo da carta escolhida. Cada membro possui cartas específicas para usar que fornecem vantagens únicas. Ao escolher um personagem a ser beneficiado por outro, o vínculo entre eles é aumentado. Dependendo do vínculo entre eles, os mesmos podem usar combos e ataques especiais.

Caso você não consiga vencer o chefe, o planeta é perdido e o jogador é enviado a uma outra dimensão com a chance de tentar novamente. Star Renegades é um jogo bastante desafiador e pode ser um pouco frustrante exatamente pelo fator roguelike. Isso porque ao falhar, o inimigo fica mais forte e você retorna a cidade no primeiro nível e sem equipamentos. Como em todo roguelike, os recursos não se perdem completamente, sendo possível recrutar novos aliados, por exemplo, a fim de mudar a sua estratégia.

Em Star Renegades, caso o jogador seja derrotado, os inimigos evoluem e se tornam mais desafiadores
Caso seja derrotado, os inimigos evoluem e tornam-se mais desafiadores (Fonte/Créditos: Massive Damage)

Outro ponto a ser observado é a barra de turno, onde o jogador pode observar qual aliado ou inimigo atacará em seguida. Algumas habilidades podem, inclusive, quebrar o adversário, o que resulta com que ele saia da barra de turno e só possa atacar novamente na próxima oportunidade.

Assim, o jogador prossegue de planeta em planeta, sendo quatro no total, enfrentando inimigos cada vez mais desafiadores que requerem uma estratégia cautelosa. Caso seja derrotado, tudo se reinicia, desde o primeiro planeta.

É possível criar diferentes estratégias e mudar o estilo de combate ao alterar os rebeldes no seu time. Cada um deles possui habilidades únicas que vão desde de defesa, ataque e suporte.

Conclusão

Star Renegades é um RPG de turnos que requer estratégia e cuidado para vencer e o fator roguelike faz com que cada decisão seja devidamente pensada. Por esse fator, o game pode ser deveras frustrante e requer paciência para tentar novamente.

O game está disponível no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam. O português brasileiro é uma das línguas disponíveis para as legendas.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Gráficos bem feitos, com cenários e personagens com visuais marcantes
  • Sistema do combate em turnos interessante, com recursos que trazem novidades ao modo clássico
  • Acampamento soma na jogabilidade

Negativo

  • Junção dos gêneros roguelike e RPG de turnos torna o game muito desafiador, ao ponto de ser frustrante

Resumo

Star Renegades faz a junção de RPG em turnos com roguelike, trazendo um sistema complexo, desafiador e algumas vezes, frustrante.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.