fbpx

Análise | Tails of Iron e o combate brutal entre sapos e ratos

Análises PC PS4 PS5 Switch Xbox One Xbox Series
9.5

Incrível

O reino dos ratos está em paz depois de um jovem rei conseguir expulsar o clã dos sapos de volta para o pântano. Anos se passaram, o reino prosperou, mas o jovem e guerreiro rei ficou velho e lento. O clã dos sapos atacou novamente e resta a Redgi, o filho mais novo do rei, assumir o trono e, como seu pai, expulsar o clã dos sapos. O jogador, no papel de Redgi, deve percorrer o reino destruído ajudando seus súditos e derrotando os sapos no seu caminho em Tails of Iron.

O combate e equipamentos em Tails of Iron

O combate tende a ser desafiador em Tails of Iron, principalmente contra os chefes. Você deve atacar com cautela e esperar o momento propício para desferir o golpe. Os inimigos possuem alguns ataques que podem ser reconhecidos por símbolos que exibem antes de atacar. Um ataque amarelo significa que você pode defender e contra-atacar. Ataque vermelho? É melhor usar esquiva. Ler os seus inimigos é essencial para a vitória. 

Existem diversos tipos de equipamentos: armaduras, escudos e capacetes que são divididos entre leves, médios e pesados. Nas armas temos de uma mão, duas e de longa distância. Explorando o mapa e derrotando inimigos você encontra melhores equipamentos que pode escolher equipar imediatamente ou mandar para o baú, encontrado em pontos específicos, permitindo que você verifique seus equipamentos com mais calma.

Você tem a sua disposição uma gama de equipamentos para equipar o seu ratinho em Tails of Iron
image-278546
Você tem a sua disposição uma gama de equipamentos para equipar o seu ratinho

Existe uma grande variedade, então prepare-se para examinar tudo com cuidado e fazer de Redgi um rato bem equipado. Um ponto interessante é que os equipamentos alteram o visual de Redgi. Vai optar pela beleza ou pela defesa?

Porém, cuidado com o peso! Equipamentos pesados podem ser mais poderosos, mas se Redgi atingir um certo limite de peso, o ataque e esquiva tornam-se lentos.

Os irmãos de Redgi

Redgi têm dois irmãos que ajudam na sua jornada contra os sapos. BamBam, o ferreiro, pode fazer novos equipamentos, se você tiver o esquema para construí-los. Já RemRem, o cozinheiro, faz deliciosas refeições que aumentam sua vida máxima, se você tiver os ingredientes certos. 

Alguns esquemas de armas e armaduras podem ser encontrados em lojas nos locais que Redgi visita e outros são obtidos por monstros. Não dá para saber qual equipamento BamBam irá fazer com os esquemas, então você tem que ter sorte para obter uma arma ou armadura melhor do que está utilizando no momento.

A navegação e missões em Tails of Iron

Tails of Iron tem um mapa com um ótimo sistema de navegação. É fácil saber onde você deve ir em seguida, pois o mapa mostra os ícones com clareza. Ao longo da jornada de Redgi o ratinho irá viajar para outras vilas e locais, que você pode visitar posteriormente por meio da viagem rápida.

O mapa de Tails of Iron é bem fácil de ser compreendido
image-278547
O mapa é bem fácil de ser compreendido

Pelo mapa você encontrará baús de equipamentos, dos quais citei acima, pontos de save que são bancos onde Redgi pode descansar alguns segundos e ainda salvar o seu progresso, e um barril cheio de suco de inseto (nham nham) que enche o cantil de Redgi e é utilizado para curar as suas feridas. O mesmo também pode ser obtido diretamente dos insetos derrotados.

Os sapos não são as únicas criaturas que apresentam perigo para os ratos. Existem besouros e mosquitos que também são uma ameaça. As missões secundárias que podem ser obtidas em quadros de avisos nas vilas e cidades são uma ótima oportunidade para obter dinheiro e novos equipamentos. 

Missões secundárias são uma boa oportunidade para receber recompensas
image-278548
Missões secundárias são uma boa oportunidade para receber recompensas

A narração e conversa

O game é narrado por uma voz conhecida por muitos jogadores. Doug Cockle é responsável pela voz de Geralt de Rivia na franquia The Witcher e nos conta a história brutal do embate entre o reino dos ratos e o clã dos sapos. E o faz muito bem, nos inserindo com leveza nessa história violenta.

Outro ponto que gostei e me divertiu em Tails of Iron foi a conversa entre os ratos. Eles não falam a nossa língua e conversam com sons característicos, normalmente de flautas, onde um rato mais velho tem um som mais grosso e cansado e ratos menores e mais novos possuem uma voz mais fina. Você pode entendê-los com as imagens que são exibidas durante a conversa.

A conversa entre os ratinhos de Tails of Iron é bem divertida e bonitinha
image-278549
A conversa entre os ratinhos é bem divertida e bonitinha

Uma coisa boa é que, tanto a narração quanto a interface do jogo, estão disponíveis em Português-BR, não excluindo quem não entende muito da língua inglesa.

Conclusão

Tails of Iron é um game divertido e viciante que nos faz amar os ratos e sentir raiva dos sapos. Finalizei o jogo com um pouco mais de onze horas muito bem aproveitadas. Recomendado para quem gosta de um sistema de RPG, combate desafiador, uma história bem contada e, claro, ratinhos <3

O jogo está disponível para Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC, via Steam. Essa análise foi feita com cópia do PC gentilmente fornecida pela United Label.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Combate desafiador, mas não chega a ser frustrante
  • Elemento de RPG bem aproveitado
  • Mapa claro e fácil de ser lido
  • Narração é bem feita e imersiva
  • A forma de comunicação entre os ratos é bem bonitinha e mesmo não utilizando palavras, somente imagens e símbolos, dá para entender muito bem.
  • Legendas e interface em PT-BR

Negativo

  • A forja de BamBam poderia ser melhor aproveitada

Resumo

Tails of Iron é um game divertido e viciante que faz bom aproveitamento do sistema de RPG trazendo a narração com a voz imersiva de Doug Cockle, responsável pela voz de Geralt de Rivia na franquia The Witcher.
9.5

Incrível

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.