fbpx

Análise | World War Z: Aftermath

Análises PC PS4 Xbox One
8

Ótimo

Quando ouço World War Z logo me vem à mente o filme de 2013 com Brad Pitt que traz hordas de zumbis que se unem em montes para subir muros e prédios. O jogo de World War Z também traz essa característica, entre outras. Se você gostava de jogar Left 4 Dead com seus amigos, World War Z é uma ótima opção. O game base possui quatro capítulos e a expansão chamada de World War Z: Aftermath acrescenta mais três à seleção. Cada capítulo traz cenários e personagens diferentes. Os objetivos e destinos são variados, mas todos eles envolvem, claro, matar hordas gigantes de zumbis. 

Uma epidemia mundial

Em uma realidade onde os zumbis tomaram a face da Terra, os jogadores têm a oportunidade de conhecer várias partes do mundo tomadas pelas hordas. Desde Nova Iorque, passando por Moscou, Roma e diversos outros locais.

Por isso mesmo, cada capítulo tem personagens diferentes, que você e mais três amigos podem escolher. Não é só a aparência e nome dos personagens, porém, que trazem mudanças para o jogo e gameplay.

World War Z possui oito classes: Atirador, Infernal, Retalhador, Médico, Reparador, Exterminador, Mestre dos Drones e Vanguarda. Cada uma delas traz vantagens para o próprio jogador e algumas passivas ajudam toda a equipe. Ao finalizar os episódios em cada um dos capítulos, o jogador recebe uma espécie de moeda que pode ser utilizada para comprar novas habilidades e melhorias para as armas.

Classes em World War Z: Aftermath
image-279400

Joguei como Atirador e uma das vantagens da classe é marcar zumbis especiais que estão próximos dos membros do time. A classe de médico possui uma vantagem que dá uma chance de ao usar um kit médico você curar e poupar o kit, por exemplo. Como já dito, são vantagens que trazem benefícios para além do próprio jogador.

Trabalho em equipe é muito importante

Cuidar da própria equipe é muito importante, mesmo jogando sozinho, com o restante do time sendo controlado por IA. Avançar sozinho pode ser perigoso por causa dos zumbis especiais, como o Creeper, que se esconde em cantos escuros e estratégicos e ataca de forma rápida e sorrateira. O Touro, um zumbi enorme que corre em direção ao jogador e o prende ao chão, também pode ser um problema. 

O trabalho em equipe também é essencial para enfrentar as hordas. Como mencionei no início, um dos pontos característicos do filme de 2013 são as hordas que se amontoam subindo muros e prédios. Essas hordas são presentes e até assustadoras em World War Z: Aftermath. Se posicionar correta e estrategicamente, colocar armadilhas e usar armas especiais facilitam que você, se possível junto com seus amigos, enfrente essas monstruosas hordas. Os zumbis são alertados pelo som, então usar armas com silenciadores é recomendado de início. Jogando com IA, ao usar a munição silenciosa, eles também a utilizam. Atirar sem cuidado pode ser fatal para você e sua equipe.

Hordas em World War Z: Aftermath
image-279401

Automaticamente o game te coloca para jogar os episódios na dificuldade fácil e você pode pensar em alterar, pelo menos para a dificuldade normal. Mas eu alerto que em World War Z: Aftermath o Fácil é o Normal e o Normal é o Difícil, então se prepare e pense duas vezes antes de alterar esse padrão.

Conclusão

World War Z não é propriamente uma adaptação do filme de 2013, mas consegue trazer o pavor ao ver uma horda de zumbis escaladores vindo em sua direção. A expansão Aftermath traz novos episódios e consequentemente outras localizações do mundo para enfrentar as criaturas.

Se você gostava, ou ainda gosta, de jogar Left 4 Dead com seus amigos, World War Z é uma ótima opção atual e, apesar de poder ser jogado sozinho com a ajuda de IA ou mesmo online com desconhecidos, com certeza com amigos o game se torna muito mais divertido.

World War Z: Aftermath está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Essa análise foi feita com chave gentilmente concedida para Xbox One.

Positivo

  • Ótimo sucessor para Left 4 Dead
  • Classes trazem diferenças essenciais para a gameplay
  • Hordas e zumbis especiais fazem o trabalho em equipe essencial

Negativo

  • Dificuldade do game é um pouco confusa

Resumo

Se você gostava, ou ainda gosta, de jogar Left 4 Dead com seus amigos, World War Z é uma ótima opção atual.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.