Análise | Star Wars Jedi: Fallen Order

Análises PC PS4 Xbox One
9

Incrível

Há muito se ansiava por um jogo Star Wars singleplayer. Tivemos exemplos de jogos da saga Star Wars, mas um jogo focado na história, com uma campanha agradável, era algo que os fãs aguardavam ansiosos.

Star Wars Jedi: Fallen Order chegou para suprir essa necessidade. Será que ele conseguiu?

A Saga Jedi

A história começa alguns anos depois do expurgo, quando os Jedi foram traídos, caçados e mortos. A Ordem chegou ao fim e todos pensam que os Jedi estão extintos. Mas na realidade, eles vivem escondidos. É o caso de Cal Kestis, Jedi que vive em Bracca realizando desmanches na Guilda dos Sucateiros.

Tudo muda quando seu parceiro e amigo de trabalho sofre um acidente e para evitar que ele morra, Cal usa a Força, fazendo com que o Império o encontre e o persiga.

Star Wars Jedi: Fallen Order Cal e Cere

Ele é salvo por Cere, uma ex-Jedi e o capitão da Mantis, Greez. Eles viajam para Bogano, com o objetivo de reaver um Holocron, uma espécie de arquivo contendo nomes de crianças sensitivas à Força. A jornada de Cal também inclui reaver sua conexão com a Força e terminar seu treinamento Jedi.

Jedi Die Twice

Não demora muito para percebermos que Star Wars Jedi: Fallen Order foi muito inspirado em Sekiro: Shadows Die Twice. Isso por causa do sistema de combate, que consiste em quebrar a postura do inimigo para então causar dano e outras particularidades, também presentes na série Dark Souls, como recuperar itens de cura em um ponto de save, onde ao fazê-lo todos os inimigos retornam aos seus postos.

Star Wars Jedi: Fallen Order bloqueio

O toque da Respawn também não poderia faltar e podemos vê-lo principalmente com a habilidade de Cal correr pelas paredes, ponto pela qual a desenvolvedora ficou conhecida em Titanfall.

O combate, porém, não poderia ser somente uma luta com sabres de luz. Se tratando de um Jedi, Cal deve fazer bom uso da Força, que conforme o avanço na história, vai recebendo mais modos de usá-la e tornando-se cada vez mais divertida.

BD-1

O que seria de Star Wars Jedi: Fallen Order sem o BD-1? Posso dizer que seria menos. Menos divertido e menos carismático. O droide é essencial na história e essencial para o jogador. É com ele que você acessa o mapa, abre portas e caixas. Ele também cura Cal fornecendo o que chamam de “estimulantes”. Não é exagero dizer que BD-1 é o personagem mais carismático do game.

Star Wars Jedi: Fallen Order BD-1

Porém, isso não significa que Cal ou Cere sejam antipáticos. A história de cada um deles, principalmente, é contada em camadas conforme o avanço na campanha. Algumas surpresas – ou talvez não, no meu caso não foi – aguardam o jogador.

Exploração

Além de seguir a história da campanha, você pode explorar os planetas disponíveis em busca de recursos. A maioria deles consiste em itens para customização do sabre de luz, roupa do Cal e pintura da Mantis e BD-1.

A exploração também pode render novos espaços para mais estimulantes no BD-1 e Ecos da Força onde você descobre informações sobre o local e alguns deles fornecem melhorias na vida e Força de Cal.

Star Wars Jedi: Fallen Order planetas

Dependendo do planeta, o mapa pode acabar se tornando enorme conforme você desbloqueia novas habilidades para Cal. Como não existe viagem rápida entre os pontos de save, a exploração pode acabar se tornando trabalhosa em alguns locais, o que me desanimou em sair a procura de novos itens.

Cânone

Os acontecimentos em Star Wars Jedi: Fallen Order fazem parte do universo cânone de Star Wars e vemos alguns personagens famosos e conhecidos ao longo da história.

Não há um grande gancho para uma continuação no final do game, mas espero que ela aconteça de alguma forma. Como uma grande fã de jogos singleplayer e uma apreciadora do mundo de Star Wars, Star Wars Jedi: Fallen Order me conquistou e superou minhas expectativas.

Positivo

  • Sistema de combate complexo, de uma forma positiva
  • História envolvente, bem ao estilo Star Wars
  • BD-1 é um ponto positivo por si só

Negativo

  • Explorar não é muito convidativo

Resumo

Star Wars Jedi: Fallen Order consegue entregar uma história interessante e se consolida como um excelente jogo singleplayer no mundo de Star Wars.
9

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.