Uma mancha no e-Sports

Esports Notícias

Infelizmente, a prática de arrumar resultados de partidas começa a aparecer também no mundo dos esportes eletrônicos. Boatos e acusações tornam-se cada vez mais frequentes e vários casos já foram dados como certos. O mais recente deles, desta vez, envolve oito jogadores das equipes MSI-Evolution Gaming Team e Mineski, ambas das Filipinas.

Mineski

Mineski

A notícia veio em um post no reddit Dota2LoungeBets, em que um vídeo e várias screenshots de uma negociação para arranjar as partidas foram divulgadas, e foi rapidamente difundida. Alarmados, os dois times ficaram incrédulos – “estamos no século 21 e edição de imagens pode ser feita por quase todo mundo”, segundo a MSI -, mas abriram uma investigação e suspenderam vários de seus jogadores, suspeitos do crime. Os jogos que tiveram seus resultados afetados pelo esquema foram Mineski x Immunity, Mineski x MSI e MSI x Awake, e existe o rumor de que outros podem ter feito parte disso.

MSI-EvoGT

MSI-Evolution Gaming Team

Ontem, enfim, as investigações obtiveram suceso, com a confissão dos suspensos de que realmente fizeram o alegado. Dessa forma, Mark Anthony ‘Jacko‘ Soriano, Joven ‘jvn‘ Pancho e Richard ‘Paseo‘ Minowa, da Mineski, e Jo ‘Jotan‘ Tan, Carlo ‘Chin‘ Rivera, Mark ‘Byb‘ Gavin, Denver ‘yNd‘ Miranda e Patrick ‘JyC‘ Pascua, da MSI, revelaram seu envolvimento com Michael Vincent Vallejos, fundador do site de apostas MyDota2Community e que já foi acusado de arrumar resultados de outros jogos, e foram banidos de seus times, a única punição para todos os envolvidos até o momento.

As partidas influenciadas faziam parte de mais uma rodada do StarLadder SEA Season X, a etapa do sudeste asiático de um dos torneios de maior prestígio de DotA 2. Eles não teriam impacto no resultado do torneio e, por isso mesmo, foram os escolhidos, pois poderiam passar despercebidos mais facilmente.

Não sabemos ainda o que será feito com os acusados, além do banimentos dos jogadores. Aguardamos punições exemplares para que essa prática não volte a ocorrer.

Um simples desenvolvedor com textura realista que quer desligar a PhysX e sonha a 120 frames por segundo. Pena que a memória é baixa.