Desde o início do seu planejamento, Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction foi elaborado para ser um título canônico da série. Elaborado com base no modo Outbreak de Rainbow Six Siege, o jogo se distancia dos combates 6 vs 6 de Siege para embarcar em uma aventura cooperativa baseada em tempo.
História
Extraction nos mostra uma realidade onde o mundo, os Estados Unidos, sofre pelo surgimento do parasita Chimera, que estão brotando do chão e consumindo tudo pela frente e deixando um rastro de gosma preta pelo mundo.
Para conter essa ameaça, entra em cena a REACT – Equipe Rainbow de Análise e Contenção Exógena (ou Rainbow Exogenous Analysis & Containment Team). Criada para conter a ameaça original do episódio Outbreak, no Novo México, a REACT busca entender mais como funciona esse parasita por meio de incursões aos pontos de infecções.

Durante as incursões, a equipe precisa coletar informações, amostras dos parasitas e capturar até alguns Archæans vivos. Bem como fechar alguns portais, resgatar membros REACT presos ou mantidos como reféns.
Agentes
Os Agentes são a cereja do bolo em Rainbow Six Extraction, todos agentes são conhecidos de quem joga Rainbow Six Siege o que traz uma grande familiaridade com o gameplay. Diferente de Siege, aqui temos apenas 18 operadores que são desbloqueados gradativamente a medida que o jogador progride no nível global.

A aposta em trazer os personagens já conhecidos foi muito boa, pois estratégia e familiaridade com as habilidades são essenciais para a execução das missões. Além dos agentes, as tecnologias da REACT vem do seu jogo predecessor. Drones com câmera, bombas e barricadas são itens que acompanham as partidas competitivas de Siege.
Incursões
As incursões são divididas em 4 regiões: Nova Iorque, São Francisco, Alasca e Thuth or Consequences. E cada uma contem três mapas. Os mapas por sua vez são divididos em outras três áreas de contenções.
Nova Iorque | São Francisco | Alasca | Thuth or Consequences |
---|---|---|---|
Ilha da Liberdade | Tenderloin | Eurydice Valley | Dam |
Estação de Polícia | Enterprise Space Foundation | Nome | Downtown |
Monolith Gardens | Apollo Casino & Resort | Orpheus Research Center | Sierra Conty Hospital |

Cada uma dessas regiões contem vários objetivos de pesquisa para serem realizadas, os “Estudos”. É nessa parte que o jogador irá focar maior parte do seu tempo, pois a experiência concedida pelos Estudos é diferenciada. Além do boost de XP, os estudos contém informações relevantes sobre o mundo de Rainbow Six Extraction.
Além de pequenas informações relacionadas aos objetivos, os Estudos concedem páginas no Códice. O códice contém todo tipo de informações sobre a mitologia do game, desde a biografia dos agentes, como dos Archæans.

A mecânica das Incursões são bem simples, os jogadores devem escolher primeiramente a dificuldade da incursão, onde as dificuldades concederão mais experiência, mas também traz novas variações de Archæans. Após a seleção de dificuldade, vem a escolha de Agentes, cada agente tem uma habilidade, vantagens e progressão individual. É aconselhável escolher os agentes e equipamentos baseados nos objetivos que foram escolhidos aleatoriamente na seleção do mapa.
Quando a incursão se inicia, os agentes deverão cumprir o objetivo da área de contenção num período fixo de tempo, caso falhem no objetivo, é possível continuar a incursão normalmente. Caso o tempo se esgote, a área de contenção é invadida por uma quantidade imensa de inimigos, causando a morte certa dos agentes.

Caso isso ocorra, ou o agente seja abatido, ele será considerado Desaparecido Em Ação (DEA) e precisará ser resgatado em missões de Resgate ao DEA. Finalizando a missão com sucesso, o operador estará disponível para seleção novamente, mas em caso de falha o contador de resgate reduz e caso zere uma quantidade de experiência adquirida do operador é subtraída, afetando o seu nível de progresso global.
Pós-jogo
Como todo jogo multiplayer, o fator replay é de extrema importância. Além da possibilidade de completar os Estudos em 100%, Extraction aposta no Protocolo Maelstrom um modo semanal que pretende prender o interesse dos jogadores mesmo após o fim da “campanha principal”.
Não necessariamente no endgame, temos os Proteans que são versões de parasitas que mimetizam os agentes da REACT, copiando suas habilidades e equipamentos. Eles podem ser enfrentados nas últimas zonas das incursões após entrarem em contato com a Singularidade.
Conclusão
Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction traz uma jogabilidade bem difícil para o mundo dos jogos cooperativos. Inicialmente o jogo pode ter um tom mais assustador, mas a adrenalina dos combates sobrepõe o receio forçando os jogadores a serem mais cooperativos. Cada passo dentro da incursão deve ser bem coordenado para o sucesso geral da missão e qualquer deslize é quase fatal. Um ataque corpo a corpo ou uma explosão de inimigos podem ser fatais, comprometendo todo o andamento da incursão. O jogo também valoriza a jogabilidade furtiva, premiando os jogadores com mais experiência a cada abate.
Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction está disponível para PlayStation 4 | 5, XBox One | Series, PC e Stadia com multiprogressão e multiplataforma entre as plataformas.
* Análise feita com uma cópia para PlayStation 5 gentilmente cedida pela Ubisoft.